Ponto e Vírgula 16/03/2024

Ponto e Vírgula 16/03/2024

Sobe - Governo Ucraniano, pela coragem de reagir ao poderio da Rússia, invasora do seu território, bombardeando refinarias de Putin.

Desce - Bolsonaro, ao forçar o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, a acionar o TSE contra as urnas eletrônicas. Palavras do próprio.

Forçado

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse em depoimento à Polícia Federal que foi pressionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e parlamentares do Partido Liberal para acionar o Tribunal Superior Eleitoral para levantar suspeitas sobre a confiabilidade das urnas. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo. "Quando houve o vazamento do relatório do IVL (Instituto Voto Legal), os deputados do Partido Liberal e então presidente BOLSONARO o pressionaram para ajuizar tal ação no TSE", diz o depoimento.

Um lorde

Antes de suspeitar que o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil-PE) tenha sido responsável pelo incêndio em duas casas de sua família, em praia de Pernambuco, o presidente nacional eleito do União Brasil, Antônio Rueda, tinha uma outra ideia sobre o agora rival. Há três anos, Rueda enxergava que Bivar fosse um "lorde incapaz de fazer mal". A fala surgiu em um contexto em que o então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que na época era do PSL, assim como Rueda e Bivar, pediu a cabeça do então deputado federal Julian Lemos, da Paraíba.

Incapaz de fazer mal

Bivar não atendeu a expectativa de Bolsonaro. No entanto, atualmente, Rueda mudou o posicionamento sobre Bivar, principalmente após os incêncios das casas, em Pernambuco. Rueda foi eleito presidente nacional do União Brasil, em 28 de fevereiro. Atualmente no cargo, Bivar insinuou que tem denúncias contra Rueda, mas não as revelou. Com informações do colunista do portal Metrópoles, Paulo Cappelli.

Água filtrada

O costume de alguns países da água filtrada de graça, em alguns estabelecimentos, pode chegar à Bahia. Um projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa do estado (Alba), obriga que bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e estabelecimentos a servirem a bebida de forma gratuita quando solicitado pelos clientes. O Projeto de Lei N° 25.223/2024, de autoria do deputado Jordavio Ramos (PSDB), detalhou que além da obrigatoriedade sobre o serviço, é necessário que a água seja potável e filtrada.

Argentina

De forma inédita, o Senado da Argentina rejeitou o megadecreto liberal de Javier Milei em vigor desde dezembro. Ao mesmo tempo, para que deixe de valer, o texto também precisa ser rechaçado por inteiro na Câmara dos Deputados, que ainda não tem previsão de votá-lo. A coalizão governista só tem sete cadeiras no plenário e não conseguiu apoio suficiente da "oposição dialoguista", composta por partidos de direita, centro-direita e centro. Do outro lado, o peronismo teve o maior peso. Esta é a segunda derrota do presidente argentino, no Congresso, em pouco mais de um mês. Em fevereiro, Milei decidiu retirar seu pacote da "lei ônibus" da Câmara, que já havia aprovado o projeto em geral, após discordâncias sobre artigos específicos.

Pauta municipalista

Prioridade para a votação, nas próximas semanas, tanto na Câmara quanto no Senado, de projetos que atendam às demandas de prefeitos e representantes de entidades municipalistas, como, por exemplo, a proposta que trata do novo regime especial dos precatórios. Este foi o pedido feito à Mesa Diretora da Câmara e às lideranças partidárias pelo deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA), em pronunciamento na tribuna do Plenário. No seu discurso, o deputado baiano disse ser urgente que a Câmara e o Senado coloquem com urgência em votação diversas proposições que possam melhorar a complicada situação de milhares de prefeituras brasileiras.

Nova Fátima

O deputado estadual e presidente do Solidariedade, na Bahia, Luciano Araujo, anunciou no município de Nova Fátima que a sigla vai tentar assumir o poder Executivo em 2024. O partido está confirmando o nome de Assis Porto, como pré-candidato a prefeito do local. "O Solidariedade cresce a todo vapor na Região do Sisal. E selamos a pré-candidatura de Assis Porto e o pré-candidato a vice será Gilmario do Sindicato, vereador mais votado da cidade. Ele era ligado ao grupo de oposição e junta-se à união do atual prefeito Adriano de Rosalvo. A cada dia esse grupo cresce mais em Nova Fátima, consolidando a sua força", disse Luciano Araujo. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/