Ponto e Vírgula 10/05/2023

Ponto e Vírgula 10/05/2023

Sobe - DPT por disponibilizar 1.250 Registros Gerais gratuitos para população vulnerável.

Desce - Condutores que não respeitam leis de trânsito e insistem em usar celular enquanto dirigem.

Binho Galinha

O deputado estadual Binho Galinha (Patriota) recebeu, em seu gabinete, o ex-deputado federal Ronaldo Carletto, ainda no partido Progressista. Os dois passaram quase duas horas conversando sobre política. Ronaldo Carletto está deixando o Partido Progressista.

Renovação

As costuras para as eleições em Feira de Santana seguem ocorrendo. Um dos nomes que também deve disputar o executivo da cidade é o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos), que reforçou que o ex-prefeito Zé Ronaldo (UB) "já deu sua contribuição para a Feira". "Continua dando, mas Feira de Santana precisa e quer uma renovação. Um nome novo para continuar e pensar em coisas novas. A questão de compor, nosso nome está aberto, tem que ser avaliado passo a passo", disse. "Estou otimista, faço parte do Republicanos, que está crescendo, que tem projetos. Temos uma estrutura, um presidente que é federal. Isso é uma musculatura, dá forças para persistir e ter confirmado nosso nome. Está sendo construído. Estou conversando com lideranças e partidos, para que possamos chegar em nosso nome", acrescentou.

Foi importante

Arimateia falou ainda sobre sua disputa nas eleições de 2020. "Olhando assim, quem acompanha o processo político de Feira, [em 2020] eram 9 candidatos, o nosso nome estava lá, mesmo diante das pesquisas, se for olhar no histórico, sempre eu estava pontuando como último colocado. Mas, acreditava, quando você vai nas ruas, o sentimento da população. Quando abriu as urnas, foi surpreendente para muitos. Zé Neto com o governo, Colbert com Ronaldo. Dayane Pimentel com recursos e Arimateia com o Republicanos, para muitos que não acreditavam, ficamos em terceiro", disse Arimateia ao destacar o desempenho. "Tivemos conversas com Zé Neto, não deu certo. Com Colbert deu certo e coloquei toda minha força. E graças a Deus ele foi eleito. A panorâmica ficou nesse estágio. Agora fui para o estadual, consegui. Feira me deu quase 12 mil votos, quinto mandato. Isso já fortalece mais para 2024", revelou.

Superlotação prisional

A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da AL-BA realizou uma audiência pública para discutir a superlotação do sistema carcerário da Bahia e encontrar alternativas para o desencarceramento de presos provisórios. O presidente da comissão, deputado Pablo Roberto (PSDB), destacou a importância da discussão para garantir que o sistema prisional opere de acordo com a legislação do país. Com a discussão, segundo Pablo, espera-se que "medidas efetivas sejam tomadas para resolver a superlotação e melhorar as condições dos presos na Bahia".

Atraso salarial

Nem mesmo após o envolvimento do Ministério Público Estadual e do Ministério Público do Trabalho, está solucionado o problema do atraso salarial dos médicos, enfermeiros e outros profissionais que trabalham sob terceirização de mão-de-obra em unidades de saúde, da Prefeitura de Feira de Santana. A constatação é da vereadora Lu de Ronny (MDB), que informa a existência de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente ao pagamento. A vereadora lamenta que o Ministério Público tenha de intervir para que os trabalhadores possam receber salários - um TAC foi feito neste sentido. "É um imbróglio, uma grande falta de respeito com os trabalhadores", diz. Enfermeira, ela tem conhecimento de servidores que não estão conseguindo "nem mesmo pagar o transporte para se deslocar ao trabalho".

IURD

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) usou dinheiro público para executar uma pavimentação em um conjunto de ruas dentro de uma fazenda privada ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, na cidade de Irecê, no interior da Bahia. Isso é o que aponta uma publicação do jornal O Globo. De acordo com as informações do jornal, a obra foi concluída em abril do ano passado e teria custado R$ 2,3 milhões e abrange uma área de 25 mil metros quadrados. Ainda conforme revelado pelo veículo, os recursos foram enviados a pedido do deputado pela Bahia Márcio Marinho (Republicanos), por meio de uma emenda da bancada da Bahia destinada à estatal. O parlamentar é bispo da igreja.

Resposta

À reportagem, Marinho afirmou ter apresentado o pedido para realizar a obra diretamente à presidência da Codesvasf, o que foi atendido. As emendas parlamentares funcionam como instrumento onde deputados e senadores podem destinar verbas do Orçamento da União aos redutos eleitorais. Ainda conforme publicação do O Globo, uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) concluída no fim de março apontou irregularidades no uso de recursos do Orçamento para asfaltar a propriedade privada. Em resposta, a Codevasf justificou o investimento ao afirmar que a instituição beneficiada pela obra presta serviços de caráter social e sem fins lucrativos.

Carletto

A filiação de Ronaldo Carletto ao Avante, onde também deve assumir a presidência estadual da legenda, pode receber, além de ministros do governo federal, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Aliados do ex-deputado indicaram que alguns ajustes estão sendo feitos para receber Lula no evento. Entre as arrumações, estaria a alteração do horário do evento. Marcado inicialmente para 10h, da próxima sexta-feira (12), o ato que acontecerá na sede da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), pode ser adiado para o final da tarde, às 17h. Lula, que estará em Salvador já que na quinta (11), participará do evento de lançamento da Lei Paulo Gustavo, na Concha Acústica, em Salvador.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/