Ponto e Vírgula 15/08/2024
Sobe - Equipes feirenses, que obtiveram destaque, na Copa Nordeste de Baleado, no último fim de semana.
Desce - Advogado, por ter comprado carro furtado, na 'mão' do primo, e acabar detido na BR 324.
Pesquisa/Feira
Pesquisa encomendada pelo FalaGenefax/Foco Bahia Pesquisas mostra acirramento na disputa eleitoral em Feira de Santana. Conforme a amostragem, a corrida pela sucessão municipal, na maior cidade do interior da Bahia, deve ser decidida no segundo turno, assim como nas eleições de 2020. O ex-prefeito José Ronaldo (União Brasil), aparece com 36% das intenções de voto, contra 30% do deputado federal licenciado Zé Neto (PT), uma diferença de apenas 6%. Carlos Medeiros (Novo) não pontuou. Os dados mostram ainda que 19% dos eleitores estão indecisos, enquanto 11% declararam voto branco ou nulo.
Não rolou
Um serviço de manutenção realizado pela Coelba, na rede de energia elétrica, nas proximidades da Câmara Municipal de Feira de Santana, impediu a Casa da Cidadania realizar a sessão ordinária, de ontem (14). A interrupção no fornecimento de energia ocorreu devido a explosão de transformador em um poste, localizado na rua Barão de Cotegipe, Centro. A sessão prevista para hoje (15), será realizada normalmente, desde que o problema esteja solucionado.
Título
Personalidade religiosa com atuação destacada também na área social, em Feira de Santana, Marla Oliveira Santos (Íyánifá Fátóún) deverá receber do Poder Legislativo, o título de Cidadania Feirense. O projeto de Decreto Legislativo n° 17/2024, propondo homenagem à líder espiritual de religião de matriz africana foi aprovado esta semana pelo plenário da Câmara. Baiana, da cidade de Valente, ela tem residência fixa, na Princesa do Sertão, desde a juventude. Além de trabalhar na promoção da fé, segundo justificativa do projeto, Marla Oliveira desenvolve importantes ações sociais no Município há muitos anos.
Mais acessibilidade
O acesso ao transporte público gratuito, em Feira de Santana, é concedido às pessoas com deficiência, mediante apresentação de laudo expedido por médico exclusivamente vinculado à rede de saúde municipal. Uma alteração à lei 2.397/2023 pode beneficiar aos servidores, na medida em que prevê a emissão do documento por profissional de saúde devidamente habilitado, não apenas o que pertença aos quadros da Prefeitura. A proposta foi aprovada em segunda discussão na Câmara Municipal.
Carnavalgada
Promovida pelo Grupo Chapéu de Couro, no povoado Caatinga, distrito Tiquaruçu, mais uma famosa cavalgada realizada neste município, deve passar a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos de Feira de Santana. Trata-se da Carnavalgada, como é mais conhecida a festividade. A sua inclusão no rol dos acontecimentos oficiais está prevista no Projeto de Lei nº 10/2024, aprovado em segunda discussão pela Câmara Municipal durante a sessão de terça-feira (13). Agora, a proposta aguarda ser sancionada pela Prefeitura.
MOC
Embora a seca esteja assolando a zona rural de Feira de Santana, o poder público municipal não tem feito esforços para amenizar o sofrimento dos agricultores familiares. Uma demonstração disto é que, até a presente data, O Movimento de Organização Comunitária (MOC) está apelando, ao Poder Executivo Municipal, que decrete situação de emergência em Feira de Santana. A reivindicacao foi feita hoje, na Triuna Livre da Câmara, pela presidente do órgão, Conceição Borges. "Sem a edição deste documento, não podemos trazer políticas públicas que poderiam auxiliar neste momento. Infelizmente, não observamos nenhum movimento que garanta a esta população o mínimo para continuar vivendo no campo", criticou. Conceição chamou a atenção das autoridades municipais para os prejuízos que estão ocorrendo na produção.
Deltan, em Feira
O ex-procurador da República, Deltan Dallagnol, estará, hoje, em Feira de Santana para realizar uma palestra com o tema Lava Jato e a Corrupção no Brasil. Deltan é jurista, político, embaixador do Partido Novo e foi coordenador das investigações da Operação Lava Jato. No evento ele vai falar um pouco sobre sua trajetória como jurista, além de detalhes das investigações dos crimes de corrupção na Petrobras e outras estatais. O encontro será realizado no Hotel Ibis, a partir das 8h30. As inscrições são gratuitas e limitadas.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.