Ponto e Vírgula 12/03/2024

Ponto e Vírgula 12/03/2024

Sobe - A Corrida TPM/Análise por levar um grande número de mulheres às ruas ratificando a força feminina no esporte.

Desce - Cidadãos que dificultam o trabalho de agentes de endemias que buscam prevenir doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti.

Aprovação de alunos

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) voltou a defender a portaria que flexibiliza a aprovação de alunos da rede estadual e afirmou que, antes de ser criticada, a medida havia sido avalizada pela APLB Sindicato. "Conversamos com a APLB. A APLB inicialmente deu 'ok'. Depois veio com uma conversa atravessada. Qual era a da APLB? 'Governador, ou secretária Adélia, percebemos aí um equívoco'. Vamos consertar", declarou o governador.

Aprovação de alunos I

Nas últimas semanas, o petista foi alvo de críticas que desgastaram sua imagem até mesmo entre setores da esquerda. Ele, por sua vez, nega ser a favor da aprovação automática em sala de aula. No modelo defendido, segundo Jerônimo, o estudante deve ser aprovado 'à medida que aprende'. "Esse é um conceito da escola brasileira. Se uma escola reprova muito, tem alguma coisa equivocada. Quando uma pessoa chega doente ao hospital, eu vou procurar a motivação e cuidar. É alimentação? Falta de exercício físico? É um remédio. É uma cirurgia? Se o hospital faz isso, a escola também tem que chamar e dizer: 'Qual foi o problema?'", disse Jerônimo à emissora de rádio.

PEC da reeleição

A proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dispõe sobre a possibilidade de uma reeleição do atual presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD), entrará na pauta de votação da Casa, na próxima quarta-feira (13). "48 horas a mais e está pronta para votação. Independente de acordo de lideranças como tudo na Assembleia para fluir melhor tem acordo. Então, a partir de quarta-feira, a PEC está pronta para ser votada", disse o pessedista, que completou afirmando que a aprovação do documento depende dos votos favoráveis de 38 colegas. Questionado se haverá unanimidade para a PEC que viabiliza o seu terceiro mandato, Menezes foi enfático e destacou que "toda unanimidade é burra".

Rui no Senado

Em meio à função de articulador do governo no Congresso Nacional, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), volta a ser especulado para disputar o Senado pela Bahia, em 2026, quando será o último ano do mandato do senador Jaques Wagner (PT). Questionado pela manhã, Rui admitiu a possibilidade. "[Sobre] o Senado, respondo outro dia para não tirar o foco da educação", disse. Em entrevista ao programa de Rádio Notícias, Rui Costa afirmou estar disposto a concorrer, mas pregou a "necessidade de alinhar" a ação com seu grupo político. "Sou parte de um projeto coletivo. Vou ter que conversar com Lula qual a melhor posição, melhor papel que eu possa desempenhar. O que eu não fiz em 2022 estou fazendo agora, submetendo meu nome, mas sempre ao diálogo coletivo com Lula, Jerônimo e Wagner".

Participação feminina

Ter uma gestão com olhar voltado às demandas sociais e dedicada, realmente, a resolver os problemas da população é quase garantido quando se elege mulheres, inclusive para os cargos de prefeitas e vereadoras. Diante de tal realidade e do desafio de incentivar candidaturas femininas nas eleições municipais de 2024, o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) alerta para a importantíssima participação do público feminino na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 20 e 23 de maio. Inscrições no site da CNM. Estudos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e de outras instituições comprovam a necessidade união para aumentar a representatividade feminina, uma vez que as mulheres são maioria no Brasil, e fazer cumprir a Lei 10.304/2009 que obriga os partidos políticos a reservarem 30% das candidaturas para mulheres.

Produção de cachaça

O Projeto de Lei 225/24 regulamenta a produção de cachaça e aguardente de cana-de-açúcar pela agricultura familiar. A proposta estabelece regras sobre registro, rotulagem e assistência técnica. O texto, em análise, na Câmara dos Deputados, é da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT-GO). Ela afirma que o objetivo é promover a produção da tradicional bebida brasileira pela agricultura familiar (agricultor, empreendedor familiar, cooperativa ou associação). "A proposição contribui para a redução da burocracia e dos custos associados à produção legal de cachaça e aguardente", disse Adriana Accorsi.

São Paulo

Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) aparecem tecnicamente empatados, na liderança pela Prefeitura de São Paulo, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada ontem (11). Em cenário com a presença de todos os pré-candidatos, o deputado federal Guilherme Boulos aparece com 30% das intenções de voto, contra 29% do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB). Em um segundo cenário apresentado pelo Datafolha - sem Kim Kataguiri -, Nunes tem 30% das intenções de voto, contra 29% de Boulos. No terceiro cenário exposto - sem Kim Kataguiri e Tabata Amaral -, Boulos e Nunes aparecem com 33% das intenções de voto, seguidos por Marina Helena, com 8%.

Comissão

Todos os sete integrantes da Comissão da Mulher, na Câmara de São Paulo, são homens. A única exceção neste mês da mulher seria Luana Alves (PSOL), mas ela recusou o convite para integrar o grupo. Participam da comissão - voltada também à saúde, à promoção social e ao trabalho - André Santos (Republicanos), Aurélio Nomura (PSDB), Hélio Rodrigues (PT), George Hato (MDB), Major Palumbo (Progressistas), Manoel Del Rio (PT) e Rodolfo Despachante (Progressistas). "Essa comissão, inclusive, é uma das menos concorridas da casa", disse a vereadora do PSOL. Nos anos anteriores, uma vaga na comissão era negociada para garantir a participação de pelo menos uma mulher. "Neste ano, nenhum dos vereadores homens aceitou negociações para que eu ou outra mulher tivesse a vaga", afirmou Alves. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/