Ponto e Vírgula 12/12/2023

Ponto e Vírgula 12/12/2023

Sobe - Santa Casa de Feira de Santana, por atingir marca de 15 mil procedimentos realizados no setor de hemodinâmica.

Desce - Congresso por ser reprovado por 35% dos brasileiros.

Troféu

Com mais de 1.500 votos já computados, segue nas redes sociais da Câmara Municipal, até as 23h59min, desta terça (12), o processo de escolha popular dos destaques do ano na mídia feirense - jornalistas/radialistas e empresas de comunicação -, especialmente na cobertura jornalística das atividades do Poder Legislativo no período. O evento é tradicionalmente promovido pela Casa da Cidadania, no mês de dezembro, antes do início do recesso parlamentar. Os vencedores em diversas áreas da comunicação, divididas em duas categorias vão receber o Trofeu Jornalista Arnold Silva.

Orçamento 2024

Uma articulação que envolve vereadores da oposição e a Mesa da Câmara Municipal de Feira de Santana pode levar o Legislativo a um fato inédito. Encaminhar o Orçamento 2024 à Prefeitura de Feira de Santana para sanção sem passar pelo plenário. Ou seja, pelos vereadores. Alguns vereadores entendem que há uma brecha, no Regimento Interno, que permite apenas o Parecer da Comissão de Orçamento e Finanças. A base do governo já se articula no plenário e judicialmente para contestar a manobra. Não custa lembrar que o recesso começa no próximo dia 15 e a última sessão ordinária é quinta-feira (14).

Cobrança

O secretário-geral do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, cobrou do governador Jerônimo Rodrigues (PT) medidas para enfrentar as graves consequências provocadas pela seca na Bahia, em especial no semiárido. Ele ainda criticou a demora do governo em apresentar ações para mitigar a crise, uma vez que os efeitos do fenômeno El Niño já eram esperados e a situação da seca no Estado já vem se agravando. "A verdade é que o poder público, principalmente o governo do Estado, poderia estar tomando medidas e não é de hoje", disse.

Juazeiro

O deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB) denunciou a diminuição drástica das vagas em Medicina e a suspensão do semestre de diversos cursos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). O parlamentar encaminhou um ofício ao ministro da Educação, Camilo Santana, pedindo que interceda para que a universidade volte atrás da decisão. Com a repercussão da notícia, os alunos da universidade, juntamente com vários pais, soltaram uma nota convocando a comunidade estudantil a se manifestar.

Crime organizado

Após ter quarto CPIs funcionando em 2023, a Câmara dos Deputados pode começar 2024 com a abertura de mais uma comissão parlamentar de inquérito. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles. Ontem (11), o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) conseguiu as assinaturas mínimas necessárias e protocolou o requerimento para criação da CPI do Crime Organizado.

Novo slogan

O governo federal lançou em rede nacional, uma campanha com o slogan "O Brasil é um só povo". De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o objetivo é transmitir mensagens de "paz" e "reconstrução de laços", além de reforçar relações familiares e de amizade. A divulgação do material publicitário pelo Palácio do Planalto ocorre após integrantes do PT, incluindo o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defenderem em conferência eleitoral do partido que o tom da disputa de 2024 nos municípios será de polarização com o bolsonarismo.

Lobby

O lobby brasileiro tem 75% dos cargos mais altos ocupados por homens, e no total da profissão 72% dos funcionários são brancos. Os dados estão em uma pesquisa do think tank Pensar RelGov. A pesquisa "O perfil do profissional de relações governamentais 2023", organizada por Eduardo Galvão, entrevistou 201 profissionais do setor. Esse grupo se declarou 72% branco, 21% pardo, 5% preto e 1% amarelo. Portanto, o pessoal de negros é de 26%. Em um mesmo cargo de alto escalão, o salário de um lobista branco é de R$ 43,4 mil em média. Para uma lobista negro, R$ 33,2 mil.

Arquitetura hostil

O governo federal publicou o decreto que regulamenta a Lei nº 14.489/2022, denominada de "Lei Padre Júlio Lancellotti". A medida proíbe a aporofobia, ou medo e à rejeição aos pobres, através da "arquitetura hostil". O conceito faz referência a projetos urbanos e construções feitas para afastar dos espaços livres de uso público pessoas em situação de rua. A regulamentação da lei está listada no conjunto de planejamentos e planos para a população em situação de rua que também está sendo divulgado hoje, após um prazo de 120 dias dado pelo STF.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/