Ponto e Vírgula 05/02/2022

Ponto e Vírgula 05/02/2022

Sobe - Indústria baiana, por, em meio a pandemia, gerar 43,3 mil empregos em 2021.

Desce - Presidente Bolsonaro, ao, num ato xenofóbico, se referir a nordestinos como "pau de arara".

Pau de arara

O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou na noite desta quinta-feira (3), uma expressão empregada para se referir a nordestinos de forma depreciativa. Ao comentar a revogação em 2020 de mais de duas dezenas de decretos de luto oficial, Bolsonaro errou o estado de nascimento do líder religioso Padre Cícero e chamou assessores de pau de arara. "Falaram que eu revoguei o luto de padre Cícero, lá de Pernambuco", disse Bolsonaro durante sua live semanal. Na verdade, padre Cícero nasceu no estado do Ceará. "Está cheio de pau de arara aqui e não sabem que cidade fica padre Cícero?", prosseguiu.

Leão

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), reafirmou sua candidatura ao governo do Estado da Bahia nas eleições de outubro. "Pré-candidatura está mantida. Nós estamos conversando diversas vezes com o senador Jaques Wagner e o governador Rui Costa e, até agora, estou pré-candidato. Não posso mais ser candidato a vice. Modéstia parte, mas fui o vice ideal de Rui Costa. Já pensou ter um vice que trabalha que só a zorra e faz as coisas acontecerem?", disse Leão.

Nilo

O senador e pré-candidato a governador Jaques Wagner (PT) lamentou ontem (4) a iminente saída do deputado federal Marcelo Nilo (PSB) da base do governador Rui Costa. Wagner avalia a movimentação do ainda aliado a partir de posicionamentos divulgados pelo parlamentar. "Ele é que declarou que é um cristal quebrado e não tem condição de ficar com a gente. Na minha opinião, a última palavra foi a dele. Eu só tenho que lamentar, mas acolher a decisão", ponderou.

De olho

De olho para ser vice de ACM Neto (DEM/UB), o prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), fez questão de lembrar que ele foi o escolhido para ser o candidato a vice-governador na eleição de 2018. Na época, ACM Neto cogitava ser postulante ao Palácio de Ondina, e convidou Gualberto para integrar a sua composição. No entanto, Neto decidiu não entrar na corrida eleitoral. "Em 2018, falavam o nome de todo mundo e eu que fui escolhido (para ser candidato a vice-governador)", declarou Gualberto.

Assunto encerrado

O senador Álvaro Dias, garantiu que o ex-juiz Sérgio Moro vai continuar no Podemos para disputar a Presidência da República, e que não deve ir para o União Brasil, sigla que nascerá da fusão de PSL e DEM. "Assunto encerrado", disse o senador quando questionado sobre o assunto na quinta-feira (3). Apesar da declaração, o senador mostra que vai bem a relação entre o Podemos e o União Brasil.

Horário de Brasília

O Senado pode sustar em breve uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determina a realização das eleições de outubro, em todas as unidades da Federação, sem exceção, no mesmo horário oficial de Brasília. Apresentado pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC), o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 2/2022 aguarda designação de relatoria. A Resolução 23.669/2021, que Petecão pretende suspender, determina que sejam realizadas simultaneamente as votações majoritárias marcadas para 2 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro, onde houver segundo turno.

Queiroguinha

Mesmo sob fogo cruzado após a expansão da variante Ômicron, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, resolveu dobrar a aposta nas eleições deste ano. Além da própria candidatura ao Senado, vai lançar o filho, Antônio Queiroga, a deputado federal pela Paraíba. Queiroguinha, como o filho do ministro é conhecido, deve se filiar nos próximos dias ao PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

Necessário

O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou a aliados que a eleição será difícil, sendo fundamental realizar acenos aos partidos de centro e não apenas à esquerda. Neste contexto, a aliança com o antigo rival Geraldo Alckmin é necessária. O ex-tucano seria responsável por fazer a personificação da proposta de deixar o passado para trás e olha para frente.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/