Ponto e Vírgula 05/05/2023

Ponto e Vírgula 05/05/2023

Sobe - Prefeitura de Feira por lançar programa que facilita quitação de débitos com o município.

Desce - Governos dos mais variados municípios visitados pelo TCM que apresentaram salas de aulas inadequadas.

Jerônimo e o PP

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu com o presidente estadual do PV, Ivanilson Gomes, para tratar da participação do partido no segundo escalação do Executivo. A conversa vinha sendo cobrada pelos "verdes" há semanas, mas, apesar disso, ainda não houve definição de espaço. "Foi uma conversa positiva. Falamos muito de gestão, e como o PV pode colaborar com o governo. Somos aliados de primeira hora e temos quadros qualificados para contribuir em qualquer espaço, ajudando a implementar políticas públicas. Jerônimo vem se mostrando um grande gestor e tenho certeza que essa questão conosco será resolvida logo", disse Ivanilson.

CPI do MST

O desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Cássio Miranda, determinou liminarmente (decisão provisória) que a Assembleia Legislativa da Bahia instale a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre as ocupações do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), no Estado. No final do mês passado, a Procuradoria-Geral da Casa deu um parecer contrário à instalação do colegiado. O parecer foi assinado pelo procurador-geral da AL-BA, Graciliano Bonfim, e pelo presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD).

Eunápolis

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu a criação da Comissão Processante, criada pelos vereadores do município de Eunápolis, que tinha o intuito de discutir sobre o afastamento da prefeita Cordélia Torres (UB) do cargo. Relator do caso, o desembargador Ângelo Jerônimo e Silva Vita entendeu que a Comissão, criada no último dia 27 de março, com objetivo de apurar denúncia contra Cordélia Torres por suposta prática de infração político-administrativa, não foi constituída em observação à representação proporcional dos partidos políticos, como determina a Lei Orgânica do Município.

Geraldinho

Sentindo-se cada vez mais isolado no governo, apesar de aparecer em fotos e em eventos com as principais lideranças governistas sempre solícito e sorrindo muito, o vice-governador Geraldo Jr. (MDB) passou a divulgar entre amigos a informação de que pode conquistar o apoio do senador Jaques Wagner (PT) para seu plano de concorrer à Prefeitura de Salvador, em 2024. Segundo ele, Wagner já teria se convencido de que ele é o melhor nome no grupo para enfrentar a disputa por agregar qualidades como "destemor", "facilidade de comunicação" com os mais pobres e, principalmente, "simpatia", características que, segundo o vice, o tornariam um candidato imbatível na oposição contra o prefeito Bruno Reis (União Brasil). (PolíticaLivre).

Caso Marielle

Ailton Barros, candidato do PL a deputado estadual em 2022, disse, em depoimento, que um ex-deputado estadual do Rio de Janeiro foi o mandante da morte de Marielle Franco e Anderson Gomes, em 2018. O repórter Marcus Sadok apurou o caso, mas o nome do responsável não foi divulgado para a equipe da Band Rio. O ex-capitão do Exército foi ouvido pela Força Tarefa responsável pela investigação do caso, na noite da última quarta-feira (3), depois de ser preso na Operação Venire da PF, acusado de participar de um esquema de fraude em carteiras de vacinação contra covid-19.

CPMI

Senadores da oposição cobraram o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ontem (4), para que defina como será dividida entre os partidos a composição da CPMI que investigará os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Rodrigo Pacheco ainda não determinou o cálculo para divisão das vagas na CPMI, e também não assinou ofício a ser enviado aos líderes requisitando as indicações de parlamentares que participarão do colegiado. Para o senador Jaques Wagner (PT), mesmo que o presidente do Congresso atenda ao pedido da oposição, a perspectiva do Palácio do Planalto é que o governo tenha maioria na CPMI dos atos de 8 de janeiro.

Rachadinha

Um relatório do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) aponta que o chefe de gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) desde 2018, Jorge Luiz Fernandes, recebeu R$ 2,014 milhões em créditos provenientes das contas de outros seis servidores alocados pelo filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o jornal O Globo, a movimentação financeira é um indício consistente da prática de criminosa. A investigação agora apura a suspeita de rachadinha, no gabinete de Carlos na Câmara Municipal. O material levantado pela equipe do Laboratório de Tecnologia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro do Ministério Público do Rio (MP-RJ) mostra ainda que Jorge Luiz Fernandes usou contas pessoais para pagar despesas de Carlos Bolsonaro.

Anderson Torres

A Polícia Federal marcou para a próxima segunda-feira (8), o novo depoimento do ex ministro da Justiça, Anderson Torres. A data foi definida depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou prazo que o depoimento ocorresse. O depoimento anterior de Anderson Torres foi desmarcado depois que a defesa do ex-ministro disse que ele não estava em boas condições de saúde.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/