Ponto e Vírgula 09/03/2023

Ponto e Vírgula 09/03/2023

Sobe - Governo por lançar programa de distribuição gratuita de absorvente pelo SUS.

Desce - Homem preso sob suspeita de agredir, estuprar e manter a companheira trancada.

Água

A qualidade da água fornecida pela Embasa, em Feira de Santana, está sendo questionada na Câmara Municipal. Ontem (8), o vereador Marcos Lima (UB) afirmou que as pessoas estão deixando de beber a água que chegam nas torneiras devido ao "gosto ruim", provavelmente por excesso de cloro, conforme sugeriu. Por conta disso, ele sugeriu à Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, a realização de análise específico para checar o nível de qualidade do produto distribuído na cidade. "O que a Embasa faz em Feira é uma aberração", reforça o vereador Jurandy Carvalho (PL), que defendeu a busca de uma forma de punição da empresa por parte do Município.

Morrinhos

A obra de asfaltamento da estrada de Jaguara, realizada pelo Governo do Estado, vai também beneficiar a comunidade de Morrinhos, naquele distrito. O asfaltamento de uma outra via, ligando a BR 116 norte a BA 504, em Santanópolis, vai chegar até a sede do distrito de Tiquaruçu. As informações foram apresentadas hoje, na Câmara, pelo vereador Sílvio Dias (PT). "São duas grandes notícias", comemora o petista, ao agradecer ao governador Jerônimo Rodrigues e seu secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito, pelo atendimento destas reivindicações.

Animais

Os protetores e cuidadores de animais, em Feira de Santana, terão uma data comemorativa, incluída no Calendário Oficial do Município, conforme projeto de lei aprovado pela Câmara em segunda e última votação. A proposta, de autoria do vereador Galeguinho SPA (PSB), aguarda pela sanção do Poder Executivo, para tornar-se lei.

Problema

Na avaliação do governador Jerônimo Rodrigues (PT), uma eventual federação entre o Partido Progressistas (PP) e o União Brasil (UB), que está em negociações avançadas, não deve ameaçar a sua governabilidade e atrapalhar a unidade de sua base na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Entre os deputados estaduais eleitos em 2022, 10 são filiados ao União Brasil, partido do ex-candidato ACM Neto, e cinco são do PP. "Independente do que vier a acontecer, eu vou trabalhar para manter a minha base na Alba. Os que nós já temos e aqueles que por ventura possam votar na hora correta, em um projeto que seja do interesse da Bahia. Foi essa a minha conversa desde janeiro. A presença do PP, por exemplo, foi um diálogo nessa linha. De garantir que os projetos que sejam do interesse da Bahia, a gente baixar a bandeira, votar e correr atrás. O fato deles estarem conosco não impede que eles tenham liberdade de, em algum momento, propor ou sugerir alguma coisa que esteja no alinhamento deles", destacou.

Poder

Responsável pela articulação política do governo, o ministro Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) ganhou mais poder para negociar emendas parlamentares com o Congresso. Em ato formal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concentrou na pasta de Padilha a definição do cronograma de execução de parte das emendas. Deputados e senadores precisarão do aval do ministro para que as indicações de onde aplicar o dinheiro dessas emendas chegue à pasta responsável pelo projeto ou obra. Essa regra foi estabelecida em uma portaria interministerial, publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (3).

Cargo no Senado

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o influenciador digital Jair Renan, foi nomeado auxiliar parlamentar pleno no Senado, com salário mensal de R$ 9,5 mil, no gabinete do senador Jorge Seif (PL-SC). A nomeação foi publicada no boletim administrativo da Casa. Seif foi secretário da Pesca durante o governo Bolsonaro e é aliado do ex-mandatário do Brasil. Ele foi escolhido para o cargo em 2018, antes da posse de Bolsonaro no Palácio do Planalto. O filho "04" foi investigado no ano passado por possíveis crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro envolvendo um grupo empresarial do setor de mineração.

MDB

Ontem (8), a executiva nacional do MDB realizou a sua primeira reunião de 2023 e aprovou um documento com os compromissos do partido para esta legislatura (2023-2027). No texto, o partido diz que dará suporte às medidas encaminhadas pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas rejeita o alinhamento automático ao dizer jamais deixará "de fazer as críticas quando necessário". Três ministros da sigla compõem o governo atualmente: Simone Tebet (Planejamento), Jader Filho (Cidades) e Renan Filho (Transportes).

Kleber Rosa

Funcionário público há 23 anos, o professor da rede estadual de ensino, investigador da Polícia Civil e ex-candidato ao Governo da Bahia, Kleber Rosa, foi eleito, na manhã de quarta-feira (8), no auditório do Sinpojud, em Nazaré, coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab). O ativista sindical comemora a vitória da chapa e destaca que a defesa do funcionalismo público sempre foi uma pauta que esteve presente durante sua trajetória política.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/