Ponto e Vírgula 09/12/2023

Ponto e Vírgula 09/12/2023

Sobe - APAE de Feira de Santana por promover passeio de alunos ao Parque do Saber.

Desce - Pessoas que ainda praticam violência contra mulheres no Brasil.

Acessibilidade

Iniciada nos últimos dias, a reforma dos prédios principal e anexo da Câmara Municipal de Feira de Santana que irá garantir acessibilidade aos cidadãos que visitam e trabalham na Casa da Cidadania. A garantia é da presidente, vereadora Eremita Mota (PSDB), ao dirigir-se, ao representante da Coude - Escola de Programação e Robótica, Deivite Souza, idealizador de projetos de tecnologia e inovação voltados à mobilidade urbana e acessibilidade. Ele discursou, em Tribuna Livre, para pedir maior atenção e investimento do Poder Público nestes setores.

Acessibilidade I

Deivite disse que Feira de Santana tem grande potencial para se tornar polo de desenvolvimento de tecnologia. Como diretor da Coude, observa o interesse dos jovens em criar empresas, oportunidades e gerar resultados que beneficiem a sociedade. Como exemplo, cita as equipes Buztter e Roundder, que participaram do último Hackathon - evento de desenvolvimento tecnológico - realizado no município. A primeira desenvolve um aplicativo que auxilia na identificação dos ônibus por passageiros com deficiência visual e baixa visão, permitindo que eles reconheçam os veículos e suas rotas. A segunda equipe desenvolve um aplicativo para transporte de passageiros que sinaliza ao condutor se o usuário tem algum tipo de deficiência física. Caso o motorista aceite e efetue a corrida, receberá, em seu pagamento, uma porcentagem a mais. Como cadeirante, Deivite destaca a importância da iniciativa: "Tenho um problema muito sério para usar transporte por aplicativos porque os motoristas não param para mim ou cancelam a corrida se souberem que tenho mobilidade reduzida".

Otto descartou

O senador Otto Alencar, presidente do PSD da Bahia, descartou que o partido vá indicar candidato para disputar a cadeira do conselheiro Fernando Vita, que se aposenta no dia 21 deste mês, no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Com isso, o parlamentar praticamente tirou do páreo o secretário estadual da Infraestrutura, Sérgio Brito, deputado federal licenciado pela legenda, que manifestava o desejo de concorrer.

Coronel

Durante as visitas prévias à votação de sua nomeação para o Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministro da Justiça, Flávio Dino, tem alcançado sucesso ao conquistar novos apoios entre os senadores. Um desses votos favoráveis é proveniente do senador Angelo Coronel (PSD-BA), que inicialmente se encontrava indeciso por falta de contato pessoal com Dino, mas alterou sua posição após um encontro entre os dois. "Tive uma boa impressão e devo votar nele", afirmou Coronel ao jornal "O Globo".

Falta espaço

Correntes internas do PT reclamam que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva carece de "ministros de esquerda", inclusive de petistas. Exemplo disso é a pressão da Articulação de Esquerda, uma tendência minoritária do partido, para que o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o da Comunicação, Juscelino Filho, sejam demitidos. Na visão dessa corrente, o presidente deveria substituir Múcio por "uma pessoa disposta a submeter as Forças Armadas a controle civil". Há ainda, dentro do partido, a avaliação de que os diretórios estaduais não foram devidamente consultados pelo governo Lula, na definição dos cargos federais nos Estados, como, por exemplo, na distribuição de superintendências da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Condenado

A 20ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal condenou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por apresentar uma ação contra a senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Ele também terá que pagar R$ 2.000 em honorários advocatícios por acionar a Justiça sem "fundamento". Segundo Bianka Oliveira, da Folha de S. Paulo, o caso aconteceu após o bolsonarista ter requerido que Gama fosse intimada a apresentar documentos e comprovantes de pagamentos feitos a cinco blogs, remunerados a partir da cota para exercício da atividade parlamentar da senadora.

Gleisi Hoffmann

Um dia depois de se reunir com Lula (PT), a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), disse a interlocutores que deve permanecer à frente do partido durante as eleições do ano que vem. Gleisi teve seu nome cotado para a Secretaria-Geral da Presidência, para o Ministério do Desenvolvimento Social e para o Ministério da Justiça - cadeira hoje ocupada por Flávio Dino (PSB), indicado por Lula para o Supremo Tribunal Federal. A possibilidade de ela ser nomeada abriu um debate no PT sobre a sucessão na sigla. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/