Ponto e Vírgula 03/06/2023

Ponto e Vírgula 03/06/2023

Sobe - A estudante indígena do Curso de Direito da UEFS, Açucena Marinheiro da Silva, que foi selecionada para participar de três Conferências promovidas pela ONU.

Desce - Pessoas apontadas pela CGU que receberam de forma irregular benefícios referentes a taxistas e caminhoneiros liberados pelo ex-governo Bolsonaro.

Recados

Presidente da Câmara Municipal, a vereadora Eremita Mota (PSDB), em entrevista ao programa Diário da Feira, apresentado pelo radialista Juarez Fernandes, deu recados diretos. "O que falta é o político que já foi prefeito várias vezes, deixe a vaidade, vá descansar e colaborar com a administração, e não ficar fazendo picuinhas políticas", disse, sem citar nomes.

Recados I

Na longa entrevista que concedeu ao programa, Eremita disse ainda que tem se dedicado a fazer um bom trabalho, mesmo assim tem recebido "futucada do cão de paiero" (SIC), uma das conceituações, da expressão é 'vira-lata'. "A Câmara é pra ter presidentes, quem for lhe substituir ou quem sabe eu, em mais um mandato é pra pensar Feira apesar de que o 'cão do paiero' sempre aparece, mas ela tem uma lança preparada pra ele", de novo não disse o nome. Se esse cão for animal, a gente não conseguiu detectar em que rua da cidade está, se for humano, nada mais cruel do que processos serem transformados em lanças.

Acusações

Em seu pronunciamento, na última quinta-feira (1º), em Tribuna, na Câmara, onde se discutia a aprovação do projeto da Escola do SENAR, o vereador Fernando Torres (PSD), fez graves acusações, que estão gravadas nos anais da Casa, Citou nomes de alguns vereadores e também a imprensa, afirmando que estes, defenderam inocentemente esse projeto de concessão de uma área, no Parque de Exposição, para implantação de uma escola do SENAR. Disse que: "tem uns bandidos por trás desse, que é uma grande armação, inclusive tem representantes de construtoras pedindo para o projeto ser aprovado". O parlamentar citou o nome de Carlinhos Kruschewsky e anunciou que vai "denunciar na Polícia Federal e os vereadores não sabem o que tá acontecendo nos bastidores na Câmara e João Martins não quis conversar com os bandidos".

Adolfo Viana

O avanço do PSDB em Feira de Santana, na ideia de lançar o nome do deputado estadual Pablo Roberto à prefeitura da cidade, tem sido capitaneado pelo presidente estadual do partido, deputado federal Adolfo Viana. Interlocutores do partido indicaram que Viana tem buscado contato com lideranças na cidade, incluindo a ex-deputada federal Dayane Pimentel (UB). O encontro entre os políticos teria ocorrido na última semana, na ideia de debater os cenários possíveis para as eleições municipais. Informações de bastidores dão conta que a tentativa de Adolfo é arrecadar o apoio de Dayane para tentar "desidratar" a candidatura de José Ronaldo (União) que tem se articulado para se lançar no pleito de 2024.

Assessoria

Está no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo feirense, do dia primeiro de junho (1º), mais um aviso de licitação para contratação de empresa especializada em assessoria e consultoria técnica. Desta vez para o acompanhamento, preenchimento e envio da EFD REINF - Escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras informações fiscais para a Receita Federal do Brasil, para atender à Câmara Municipal de Feira de Santana.

Federação

PSDB e MDB desistiram de formar uma federação. Os advogados dos partidos analisaram o tema e afirmaram que a entrada do MDB na federação já existente do PSDB com o Cidadania abriria nova contagem de quatro anos de duração, estendendo-a até 2027. Com isso, os partidos teriam que chegar a um consenso para as eleições presidenciais de 2026, o que hoje não parece simples: o MDB faz parte do governo Lula com três ministérios e pode apoiar o petista ou apresentar a atual ministra do Planejamento, Simone Tebet, enquanto o PSDB trabalha para lançar o seu atual presidente, o governador Eduardo Leite (RS). Como mostrou a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o arranjo almejado pelas legendas tinha como foco a eleição municipal de 2024. Em São Paulo, a federação MDB-PSDB-Cidadania sacramentaria o apoio à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB), por exemplo.

Multado

Recentemente, um novo pedido de execução fiscal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi recebido pela Justiça de São Paulo. Isso ocorreu porque o ex-mandatário foi multado pelo Estado de São Paulo devido à sua recusa em utilizar uma máscara de proteção durante um evento realizado na Avenida Paulista, em 7 de setembro de 2021. A infração é descrita como o não cumprimento da exigência de uso obrigatório de máscara em espaços públicos abertos, vias públicas e áreas comuns acessíveis ao público, além de outras irregularidades não especificadas nos autos.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/