Ponto e Vírgula 03/03/2023

Ponto e Vírgula 03/03/2023

Sobe - Patriota por expulsar vereador gaúcho Sandro Fantinel após preconceito contra baianos.

Desce - Senadores por se autoconcederem semanas reduzidas de trabalho e instituírem "mês com apenas três semanas".

Alinhamento

A Mesa Diretora da Câmara de Feira de Santana estará reunida na próxima segunda (6), para tratar de assuntos relacionados com a gestão da Casa. O encontro foi anunciado na sessão de quinta, pela presidente Eremita Mota (PSDB). "Nosso objetivo é realizar uma administração fundamentada nos princípios democráticos, ouvindo os nossos pares acerca dos temas que devem ser compartilhados", diz a dirigente. Estas reuniões de trabalho, segundo ela, vão ser realizadas periodicamente, "para que todos os nossos companheiros possam expor seu ponto de vista e fazer sugestões, que serão sempre muito bem recepcionadas".

Providências cabíveis

A forma como baianos foram tratados em vinícolas do Rio Grande do Sul, trabalhando em situação análoga à escravidão, causa indignação ao vereador Professor Ivamberg (PT). Em pronunciamento na Câmara, ele disse ontem (2), bque a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia tomou todas as providências cabíveis, no sentido de acolher esses trabalhadores para que eles fossem dignamente tratados. O próximo passo é acelerar a investigação para que os culpados sejam devidamente punidos. Esse acolhimento, segundo ele, incluiu atendimento médico e psicológico.

MDB X MDB da resistência

O presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima disse que os prefeitos de Feira de Santana, Colbert Martins, de Itapetinga, Rodrigo Hagge, e de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho, devem buscar o TSE para saber quando terão espaço no horário destinado ao 'MDB da Resistência'. A ironia de Lúcio foi referente a uma matéria que mostrava a ausência dos gestores de propaganda partidária do MDB. "Eles anunciaram que existia o MDB da Resistência. Eles têm que se comunicar com o TSE e saber quando será o horário do MDB da Resistência. Esse horário é de quem apoia Jerônimo, de quem tem alinhamento com este governo. Eles podem pedir espaço no programa da União Brasil para dar uma palavrinha", disse.

União progressista

O União Brasil e o Progressista chegaram a um acordo para se tornarem uma federação, a União Progressista. O presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), está responsável por finalizar o estatuto do colegiado. O anúncio oficial está previsto para a próxima semana e a primeira presidência deverá ser da União Brasil. Com a formalização, a União Progressista desbancará o PL, de Jair Bolsonaro, e se tornará a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 113 parlamentares.

Está voltando

O ex-presidente Jair Bolsonaro deve retornar ao Brasil em abril, informou o presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto. Conforme relatou o cacique do PL, Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro irão iniciar caravanas separadas pelos municípios para ajudar a sigla a captar novos candidatos e aumentar o número de prefeitos e vereadores eleitos pelo partido nas próximas eleições de 2024.

Crescimento

O presidente Lula afirmou que o Brasil não cresceu em 2022. As declarações foram dadas durante a solenidade de relançamento do programa Bolsa Família e também nas redes sociais. "Quando a economia começou a crescer, geramos 22 milhões de empregos", escreveu, em postagem no Twitter. Mais cedo, o IBGE divulgou que a economia brasileira cresceu 2,9% no ano passado, com desaceleração de 0,2% no quarto trimestre. "Hoje foram publicados os dados do último trimestre do ano passado. A economia não cresceu nada", acrescentou Lula, na postagem.

ABIN e GSI

O governo Lula (PT) decidiu tirar a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) da responsabilidade de militares e transferir para a Casa Civil, atualmente comandada por Rui Costa (PT). Com a movimentação, a agência deixa de integrar a estrutura do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A Abin é responsável pelas atividades de inteligência e espionagem. Durante o período de transição, integrantes da equipe de Lula manifestaram incômodo com a composição "ideologizada" que a pasta passou a ter, sob gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Crédito da mulher

O Projeto de Lei 1883/21, que cria o Programa Crédito da Mulher, foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue agora para a apreciação do Senado. O texto implanta o programa no âmbito das instituições financeiras federais e fixa percentuais de concessão de crédito em programas já existentes, como o Pronampe. Até o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, o parlamento pretende apreciar outras matérias relacionadas à mulher. De autoria da ex-deputada e atual governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, o PL foi aprovado incorporando em grande parte a redação do substitutivo da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC). 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/