Ponto e Vírgula 17/08/2022

Ponto e Vírgula 17/08/2022

Sobe - Projeto Casamento Coletivo da Prefeitura de Feira, por oficializar o matrimônio gratuitamente para pessoas de baixa renda.

Desce - Gestores públicos que foram punidos e integram lista dos fichas sujas entregue pelo TCM e TCE ao TRE.

FUNDEF

"Agora é lei e o valor do FUNDEF precisa ser pago". A afirmação é do vereador Professor Ivamberg (PT), durante promulgação da lei nº 389/2022, referente ao projeto de lei nº 171/2022 de sua autoria, e dos vereadores Jhonatas Monteiro (PSOL) e Pedro Cícero (Cidadania). A promulgação aconteceu durante sessão ordinária, na manhã de ontem (16,) na Câmara Municipal.

Ação de saúde

Uma ação de saúde será realizada no próximo sábado (19), das 8h às 13h, no bairro Rua Nova. A informação é do vereador Correia Zezito (Patriota) durante pronunciamento na Câmara Municipal, ontem (16). De acordo com o parlamentar, ele enviou um ofício ao prefeito solicitando que fosse realizada a ação e o seu pedido foi atendido.

Regularização

O processo de Regularização Fundiária Urbana em Feira de Santana será tema de uma sessão especial, prevista para o próximo dia 29, atendendo a um requerimento do vereador Jurandy Carvalho (PL). Serão debatidas questões como medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, que fazem parte dos procedimentos de legalização dos documentos dos imóveis instalados na zona urbana.

Influentes

Pelo quarto ano consecutivo, o senador Jaques Wagner (PT) aparece entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, como articulador, segundo o ranking Elite Parlamentar 2022. Também aparecem na pesquisa, entre os congressistas da Bahia, o senador Otto Alencar (PSD) e os deputados federais Afonso Florence (PT) e Otto Alencar Filho (PSD). Este ano, o ranking engloba 127 nomes, sendo 95 deputados federais e 32 senadores. Entre eles, 16 representam o PT.

Indígena

O candidato ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comentou a polêmica em torno de sua declaração como indígena no registro de candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Sempre utilizei essa referência, não é uma atitude eleitoreira, porque já fiz isso no MDA [Ministério do Desenvolvimento Agrário], quando fiz o reconhecimento indígena. Não está na minha matemática que tira ou ganho votos com isso", afirmou Jerônimo.

Senado

Em todo o país, mais de 200 candidatos estarão na disputa por 27 cadeiras do Senado nas eleições de 2022 (uma por unidade da Federação). São 206 candidaturas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o número ainda deve aumentar. O quantitativo já é superior ao de 2014, quando 185 candidatos concorreram pelo mesmo número de vagas.

Militares

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a inclusão de nove militares no grupo que inspeciona as urnas eletrônicas. A liberação é dada quase uma semana depois de o Ministério da Defesa fazer o pedido. A decisão do presidente Luiz Edson Fachin concede acesso dos códigos-fontes aos militares até 19 de agosto. Antes, a inspeção seria feita entre 2 e 12 de agosto.

Mulheres

As eleições deste ano terão a presença de mulheres em 52% das chapas que vão disputar governos estaduais, mas a maioria delas estará na posição de vice. Ao menos 217 chapas completas para a disputa dos governos dos 26 estados e Distrito Federal foram lançadas. Dessas, apenas 37 são encabeçadas por mulheres -17% do total de candidatos ao cargo.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/