Ponto e Vírgula 12/07/2022

Ponto e Vírgula 12/07/2022

Sobe - Procon de Feira, ao capacitar profissionais para qualificá-los no atendimento prestado à população da Cidade.

Desce - População brasileira, ao não tomar vacina contra gripe, fazendo com que mais de 50% de doses distribuídas fiquem paradas em postos de saúde.

Avaliação

Avaliando como fake news, o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (UB), acredita ser muito difícil que as contas do ex-prefeito de Salvador e pré-candidato a governador, ACM Neto (UB), sejam reprovadas pela Câmara Municipal de Salvador.

Tiro Pela culatra

Ele citou que o povo baiano entendeu que se tratava de questões políticas, e que "o tiro saiu pela culatra", fazendo com que fortalecesse ainda mais ACM. "Quem levou essa notícia? A irmã do candidato a vice do PT, depois da nota pública é que vim tomar conhecimento de que Marta é irmã", disse Ronaldo, referindo-se à vereadora Marta Rodrigues, irmã de Jerônimo Rodrigues.

Rui Costa

A nova rodada da pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record TV, trouxe o levantamento sobre a avaliação do Governo da Bahia, além das intenções de voto para governador e senador no estado. Na pesquisa, 55% dos eleitores aprovam a gestão de Rui Costa (PT). Outros 35% desaprovaram e 10% disseram que não sabem ou não responderam. A pesquisa Real Time ouviu 1.500 pessoas nos dias 06 e 07 de julho. Com 95% de confiança. A margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos. Registro no TRE: BA-02884/2022.

Notícias falsas

De 21 de junho a 6 de julho, o Tribunal Superior Eleitoral recebeu 83 suspeitas de notícias falsas, descontextualizada ou manipuladas sobre as eleições. Em média, o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições contabilizou cinco casos de fake news por dia. O Sistema de Alerta foi lançado pelo TSE em parceria com as empresas Google Brasil, YouTube, Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram, Kwai, TikTok, LinkedIn, Twitter e Spotify. A ferramenta será mantida até o fim deste ano.

Federais

Os atuais deputados do PT esperam receber pelo menos R$ 2 milhões de fundo eleitoral para financiar suas campanhas neste ano. A expectativa é que candidaturas femininas recebam volume próximo do teto do fundo, que será de R$ 3,1 milhões neste ano. O valor final de cada grupo ainda vai ser determinado pela Executiva petista.

Estaduais

A fatia do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o fundo eleitoral, que o PT irá reservar para campanhas aos governos estaduais deste ano é quase metade da que foi destinada a elas em 2018. Em 2018, o PT repassou 15% do total do fundo eleitoral da legenda, já em 2022, a fatia reservada aos candidatos a governador será 8,34% do total.

PcdoB

Um dos aliados mais leais ao PT, o PCdoB se insurgiu contra a escolha do ex-prefeito de Ibotirama, Terence Lessa (PT), como suplente de Otto Alencar no Senado. Junto com outras siglas da base, o partido pleiteava a indicação para a vaga através do líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador Augusto Vasconcelos. Em nota publicada no site da legenda, os comunistas negaram consenso na indicação. "A informação divulgada de que a indicação do nome do suplente teria sido de forma unânime não corresponde com os fatos", diz um trecho do comunicado.

Novidade

No ano em que completa 90 anos da sua criação, a Justiça Eleitoral traz uma novidade para eleitoras e eleitores. Um novo modelo de urna, a UE 2020, será inaugurado nas eleições do próximo mês de outubro. O equipamento trará avanços em recursos de segurança, acessibilidade, transparência e agilidade. Na Bahia, das mais de 40 mil urnas eletrônicas previstas para a realização do pleito, quase 15 mil serão do novo modelo. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/