Ponto e Vírgula 05/01/2023

Ponto e Vírgula 05/01/2023

Sobe - Prefeito de Feira, ao assinar convênios para construção de CRAS no George Américo e pavimentação de ruas.

Desce - Campeões mundiais de 1994 e 2002, exceto o volante Mauro Silva, por não participarem das homenagens fúnebres do Rei Pelé.

Republicanos

Com nomes de deputados federais do partido cotados para assumir uma secretaria na prefeitura de Salvador, o Republicanos já tem data para definir o futuro dos eleitos. O presidente estadual e deputado federal Márcio Marinho sinalizou que a executiva na Bahia irá se reunir em fevereiro para "organizar" o futuro. Entre os nomes ventilados estão os deputados federais eleitos Alex Santana e Rogéria Santana. Com um dos dois chegando para a gestão municipal, Marcelo Nilo, primeiro suplente chegaria para ocupar o mandato em Brasília. Atualmente, o Republicanos possui Júlio Santos na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Rui Costa

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), negou ontem (4), que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteja elaborando propostas de revisão de reformas, desautorizando o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT). Rui Costa disse que qualquer proposta passará necessariamente pela Casa Civil antes de sua análise e que isso foi algo tratado com o próprio Lula. Ele afirmou ainda que qualquer proposta só será encaminhada após aprovação do presidente.

Empossado

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foi empossado, ontem (4), como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Planalto e contou com a presença do presidente Lula (PT). A pasta que Alckmin está assumindo, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) foi recriada pelo governo Lula, já que antes havia sido extinta e incorporada ao Ministério da Economia. Durante seu discurso na solenidade, o vice-presidente aproveitou o momento para falar a respeito do assunto.

Chaveiro

Na véspera da posse do presidente Lula (PT), a equipe encarregada de preparar o Palácio do Planalto para a cerimônia de subida da rampa precisou de um chaveiro para abrir as portas do gabinete presidencial, localizado no terceiro andar do imóvel. Segundo fontes, as portas estavam trancadas e não havia nenhuma chave por perto - daí a necessidade de chamar um chaveiro para abrir.

Primeira reunião

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou a primeira reunião ministerial do governo para a manhã de sexta-feira (6), no Palácio do Planalto. Convites para a reunião já foram enviados para todos os 37 ministros do novo governo. A ideia do encontro é formular um pacote de medidas para os 100 primeiros dias da gestão Lula, com foco nas áreas sociais e de infraestrutura. Será a primeira vez que o presidente Lula reúne todos os ministros.

Petrobrás

A empresa emitiu um comunicado ontem (4), com a confirmação da renúncia de Caio Paes de Andrade. O mandato do agora ex-presidente da estatal ia até abril. Além disso, foi nomeado um presidente interino da empresa, João Henrique Rittershaussen, diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção. Ele fica no cargo até a eleição e posse de um novo presidente.

Saque-aniversário

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, promete repetir os feitos de sua primeira gestão: geração de empregos, aumento real do salário mínimo e uso do FGTS como instrumento de investimento. Ele também disse que quer acabar com o saque-aniversário do FGTS. Esta é uma opção de um recurso extra anual para 28,6 milhões de trabalhadores que aderiram à modalidade, segundo dados de dezembro. Esse grupo de pessoas saca em média, R$ 12 bilhões por ano - desde que foi criado, o saque-aniversário retirou quase R$ 34 bilhões do Fundo.

Desinformação

Com o objetivo de combater a 'desinformação sobre políticas públicas', o presidente Lula (PT) criou a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia. No entanto, não há no ordenamento jurídico brasileiro a definição do conceito de desinformação. Apesar da lacuna legal, desinformação, para a AGU, é "mentira voluntária, dolosa, com o objetivo claro de prejudicar a correta execução das políticas públicas com prejuízo à sociedade e com o objetivo de promover ataques deliberados aos membros dos Poderes com mentiras que efetivamente embaracem o exercício de suas funções públicas". 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/