Ponto e Vírgula 08/09/2023

Ponto e Vírgula 08/09/2023

Sobe - O 7 de setembro em Brasília, este ano, que não teve arroubos de valentia, nem ameaças de golpe. Até o Zé Gotinha estava lá.

Desce - O conceito de "garantir governabilidade", que impôs a substituição de Ana Mozart, por André Fufuca.

Lição histórica

O político que acredita que ser vereador de Feira de Santana é demérito, comete um grande erro. Numa das colunas que escrevi, sugeri que algumas figuras conhecidas na cidade emprestassem seus nomes para engrandecer a Câmara, num momento de dificuldade, como agora. Um, apenas um, entendeu que isso era um desrespeito a sua curta história política. Errou.

Lembrando

João Durval Carneiro, Colbert Martins, José Raimundo Azevedo, Francisco Pinto, José Ronaldo, Tarcízio Pimenta, todos, ex-prefeitos de Feira de Santana, foram eleitos prefeitos. De igual modo, Roque Aras, Fernando Torres, Nóide Cerqueira, os próprios Durval, Ronaldo, José Neto e Chico Pinto, se tornaram deputados federais. Tarcízio Pimenta, Colbert Martins, Eliana Boaventura, eu, Humberto Cedraz, Zé Neto, Hugo Navarro, Torres, Pablo Roberto, Pastor Tom, Ângelo Almeida e o ilustre médico, Augusto Mathias, vereador por 4 mandatos, de 47 a 58, e ainda, deputado estadual, por três mandatos. Tá vendo aí? Humildade! Isso pode conduzir a novas vitórias.

Bahia na Independência

O Brasil completou 201 anos de história de independência ontem (7), com celebrações em todo país. Na Bahia, palco de diversas lutas pela independência, a data magna foi comemorada com apresentações das fanfarras escolares, da Polícia Civil e dos militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no largo do Campo Grande, no centro de Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues participou pela primeira vez da cerimônia de hasteamento das bandeiras ao lado de outras autoridades, e falou do papel da Bahia na construção de um país soberano desde sua independência. "A contribuição da Bahia, primeiro por ter sido, na história da independência, um Estado que sempre contribuiu com as forças da defesa da nossa soberania, é um estado que tem um povo trabalhador. Temos também um potencial econômico muito forte, com o agronegócio, minério, energias renováveis, pólos industriais. Acima de tudo, o povo da Bahia contribuiu e continua contribuindo com o processo, de cada vez mais, ser um país independente", ressaltou Jerônimo.

Cidadania

Depois de uma reunião marcada por discussões acaloradas, a cúpula do Cidadania deve se reunir novamente, no sábado (9), para outro tenso encontro do Diretório Nacional da sigla. A informação é da coluna Radar, da revista Veja. De acordo com a publicação, o encontro, segundo interlocutores do partido, servirá para consumar a destituição de Roberto Freire do comando da sigla. Atual presidente do partido no Rio de Janeiro, Plínio Comte Bittencourt deve assumir o lugar de Freire.

Minirreforma

O parecer da minirreforma eleitoral discutido na Câmara dos Deputados será apresentado na próxima segunda-feira (11). A previsão era apresentar o texto na quarta-feira (6), mas o Grupo de Trabalho (GT) criado para analisar e votar a minirreforma encerrou a reunião sem um texto definitivo. Segundo a assessoria de imprensa do relator, o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), a apresentação e a votação do parecer no GT foram adiadas porque o relator recebeu novas sugestões de mudanças na legislação eleitoral que devem ser incluídas no texto.

Crise

ACM Neto (União Brasil) voltou a criticar a crise na segurança pública na Bahia e a culpar o governo do PT pela escalada da violência em Salvador. Por meio das redes sociais, o ex-prefeito da capital compartilhou um vídeo de um intenso tiroteio na noite de terça-feira (5), no bairro do Engenho Velho de Brotas, onde horas depois um homem seria encontrado morto. O corpo da vítima estava dentro de uma casa na localidade de Vila Paraíso. "Salvador, 5 de setembro. Na Bahia governada por Jerônimo Rodrigues, o que parece cena de filme, infelizmente, é a realidade do dia a dia. Sem comando, o que podemos esperar?", escreveu ACM Neto na publicação.

Souto Soares

Conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acataram uma denúncia contra o prefeito de Souto Soares, na região da Chapada Diamantina, André Luiz Sampaio Cardos. Ele é acusado de contratar, sem licitação, a empresa "Marta Onete de Lima Sousa e Cia" pelo valor de R678.876,00. A conselheira Aline Peixoto, relatora do voto, imputou uma multa de R$ 1 mil ao gestor, além de determinar o encaminhamento de representação ao Ministério Público Estadual (MPE), para apuração de eventual ato de improbidade administrativa.

Madre de Deus

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu o afastamento do prefeito Dailton Filho, da cidade de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador. O gestor ainda terá que devolver, de acordo com o órgão, R$ 683,6 mil ao Erário. O fato é referente a um pagamento ilegal para médicos contratados pela prefeitura entre maio e agosto de 2021. Os médicos tinham contrato com a terceirizada Instituto Vida Forte, que deveria ter pago os vencimentos, já que tinham recebido o repasse da prefeitura. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/