Ponto e Vírgula 03/05/2023

Ponto e Vírgula 03/05/2023

Sobe - Thiago Aquino por ser o cantor baiano mais ouvido do Estado no YouTube.

Desce - Posto de combustível interditado pela ANP em Feira de Santana por armazenar e disponibilizar diesel fora das especificações.

Poços artesianos

O deputado estadual Binho Galinha (Patriota) encaminhou ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), pedido para que sejam instalados poços artesianos, na zona rural de Riachão do Jacuípe, nas localidades de Campinas, Caiçara, Ponto Novo, Boa Fé, Cutilata, Pedrinhas, Chapadinha, Malhador, Beira Rio, Pau Branco, Açude e Terra Branca. Com uma boa parte da população na zona rural, Riachão do Jacuípe vive a falta de água potável no campo. "São centenas de agricultores, produtores rurais que infelizmente não dispõem de água até para o consumo humano, além de suas atividades agrícolas", argumenta Binho Galinha.

Maturidade

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, na terça-feira (2), que espera "maturidade" do Congresso para a condução da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos atos de 8 de janeiro. "Espero que a gente possa encontrar naquela casa do Congresso um amadurecimento suficiente para que a saída seja a construção de um país democrático. Não posso ficar, em minha condição de governador, buscando interferir no Poder Legislativo. Não cabe para meu estado e nem tão pouco para o Congresso Federal", disse Jerônimo Rodrigues.

Anestesias

Presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, o deputado Alex da Piatã (PSD), que integra a base aliada ao Executivo estadual, cobrou uma solução do governo para a falta de anestesistas nos hospitais públicos. A carência desse tipo de profissional tem prejudicado o atendimento à população em unidades como o Hospital Roberto Santos, em Salvador, só para citar um exemplo. "Trata-se de uma situação muito grave e precisamos de uma resposta imediata da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Muitas pessoas estão fazendo contato conosco para se queixar", declarou o parlamentar.

Indenização

O Superior Tribunal de Justiça (STF) determinou que o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) receba uma indenização por danos morais de R$ 28,5 mil de um cidadão que promoveu ofensas pessoais ao emedebista durante um voo. O episódio aconteceu em agosto de 2016. Na ocasião, Edmilson Dias Ferreira agrediu Geddel com xingamentos dentro do avião. A sentença em primeira instância foi publicada em março de 2017. Agora, saiu a decisão final no STJ, após o réu perder todos os recursos.

Brumado

Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), prefeito de Brumado, no Sudoeste Baiano, foi acusado de atropelar um segurança, na segunda-feira (1º), durante uma tentativa de invasão em um terreno de propriedade da Fundação de Assistência e Desenvolvimento Social de Brumado (Fadesb). Em nota enviada ao BNews, a gestão municipal negou o fato. "Ao contrário do que está sendo veiculado, nada houve a título de agressão ou lesão corporal por parte do prefeito de Brumado", diz trecho do esclarecimento (leia a íntegra no fim da publicação).

Preocupação

Os Estados Unidos estão preocupados com a relação do governo do Brasil com China e Rússia, segundo reportagem do jornal americano The Washington Post. Documentos confidenciais da inteligência americana vazados por um ex-guarda aéreo do país em abril revelaram que o governo de Joe Biden está acompanhando de perto as recentes movimentações de Lula na política internacional, como as declarações sobre a guerra da Ucrânia e a sugestão da criação de um clube da paz para mediar o conflito no leste europeu. A ideia teria o apoio do presidente russo, Vladimir Putin, já que os russos consideram que a proposta de Lula pode neutralizar a narrativa de quem é o agressor e quem é a vítima. Também estão em análise as tentativas do governo brasileiro de interferir em questões de interesse bilateral entre os Estados Unidos e a China.

Regulamentação

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) instituiu um grupo de trabalho para discutir a regulamentação das atividades por aplicativos de entrega e transporte, como iFood, Uber, 99 e outros. O decreto foi publicado em edição extra do DOU (Diário Oficial da União). De acordo com o texto, compete ao grupo formular propostas para "regulamentar as atividades de prestação de serviços, transporte de bens, transporte de pessoas e outras atividades executadas por intermédio de plataformas tecnológicas", além de atos normativos necessários à implementação dessas atividades.

Vice

A rodada internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nos quatro meses de governo, deu um título a Geraldo Alckmin: o de vice que assumiu mais tempo a Presidência da República desde Fernando Henrique Cardoso, na comparação do período em primeiros mandatos. Segundo a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, Alckmin ficou 18 dias no comando desde 1º de janeiro, ante 12 de Hamilton Mourão, 12 de Michel Temer, oito de José de Alencar e 11 de Itamar Franco. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/