Ponto e Vírgula 15/07/2023

Ponto e Vírgula 15/07/2023

Sobe - Feira de Santana por estar habilitada para receber Casa da Mulher Brasileira

Desce - Empresário condenado a pagar R$ 30 milhões por tráfico de mulheres.

A publicação

A presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Eremita Mota Araújo (PSDB), publicou no Diário Oficial Eletrônico a promulgação de Emenda à Lei Orgânica do Município, que o vereador poderá assumir cargo de Ministro de Estado, Secretário de Estado, do Distrito Federal, Secretário de Município, Chefe de Missão Diplomática, Diretor, Presidente, Superintendente e Gerente de Órgãos Públicos Municipais, estaduais, federais e qualquer cargo de provimento temporário, comissão ou assessoria.

PT

A ideia de puro sangue no PT deve ser colocada de lado. Com 35 hoje, espera ter até as eleições de 2024 a filiação de mais 40 chefes municipais. O PT nas últimas eleições perdeu muito espaço no interior para partidos aliados como o PSD e PP, que juntos em 2020 chegaram a ter mais de 200 prefeitos dos 417 na Bahia.

Republicanos

Membros do alto escalão do partido Republicanos negam que estão em negociação com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo um líder da sigla, "há muita especulação sobre o tema", mas não existem conversas nesse sentido. A expectativa é de que, pelo menos até o segundo semestre, após o recesso parlamentar, não haja avanço. Além disso, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também teria sinalizado de forma negativa a uma entrada da legenda na gestão federal.

Republicanos I

Em tratativas com partidos do chamado Centrão, o governo Lula está promovendo uma reforma ministerial para dar cargos a membros dessas siglas e conseguir maior trânsito no Congresso - como aconteceu com o deputado federal Celso Sabino (União-PA), que vai assumir o Ministério do Turismo. No caso do Republicanos, a ideia seria substituir Ana Moser, ministra dos Esportes, pelo deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Apesar da negativa de negociação, o deputado Silvio Costa Filho esteve com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em um jantar fora da agenda na noite de quarta-feira, 12, em Brasília.

Visitas

Ponto central na narrativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste terceiro mandato, a diplomacia foi intensa em seus dois governos anteriores, quando o Brasil recebeu o maior número de visitas de líderes internacionais para encontros bilaterais da história. O período que abarca os governos Lula 1 e 2 (2003 a 2010) registrou ao menos 120 visitas de chefes de Estado e de governo, mais que o dobro dos mandatos do antecessor Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e da sucessora Dilma Rousseff (PT).

Roma

O presidente do PL Bahia, João Roma, criticou em suas redes sociais a declaração do ministro do STF, Luís Roberto Barroso, de que teria derrotado o bolsonarismo. "A declaração do ministro Luís Roberto Barroso em congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) de ter "derrotado o bolsonarismo", em nada ajuda o fortalecimento das instituições públicas nem o serenar dos ânimos políticos", escreveu Roma, em sua conta no Twitter. Ainda segundo o presidente do PL, a manifestação do magistrado vai de encontro ao princípio de que a Justiça não pode nem deve tomar partido.

ACM Neto

Ex-prefeito de Salvador e presidente da Fundação Índigo, ACM Neto disse que a escalada da violência na Bahia é assustadora. "Somente esta semana, várias ocorrências trouxeram dor e sofrimento em nosso Estado", afirmou ACM Neto, em suas redes sociais. O ex-prefeito citou como exemplo a morte da estudante universitária Camila dos Santos, 23 anos, atingida por uma bala perdida na praça Lord Cochrane "Ela foi brutalmente assassinada. No interior, a realidade não é diferente: uma criança de 10 anos foi assassinada em Juazeiro e uma família foi sequestrada em Jequié. Isso, inclusive, afeta a educação de crianças e jovens porque 46 escolas, somente em Salvador, foram obrigadas a suspender as aulas este ano por causa da violência", disse ACM Neto.

Estelionato digital amoroso

Um crime muito comum atualmente está na mira de uma deputada federal baiana: o estelionato digital amoroso. Um projeto de lei da deputada federal Rogéria Santos (Republicanos) propõe a alteração do Código Penal Brasileiro, com a criação da Parte Especial Digital, para a penalização do crime. "É válido ressaltar que a pena em vigência para o crime referenciado não tem conseguido frear os criminosos dessas práticas, pelo contrário, a medida em que a tecnologia evolui, as práticas criminosas vem sendo bastante comum, ao ponto que pessoas inocentes vem sofrendo diversos danos, como de nível financeiro, moral, familiar, psicológico, dentre outros, e até mesmo, com risco de terem a privação de sua liberdade injustamente porque os seus dados foram utilizados de forma indevida configurando como se fossem criminosos, enquanto que na verdade, são as reais vítimas", justificou a parlamentar. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/