Ponto e Vírgula 11/10/2023

Ponto e Vírgula 11/10/2023

Sobe - Rebeca Andrade por se consagrar bicampeã mundial do salto e Simone Biles, por ser Maior medalhista de mundiais da história.

Desce - Empresas brasileiras que figuram na lista suja do trabalho escravo.

Miraldo Gomes

O médico e ex-deputado federal Miraldo Gomes vai ter seu nome registrado em uma rua, no bairro Campo do Gado Novo. A denominação, em sua homenagem, foi aprovada hoje, pela Câmara, através de projeto de lei de autoria do vereador Lulinha (UB). Uma rua situada no bairro Campo do Gado Novo, agora é denominada Rua Doutor João Miraldo dos Santos Gomes. O Poder Executivo deverá sancionar a lei nos próximos dias. A Prefeitura fica obrigada a dar publicidade ao novo nome da artéria, efetuando a devida comunicando aos órgãos municipais e à sociedade.

Lopes Rodrigues

Oriundos de uma "casa clandestina", desativada em ação que contou com a participação do Ministério Público da Bahia, sete pessoas se encontram em tratamento, no Hospital Psiquiátrico Lopes Rodrigues (HELR), na condição de "residentes". Eram nove, quando o grupo de 63 indivíduos foi resgatado do local onde se encontravam, vivendo em condições sub-humanas, segundo relatou hoje (9), durante sessão especial na Câmara, a diretora da unidade, Iraci Leite. Foram recebidos por terem sido considerados pacientes em crise, "mas estamos trabalhando na saída deles", afirmou. A sessão foi iniciativa do vereador Sílvio Dias (PT).

Licitações

A Polícia Federal deflagrou ontem (10), a Operação Palácio do Saber, que investiga supostas irregularidades em procedimentos licitatórios cujos objetos alcançam a quantia de R$ 15 milhões. Um efetivo composto por um total de 63 policiais federais dá cumprimento a 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de São Félix do Coribe/BA, Bom Jesus da Lapa/BA, Vitória da Conquista/BA e Barreiras/BA. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, tendo em vista que um dos alvos é detentor de foro privilegiado por prerrogativa de função.

Trabalho de apps

De acordo com uma reportagem do Estadão, diante do impasse na negociação entre as empresas de aplicativos, como Ifood, e os entregadores por moto ou bicicleta, o governo deverá enviar um projeto de lei ao Congresso Nacional arbitrando os valores da remuneração mínima da atividade. Desde a semana passada, quando acabou oficialmente o prazo de funcionamento do grupo de trabalho criado pelo governo Lula sobre o tema, as partes tentam um acordo, sem sucesso. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, declarou ontem (9), que a previsão é enviar um projeto de lei ao Congresso com as bases dessa regulamentação em 15 dias.

Pirâmides financeiras

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras na Câmara dos Deputados teve o relatório final aprovado por unanimidade. O texto pede indiciamento de, ao menos, 45 pessoas, dentre elas estão o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, os donos da agência on-line de viagens 123Milhas e executivos da corretora de criptomoedas Binance. O documento, de autoria do deputado Ricardo Silva (PSD-SP), teve o aval dos demais parlamentares do colegiado.

Farpas

Os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Carla Zambelli (PL-SP) protagonizaram um embate no plenário da Câmara dos Deputados durante sessão. No calor das emoções, a dupla precisou ser separada pelos colegas. Tudo começou quando os parlamentares apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chamaram a Hamas, responsável pelos ataques a Israel, de terrorista. Lindbergh questiona se quem participou dos ataques golpistas no 8 de janeiro era terrorista e se quem tentou bombardear o aeroporto de Brasília também não seria.

PL

O presidente do PL Bahia, João Roma, traçou as metas do partido para as eleições municipais e revelou que já são cem diretórios montados em cidades baianas. "Nosso primeiro desafio é montar essa estrutura do PL, gerando maior capilaridade. Tanto nas eleições municipais quanto nas gerais, esperamos fazer a diferença aqui no estado", disse Roma. Ele destacou que o partido tem nomes fortes para a disputa eleitoral que se aproxima.

PSB e PDT

Dois partidos da base aliada do presidente Lula, PSB e PDT, decidiram se unir, de olho nas eleições municipais de 2024. Em uma reunião na semana passada, os presidentes das duas legendas selaram um acordo para que viabilizem juntos candidaturas em prefeituras pelo país. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo. Segundo a publicação, a ideia é de uma união acordada, para que se montem chapas de prefeitos e vice de acordo com a força de cada um dos partidos em cada uma das regiões. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/