Ponto e Vírgula 05/12/2023

Ponto e Vírgula 05/12/2023

Sobe - Atuação dos bombeiros no combate aos incêndios florestais que atingem as regiões Norte, Sudoeste, Sul e Chapada Diamantina, na Bahia.

Desce - Aumento da letalidade policial, que cresceu em 16 estados, no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A vice

O deputado estadual Pablo Roberto (PSDB), que é pré-candidato a prefeito em Feira de Santana, surpreendeu no final de semana e confirmou que a apóstola evangélica Mary Ângela Alves será sua vice-prefeita. A informação foi dada ao portal Cidade Gospel. Com isso Pablo Roberto monta sua chapa praticamente um ano antes das eleições, trazendo um segmento que representa 30% do campo religioso, o evangélico. Mary Ângela Alves é advogada, química e preside o Conselho Federal de Mulheres Ministras do Evangelho (COMMFE).

Expulsão

Três legisladores do MDB de Vitória da Conquista, no Sudoeste, devem ser expulsos da agremiação. A posição é do presidente de honra da legenda na Bahia, o ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima. A medida atingiria Luís Carlos Dudé, Edjaime Rosa de Carvalho [o Bibia] e Adinilson Pereira. O fato tem a ver com a declaração de apoio dos legisladores da pré-candidatura de reeleição da prefeita Sheila Lemos (União). Conforme Vieira Lima, em 2024, o MDB conquistense vai lançar uma pré-candidatura própria, com a vereadora Lúcia Rocha, a mais votada pela Câmara Municipal nas eleições de 2020.

Alan Sanches

O Deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) anunciou que vai disputar as eleições de 2026 para deputado federal. O parlamentar está no quarto mandato e ocupa o cargo de líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). "Sinto que estou preparado para mais esse desafio, sinto que atingi uma maturidade política que me credencia a colocar meu nome para apreciação do povo da Bahia", disse Sanches após anunciar a candidatura.

Reforma ministerial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou a auxiliares que pretende fazer uma reforma ministerial mais ampla no início de 2024, muito provavelmente em janeiro. De acordo com o colunista Igor Gadelha do portal Metrópoles, as mudanças devem atingir ministros do Palácio do Planalto. Entre eles, Rui Costa (PT), que pode ser transferido da Casa Civil para a presidência da Petrobras.

Reforma ministerial I

A tendência, dizem auxiliares presidenciais, é de que a definição do sucessor de Flávio Dino, no Ministério da Justiça, também entre no bojo da reforma de janeiro. Até lá, Dino seguirá à frente da pasta, mesmo após ter sua indicação ao STF aprovada pelo Senado. Isso porque ele só deve tomar posse no Supremo no início de fevereiro.

Devolução

A área técnica do TCU (Tribunal de Contas da União) recomendou que Jair Bolsonaro (PL) devolva todos os presentes que recebeu como presidente. No parecer, os auditores recomendam que o TCU determine que Bolsonaro devolva em 15 dias todo o acervo de itens que recebeu durante o mandato e que não foram devidamente incorporados ao patrimônio da União. O documento foi obtido pela GloboNews.

Ministério da justiça

Um dos nomes cotados para suceder Flávio Dino, no Ministério da Justiça, a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), não esconde de aliados seu desejo de ser transferida para a pasta. A emedebista, porém, tem colocado uma condição. Segundo aliados, Tebet gostaria que Lula separasse Justiça e Segurança Pública em dois ministérios diferentes e a nomeasse apenas como ministra da Justiça. As informações são da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

São Félix

Vereador da cidade de São Félix, no Recôncavo baiano, Silvino Conceição dos Santos (União Brasil), conhecido como Silvino Didó, foi encontrado ferido em uma zona de mata fechada com sinais de espancamento. Em nota, a Câmara Municipal de São Félix confirma que o episódio aconteceu na madrugada de sábado (2). A Casa afirma repudiar com "veemência", em nome de todos os vereadores e funcionários, as agressões sofridas pelo político. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/