Ponto e Vírgula 14/07/2023

Ponto e Vírgula 14/07/2023

Sobe - 36 queijos baianos por serem medalhistas no VI Prêmio Queijo Brasil.

Desce - Embasa, Coelba e Claro por serem as campeãs em reclamação no Procon.

Baianos

A presença de parlamentares baianos em posições de destaque no Congresso Nacional tem sido uma constante. No Senado Federal Jaques Wagner (PT) é o líder do Governo e Otto Alencar o líder do PSD. Já na Câmara Federal temos: Elmar Nascimento líder do União Brasil, Antônio Brito do PSD e Adolfo Viana do PSDB. E mais Claudio Cajado (PP) na relatoria do Arcabouço Fiscal e Alice Portugal (PC do B) que é vice-líder do Goferno e Arthur Maia (União Brasil) na CPI do 8 de janeiro e Félix Mendonça Júnior (PDT) presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico.

Jordávio Ramos

O deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que tem como objetivo incentivar a doação de sangue na Bahia por meio da destinação de ingressos para eventos culturais e esportivos aos doadores. Inspirado em um caso de sucesso, no Rio de Janeiro, onde a iniciativa resultou em um recorde de doações, a proposta busca mobilizar a população e fortalecer os estoques dos bancos de sangue.

Guaratinga

A prefeitura da cidade de Guarantiga vem chamando a atenção do Ministério Público da Bahia (MP-BA) por conta dos valores gastos com contratos de dispensa/inexigibilidade eventualmente firmados com escritórios de advocacia e assessorias jurídicas. Segundo dados do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), apenas em 2021, a gestão da prefeita Marlene Dantas (UB) gastou R$ 593.800,00 com consultoria jurídica. A quantia vem sendo questionada pela Corte por ser desproporcional e incompatível.

Recesso branco

O Congresso adotará, a partir da próxima semana, o chamado "recesso branco", a partir de um acordo informal entre os parlamentares. Deputados e senadores terão duas semanas de "férias", sem sessão nas duas Casas. O período será extraoficial, já que os congressistas não votaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), condição estabelecida na Constituição para o início do recesso do meio do ano. A análise não foi realizada por consenso com o governo Lula. O recesso começará na terça-feira, 18, e vai até o dia 31 de julho. Isso significa que Câmara e Senado não votarão mais nenhum projeto relevante até o final do mês. Os parlamentares continuarão recebendo o salário mensal bruto de R$ 41.650.

Lauro de Freitas

O presidente do PP de Lauro de Freitas, André Miranda, anunciou oficialmente que o partido não integra mais a base da prefeita Moema Gramacho (PT). Ele é liderado do deputado federal João Leão (PP), que pretende caminhar com a oposição no município no pleito de 2024. Apesar do rompimento, os vereadores e lideranças pepistas que ocupam cargos na Prefeitura decidiram seguir ao lado de gestora. Logo depois do anúncio do presidente municipal do PP, o vereador pepista Loxa Lopes divulgou um vídeo nas redes sociais garantindo que segue ao lado de Moema.

Centrão

Partidos do chamado Centrão conseguiram avançar, nos últimos dias, nas negociações de cargos no novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A entrada do bloco formado pelas legendas Republicanos e PP já é considerada "certa" por interlocutores do Palácio do Planalto. As conversas se intensificaram após a semana de esforço concentrado na Câmara dos Deputados, que levou à aprovação de pautas importantes para o Executivo, como a reforma tributária e o retorno do voto de qualidade que beneficia o governo no Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf). Partidos de centro, que foram fundamentais para resultados positivos do governo nas últimas semanas e no primeiro semestre, olham com volúpia para cargos de primeiro, segundo e demais escalões do governo federal.

Barroso

O ministro do STF Luís Roberto Barroso fez críticas ao bolsonarismo em um discurso no congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília. Com a repercussão das declarações, parlamentares aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmaram que vão entrar com pedido de impeachment contra o magistrado. As falas de Barroso foram uma reação a um grupo de estudantes que protestava contra a presença do ministro, chamado de "inimigo da enfermagem e articulador do golpe de 2016", em referência aos votos do magistrado sobre o piso salarial da categoria e o rito do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Barroso foi vaiado.

5ª série

Deputados bolsonaristas ganharam de integrantes da base governista o apelido de "turma da 5ª série", por tentarem tumultuar os trabalhos da CPI do 8 de janeiro. A expressão é usada para criticar o que eles veem como comportamentos infantis dos parlamentares. A alcunha é aplicada a deputados como André Fernandes (PL-CE), Maurício Marcon (Podemos-RS), Abílio Brunini (PL-MT) e Éder Mauro (PL-PA) - esses dois últimos não são membros do colegiado. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/