Ponto e Vírgula 07/04/2023

Ponto e Vírgula 07/04/2023

Sobe - Govenador Jerônimo Rodrigues, ao buscar atrair fábrica de ônibus elétrico para Bahia.

Desce - Sensacionalismo midiático em torno de tragédia em Blumenau.

O café e o papo

Na quarta (5), a noite, me dirigi a uma delicatessen para atender a uma encomenda caseira, para a compra de espaguete e lá, encontrei o deputado Pablo Roberto (PSDB), na busca de energético, para alicerçar suas caminhadas. Um convite para um cafézinho foi o ambiente próprio para discutir o que veio em pauta naquele momento. Perguntei a ele, para que time torcia, ele disse que era Bahia, e que estava eufórico, pela conquista da "copa do sisal". Ele já sabia que eu sou botafoguense, então, o nível da discussão nesse campo, não me interessou, tendo em vista que é um time advindo da segunda divisão. Pablo, que já declarou que a hora para discutir política é a dele, e eu, que estou naquela onda antiga, que só vou discutir eleição, nas vésperas dela, no ano que vem, achamos melhor, já que não havia consenso, pagarmos o cafézinho, e cada um seguiu o seu caminho.

PP baiano

O diretório estadual do PP agendou para o dia 17 de abril, na sede do partido, em Salvador, uma reunião para tentar chegar a um consenso em torno de quem será o substituto do deputado federal João Leão, no comando da sigla. Na reunião do próximo dia 17, o comando do PP estadual vai agendar a data da convenção para a eleição do novo diretório, que deve ocorrer até o final deste mês. Leão está na presidência há quase nove anos. Quem também disputa o posto de sucessor com Mário Negromonte Júnior é o ex-deputado federal Ronaldo Carletto.

Cancelamento de vôos

O deputado estadual Eures Ribeiro (PSD) manifestou sua insatisfação com o cancelamento dos voos da companhia aérea Gol para a região Oeste da Bahia. Durante a comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado lamentou a decisão da empresa e ressaltou a importância do serviço para a região. Segundo Eures, o cancelamento dos voos prejudica a economia da região, que é uma das mais importantes do estado, e dificulta o deslocamento de turistas, empresários, investidores do agronegócio e outros grupos importantes para o desenvolvimento local. "É inadmissível que uma região tão importante como o Oeste da Bahia fique sem um serviço tão essencial como o transporte aéreo", afirmou o deputado.

Comemoração

Líder da Federação PT, PV e PCdoB na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Robinson Almeida foi quem celebrou hoje, o contrato no valor de R$ 3,4 milhões firmado entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas, gestora do Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso. "É uma conquista importante, que teve a liderança incansável do ex-prefeito Orlandinho, o trabalho do nosso mandato, do deputado federal Zé Neto e dos vereadores Osvaldo da Paz e Pedro Melo", afirmou o deputado.

Aposentadoria

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou o decreto em que concede a aposentadoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, a partir de 11 de abril deste ano. O documento foi publicado no Diário Oficial de quarta-feira (5). O ministro deixaria a Corte de forma compulsória em 11 de maio, quando completaria 75 anos, mas decidiu antecipar a saída em um mês.

Células nazistas e neonazistas

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinou uma determinação para a Polícia Federal instaurar um inquérito para apurar células nazistas e neonazistas no Brasil. O ministro anunciou a medida na madrugada de quinta-feira (6). Dino afirmou que há indícios de que haja uma atuação interestadual destes tipos de organizações. Com isso, o ministro afirmou que "há possível configuração de crimes previstos na Lei 7.716/89".

Falha

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, fez um discurso emocionado e indignado ao comentar mais um atentado violento a crianças no Brasil e disse que a sociedade está "falhando miseravelmente com as nossas crianças e adolescentes". "Nós estamos matando a esperança das pessoas, estamos criando um mundo em que a esperança não é possível. Então, senhoras e senhores, conclamo a todos nós que tenhamos a capacidade de entender os nossos limites diante disso. E retomar o valor da política como algo que transforma o mundo. Precisamos ter a ousadia de fazer política", discursou o ministro.

Sem pressa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou ontem (6), que não tem pressa para indicar um nome para o novo ministro Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração ocorreu após o petista ter publicado uma portaria antecipando a aposentadoria de Ricardo Lewandowski. "Se vai ser negro, se vai ser mulher, se vai ser homem, é um critério que eu vou levar muito em conta na escolha. Mas não te darei nenhuma referência, porque, se eu der uma referência, estarei carimbando a futura pessoa que vai ser a ministra da Suprema Corte", disse Lula, em um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/