Ponto e Vírgula 10/11/2022

Ponto e Vírgula 10/11/2022

Sobe - Parceria entre Prefeitura de Feira e Governo Estadual, ao reforçar estratégias de combate à dengue na cidade.

Desce - Pessoas que persistem na prática ilegal de comercializar aves silvestres no Município.

UPB

O G16, grupo formado por prefeitos da Região Metropolitana de Feira de Santana, lançará candidato para disputar as eleições da União dos Municípios da Bahia (UPB). Três nomes estão sendo cotados para concorrer ao pleito: o prefeito de Conceição da Feira, João de Furão, Mauro Vieira, de Anguera, e o prefeito Rogério Costa, da cidade de Santo Estêvão, atual presidente do Portal do Sertão. Contudo, em contato com a reportagem do Jornal Folha do Estado, na tarde de ontem (9), o prefeito Mauro Vieira afirmou que não tem interesse no pleito pela UPB. A reportagem não conseguiu falar com os outros dois nomes apresentados.

Guga Leal

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), indicou o advogado Antônio Augusto Leal (Guga Leal) para ocupar o cargo de Procurador Geral do Município. O Executivo formalizou a apresentação do nome ontem (9), através de um ofício assinado pelo gestor. Cabe agora à Casa aprovar ou não a indicação do advogado.

Sair do Miolo

O vereador Galeguinho SPA (PSB) declarou que a população está cansada de ter o ex-prefeito José Ronaldo (UB) e o deputado federal Zé Neto (PT), como as únicas opções na reta final. "Tá na hora de sair desse miolo. Temos o maior entroncamento do Norte e Nordeste, e devemos utilizar isso. A população quer a renovação, ela está cansada de ter sempre na reta final a disputa entre Zé Neto e Zé Ronaldo", referiu.

Articulação

O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniu com 22 parlamentares baianos e prefeitos de cidades do interior do estado, na noite de terça (8), na Câmara de Deputados, em Salvador. Aplaudido ao dizer que será feito "o que for de interesse do Estado da Bahia e que necessitar de alguma articulação com o governo federal", ele se comprometeu com todos os deputados e deputadas, sendo ou não da base. A plenária, que contou com a presença do senador Otto Alencar e foi conduzida pela deputada federal Lídice da Mata, teve lotação máxima.

Zé Nunes

O governador Rui Costa (PT) exonerou José Nunes (PSD) do cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE) do governo da Bahia. O governador também designou João Neto Pinheiro da Silva, atual chefe de gabinete da SDE para, cumulativamente, responder pelo expediente da pasta. José Nunes é deputado federal e estava licenciado do mandato para atuar no secretariado de Rui Costa desde abril deste ano. Ele agora retorna para a Câmara dos Deputados, onde cumpre os últimos meses de seu mandato - a nova legislatura começa em fevereiro de 2023.

Marcelo Nilo

Sem sucesso nas urnas em sua tentativa de reeleição no pleito de 2022, o deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) já estaria de olho em uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). Nos bastidores do meio político, há quem diga que o parlamentar teria mantido contato com alguns deputados manifestando interesse no Tribunal. Com maioria, a bancada governista na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) deve definir o nome escolhido para o cargo, algo que dificultaria a vida de Nilo, que rompeu com Rui Costa (PT) e seu grupo político em 2022 e migrou para a base do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB).

Nilo I

Apesar do suposto desejo de assumir como conselheiro do TCM, Marcelo Nilo já defendeu a extinção da Corte no passado, durante seu período como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). À época, a discussão era pautada no fato de que os únicos estados com a presença de um tribunal de contas dos municípios, além da Bahia, eram Ceará, Goiás e Pará. O TCM-BA é responsável por julgar as contas das prefeituras e câmaras municipais de toda a Bahia.

Suplementação

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), afirmou que a Casa precisará de uma suplementação orçamentária, por parte do governo Rui Costa (PT), de pelo menos R$ 110 milhões. De acordo com Adolfo, apesar dele realizar uma gestão austera à frente da AL-BA, decisões de presidentes anteriores da Casa acabam sobrecarregando o orçamento do legislativo da Bahia.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/