Ponto e Vírgula 14/02/2024

Ponto e Vírgula 14/02/2024

Sobe - Tecnologia da SSP, que através do Reconhecimento Facial conseguiu capturar 31 foragidos da Justiça, no Carnaval.

Desce - Familiares que cometem os mais diversos tipos de violência contra idosos, em Feira, o que elevou o número de queixas na cidade.

Egito e Etiópia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou ontem (13), para o Egito, país recém-integrado ao Brics, bloco que reúne economias emergentes como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A proposta da viagem é reforçar os laços entre os dois países. No Egito, Lula tem agenda marcada com o presidente Abdel Fattah El-Sisi, no Cairo, nesta quarta-feira (14). Também está prevista uma possível visita à Liga Árabe, grupo de países árabes que tem sua sede no Cairo. Também será discutida a possibilidade de ampliar as exportações agropecuárias do Brasil para o Egito.

PP

O Partido Progressista, que está de namoro com o governo Jerônimo Rodrigues (PT), não deve fechar apoio esse ano, apesar da bancada estadual na Assembleia Legislativa da Bahia já estar votando em projetos do governo. "Eu vejo o governo dele, se tiver de ter o apoio nosso perante a bancada, tem tido, as emendas parlamentares que estamos aprovando em Brasília e da minha parte é esperar o momento para que nós possamos sentar à mesa. Eu espero que depois das eleições, se tiver de acontecer isso, possa fazer", afirma o deputado federal Claudio Cajado (PP).

PL

Em ano eleitoral, a operação da Polícia Federal que implicou o ex-presidente Jair Bolsonaro, alguns de seus principais aliados e o presidente de seu partido (PL), Valdemar Costa Neto, poderá ter um impacto direto nos planos para as eleições municipais deste ano e até mesmo para atuação do partido no Congresso. Uma das principais medidas autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal ao qual está ligada a operação, é que os envolvidos na investigação não conversem ou tenham qualquer tipo de contato entre si. Isso inclui Bolsonaro e o presidente de seu partido.

Mudança de foco

O Partido dos Trabalhadores (PT), que costuma investir em campanhas para eleger um alto número de prefeitos pelo país, decidiu mudar o foco este ano. Segundo a coluna de Lauro Jardim, do O Globo, a sigla vai trabalhar para aumentar a quantidade de vereadores. O motivo é que o partido tem em mãos pesquisas e estudos que mostram que vereadores eleitos se tornam cabos eleitorais mais eficientes para a disputa de deputados federais em 2026. Como o projeto do PT é nacional, os petistas querem fazer uma base forte na Câmara dos Deputados em 2026 para, caso o presidente Lula se reeleja, governar sem ficar tão refém do Centrão.

Vitória da Conquista

O corpo do ex-deputado estadual Leônidas Cardoso foi sepultado na tarde de domingo, 11, em Vitória da Conquista. Deputado por três mandatos, entre 1979 e 1991, Leônidas morreu no sábado, 10, aos 82 anos, devido a complicações de saúde. O velório foi realizado na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, onde uma missa em homenagem ao político foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Josafá Menezes. Leônidas deixou quatro filhos: Leônidas, Lívia, Yuri e Matheus.

Herança

O recém-empossado ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, herdou de seu antecessor, Flávio Dino, uma pasta com a política de controle de armas ainda em formatação e com a Polícia Federal sem estrutura para receber os CACs (colecionadores, atiradores desportivos e caçadores). Adicionalmente, a nova administração chega com uma promessa não concretizada da anterior: o Recompra. O programa está previsto no novo decreto de armas e tem o intuito de estimular a população a entregar voluntariamente suas armas em troca de compensações financeiras.

30 anos

Caso seja processado e condenado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de Direito e associação criminosa, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá ficar inelegível por mais de 30 anos. Agora, na hipótese de uma sentença criminal condenatória em torno de um plano de golpe, provavelmente o maior prejuízo ao ex-presidente decorreria do teor do artigo 15 da Constituição Federal.

Agenda cancelada

A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, cancelou uma viagem que faria aos Estados Unidos, na segunda-feira (12). A informação foi confirmada pela senadora Damares Alves (PL/DF), que faria a turnê por igrejas evangélicas com ela. O motivo do cancelamento foi a operação da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro (PL). "Estou em Miami me preparando para os eventos Mulheres Protagonistas. Claro, a nossa ex-primeira-dama não pode vir. Todos estão acompanhando o que está acontecendo no Brasil. Era mais fácil para mim ter ficado lá. O meu DF também está passando por grandes problemas nestes dias (em referência às fortes chuvas que atingiram a capital do País nesta semana), mas eu decidi vir, porque é neste momento que nós precisamos fortalecer o movimento conservador no Brasil e fora do país", escreveu Damares no perfil oficial do evento no Instagram. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/