Ponto e Vírgula 12/11/2025

Ponto e Vírgula 12/11/2025

SOBE - UPB, por mobilizar municípios para implantação de Planos Municipais de Educação Antirracista. 

DESCE - Ex-prefeito, por ser multado por autopromoção ao usar jingle de campanha na festa da cidade. 

Sem licitação

O Fundo Municipal de Educação de Feira de Santana oficializou, por meio de dispensa de licitação, a contratação do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN), para a realização do novo concurso público da Secretaria Municipal de Educação. O extrato do contrato, publicado ontem, no Diário Oficial do Município, tem valor total de R$ 6,6 milhões e prevê a prestação de serviços de organização, elaboração, aplicação e correção de provas, além da divulgação e publicação dos resultados.

Sem licitação I 

De acordo com o extrato da publicação, a vigência do contrato é de até 24 meses, e a assinatura ocorreu em 4 de novembro, sendo ratificada pelo gestor do Fundo Municipal de Educação, o secretário Pablo Roberto. O parecer da Procuradoria Geral do Município respaldou a contratação direta. O concurso público tem como objetivo o provimento de 1.000 vagas para professores da rede municipal de ensino. Com a escolha do IDECAN, a expectativa é de que o edital do certame seja divulgado em breve, mas ainda sem data definida. As informações são do site Bahia na Política.

Promoção pessoal

Na mira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia, o ex- -prefeito de Bom Jesus da Serra, Jornando Vilas Boas Alves, mais conhecido como Jornandinho, foi multado em uma decisão que pode configurar improbidade administrativa. A 2ª Câmara Julgadora do TCM considerou procedente uma denúncia de autopromoção em eventos públicos realizados em 2022. A decisão foi proferida, na sessão de quarta-feira (5) e, conforme as normas do Tribunal, cabe recurso. A irregularidade ocorreu durante as festividades de aniversário da cidade. Segundo o colegiado, o ex-prefeito subiu ao palco da festa e solicitou a execução de uma música idêntica ao jingle de sua campanha eleitoral.

Bahia na COP 30 

A agricultura familiar baiana ganhou destaque, no cenário mundial, na segunda-feira (10), durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA). A Cooperativa Ser do Sertão, de Pintadas, representou a Bahia trazendo exemplos de sustentabilidade, tecnologia social e protagonismo feminino, no enfrentamento às mudanças climáticas, em uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), para o fortalecimento da agricultura familiar por meio de investimentos.

Moema Gramacho 

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia acolheu, na sessão de quarta-feira (5), as recomendações de uma Auditoria Temática que identificou diversas irregularidades, na Atenção Básica à Saúde de Lauro de Freitas, relativas ao exercício de 2023, durante a gestão da então prefeita, Moema Gramacho (PT). O relatório foi encaminhado à atual administração municipal, comandada por Débora Regis (União Brasil), para que sejam implementadas as correções necessárias em benefício da população.

PGR 

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu mais uma vez, ontem (11), a condenação dos nove réus do núcleo 3 da trama golpista, que tentou manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no poder após derrota eleitoral em 2022. As informações são do portal Agência Brasil. As investigações sobre esse grupo "escancaram a declarada disposição homicida e brutal da organização criminosa", afirmou Gonet.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 09 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/