Ponto e Vírgula 14/03/2024

Ponto e Vírgula 14/03/2024

Sobe - Hospital Clériston Andrade por completar 40 anos trilhando um caminho de serviços e inovações tecnológicas.

Desce - A falta de educação de pessoas que não zelam corretamente pelas suas casas permitindo a criação de focos do Aedes aegypti.

Ipirá

A vice-prefeita Nina Gomes anunciou, no último sábado (09), o lançamento de sua pré candidatura à Prefeitura de Ipirá. O evento reuniu figuras políticas, como o ex-deputado estadual Jurandy Oliveira, o deputado federal Cláudio Cajado, o deputado estadual Luciano Simões e o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Marcelo Oliveira. A presença do ex-prefeito de Ipirá, Dr. Luiz Carlos, vereadores, suplentes e de pré-candidatos a vereador, demonstrou a mobilização e união da base política de Nina.

Demissão em massa

"Ao invés de contratar mais pessoas para poder oferecer um serviço de mais qualidade, a empresa está demitindo, sem critério, desrespeitando os acordos trabalhistas". Foi o que disse o deputado estadual Robinson Almeida (PT) sobre uma suposta demissão em "massa" e o não cumprimento do acordo coletivo da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) com o Sindicato dos Eletricitários da Bahia. Segundo o parlamentar, entre janeiro e fevereiro foram demitidos 60 trabalhadores, número três vezes superior ao registrado, no mesmo período dos últimos cinco anos, quando 20 trabalhadores teriam sido desligados da companhia de eletricidade.

Mudanças

Após Alan Sanches confirmar a mudança na liderança do União Brasil, na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Marcinho Oliveira teria ficado insatisfeito e chegou a criticar a condução do processo que agora coloca o parlamentar Robinho à frente da sigla na AL-BA. Segundo Marcinho Oliveira, o deputado Alan Sanches não teria dialogado com os demais e teria feito uma imposição ao nome de Robinho. Em entrevista ao Bahia Notícias, Sanches afirmou que não tem poder de condução e que é apenas um membro do União Brasil.

Procurada

Presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro foi procurada pela ex-esposa do deputado Zé Trovão. No requerimento enviado à ex-primeira-dama, Jéssica Veiga diz que foi calada, dentro do partido, por denunciar o parlamentar com base, na Lei Maria da Penha. Jéssica cobra a sua recondução à presidência do PL Mulher, no município de Joinville (SC). Ela foi destituída do cargo após pedido de Zé Trovão, que alegou necessidade de afastamento por haver uma medida protetiva impedido o contato entre ambos.

Surpresa

Em sua primeira sessão deliberativa como presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, o deputado Alberto Fraga (PL-DF) surpreendeu os seus colegas de partido e da oposição ao governo federal. Na pauta dos trabalhos de terça, estavam cinco pedidos de convocação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Os requerimentos de convocação justificavam a presença do ministro da Justiça para explicar medidas que têm sido adotadas pela pasta para conter o avanço do crime organizado no Brasil.

Verba de publicidade

O Jornal Nacional é o programa de TV que mais recebeu verba publicitária do governo federal, no primeiro ano da atual gestão Lula (PT). Os anúncios direcionados ao principal telejornal da TV Globo somam ao menos R$ 24 milhões. O programa chegou a ser o terceiro colocado, no mesmo ranking, durante a gestão Jair Bolsonaro (PL), quando a maior parcela da verba de anúncios foi direcionada ao Jornal da Record pertencente à líderes da Igreja Universal.

Bivar

O ex-prefeito de Salvador e atual secretário-geral do União Brasil, ACM Neto, anunciou que a Executiva Nacional do partido está considerando remover Luciano Bivar da presidência na próxima semana. Segundo Neto, o estatuto da legenda permite essa ação de forma cautelar. Espera-se que o partido se reúna para discutir o assunto e conceder a Bivar um prazo para apresentar sua defesa. ACM Neto observou que a relação de Bivar com o partido "era ruim" e nos últimos dias "piorou tudo".

Conselho de ética

Depois de mais de 13 meses, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deve voltar a instalar o Conselho de Ética, comissão que é responsável pelo julgamento interno de deputados estaduais. O colegiado estava sem ser formado desde 1º de fevereiro de 2023, quando a atual legislatura se iniciou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/