Ponto e Vírgula 07/06/2024

Ponto e Vírgula 07/06/2024

Sobe - Polícia cívil recupera carga com materiais elétricos avaliada em R$ 5 milhões.

Desce - Conselho de Ética da Câmara por ignorar falhas e livrar Janones das rachadinhas.

Indignado

A retirada de mictórios dos sanitários, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), fato amplamente noticiado na imprensa, causou indignação ao vereador Edvaldo Lima (UB), que falou sobre o tema, na sessão de ontem (6), da Câmara. "Quem colocou na cabeça da reitoria que um homem tem de urinar abaixado?", questionou, ao iniciar seu pronunciamento. Ele disse ter sido informado que a justificativa da reitora (Amali Mussi) de mandar retirar (os mictórios) foi pela inclusão: "Inclusão de quê? É a minoria que está mandando? Jogou tudo no lixo. Dinheiro público sendo jogado no mato. Penso que a reitora deve voltar para sala de aula, ter noções de princípios e valores éticos. Não podemos aceitar o que ela está fazendo".

Bate bola
O novo superintendente de Esportes da Prefeitura de Feira de Santana, Carlinhos de Missuca, deverá priorizar, neste período em que estará à frente do cargo, a recuperação dos campos de futebol existentes nos bairros periféricos e também nas comunidades da zona rural. A cobrança foi feita hoje (6), em pronunciamento na Câmara, pelo vereador Jurandy Carvalho (PL). "Parabenizo ao prefeito Colbert Martins Filho pela nomeação deste rapaz e espero que Missuca possa, realmente, pensar nesta proposta que estamos fazendo aqui na Câmara".


Prioridade
A criação de planos de arborização e de drenagem, "que funcionem", deve ser uma prioridade, em Feira de Santana, segundo opinou o vereador Pedro Américo (Cidadania). No dia em que comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, em pronunciamento na Tribuna Maria Quitéria, ele convidou a população a participar de "movimentos e ações em favor do desenvolvimento sustentável", no município. Segundo o vereador e ex-secretário de Agricultura, esses planos são partes importantes no processo e podem, até mesmo, evitar desastres naturais como o sofrido por moradores de diversas cidades do Rio Grande do Sul (RS).


Redes sociais
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou na quarta-feira (5), os integrantes que formarão o grupo de trabalho (GT), que vai preparar o projeto para definir regras para as redes sociais, no Brasil, de acordo com informações da Agência Brasil. A criação do grupo ocorre 57 dias após Lira anunciar a intenção de criar esse colegiado, logo após a repercussão do ataque à Justiça brasileira feito pelo multibilionário Elon Musk, dono da plataforma X, antigo Twitter. O grupo é composto por 20 parlamentares e terá prazo de 90 dias para concluir os trabalhos, prorrogáveis por mais 90 dias.


X ficou de fora
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Roberto Barroso, assinou na tarde de ontem (6) um acordo com as principais plataformas de redes sociais para ações contra a desinformação. O X (antigo Twitter) ficou de fora da parceria. Google, YouTube, Meta, TikTok, Kwai e Microsoft farão parte, de acordo com informações da CNN Brasil. Sobre a ausência do X no acordo, a Corte não informou se a empresa foi convidada.

Vai expulsar
O Partido Liberal (PL), do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro, deve abrir um processo para expulsar o deputado Junior Lourenço (PL-MA) da sigla. O parlamentar foi o único do partido a votar pelo arquivamento da denúncia de rachadinha contra André Janones (Avante-MG), no Conselho de Ética da Câmara. A informação é do Metrópoles. De acordo com o site, a postura do congressista causou descontentamento no PL, e a avaliação é de que Lourenço tem alta taxa de votos favoráveis ao governo do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nikolas fatura sobre Janones

Os deputados federais Nikolas Ferreira e André Janones quase foram às vias de fato, na quarta-feira (5), na Câmara dos Deputados. O episódio, motivo de reprimenda em qualquer parlamento do mundo, no entanto, fez o bolsonarista faturar nas redes sociais. A informação é da coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles. A coluna de Amado aponta que apenas na quarta-feira, Nikolas conseguiu 132.404 novos seguidores no Facebook e no Instagram, segundo um levantamento da agência de marketing digital Ativa Web. O bolsonarista, segundo análise da agência, vem "dando uma surra" nas redes, em Janones, que se considera um especialista na área.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 13 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/