Ponto e Vírgula 17/09/2022

Ponto e Vírgula 17/09/2022

Sobe - Feira de Santana, que completa amanhã, 18, 189 anos.

Desce - Ministério do Meio Ambiente, por falha nas políticas ambientais em que índices de desmatamento e emissões de gases-estufa só sobem.

Reclamação

Voltando a criticar a falta de segurança pública e a gestão do governador Rui Costa, o vereador Jurandy Carvalho (PL) citou a falta de policiamento e sugeriu aos baianos que votem pela mudança. "A Bahia foi tomada pela bandidagem. É explosão de caixas eletrônicos, mortes. A Bahia não tem policiamento, cidades que só tem dois três policias, muitas não têm viatura e falta combustível", criticou.

Tratamento isonômico

O candidato ao governo do estado, ACM Neto (UB), foi às redes sociais, cobrar, em tom de protesto, à Justiça Eleitoral 'tratamento isonômico' à sua coligação. De acordo com o ex-prefeito de Salvador, sua campanha tem sido prejudicada, no horário eleitoral na TV, com as recentes decisões judiciais. ACM Neto afirma que as peças de propaganda de sua campanha 'praticamente sumiram' da TV após a Justiça Eleitoral retirar do ar cerca de 350 comerciais da coligação Pra Mudar a Bahia devido a contestações judiciais de adversários.

Animou

O crescimento de 12% de Jerônimo Rodrigues (PT) para governador, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem, saindo de 16%, chegando agora a 28%, animou a militância petista. Estão na expectativa de repetir 2006 e 2014, quando foram à disputa Jaques Wagner e Rui Costa, respectivamente, e venceram as eleições.

Sem falhas

Pela primeira vez em 20 anos, o teste de integridade das urnas eletrônicas incluirá a biometria, como sugerido pelas Forças Armadas e adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O procedimento nunca apresentou falha. O teste será realizado no dia da votação em 18 estados e no Distrito Federal. 640 urnas serão testadas, das quais 56 (8,74%) com uso da biometria. O Teste de Integridade é uma votação pública, aberta e auditada, realizada em urna já pronta para a eleição.

Jacobina

O vereador Valnei dos Anjos teve o mandato cassado em sessão de quinta (15), da Câmara de Jacobina, no Piemonte da Diamantina. Segundo o Jacobina Notícias, foram 11 votos a favor da cassação e quatro abstenções. Na última segunda-feira (12), o então edil renunciou ao cargo durante sessão que também votaria o pedido de cassação. O processo de cassação foi aberto após o vereador ser flagrado agredindo uma servidora da prefeitura em junho passado, durante um evento no parque de exposições da cidade.

Avaliação

O governador Rui Costa (PT) usou sua conta oficial no Twitter para avaliar o cenário eleitoral na Bahia, que segue polarizado entre o seu correligionário, Jerônimo Rodrigues, e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB). "A disputa eleitoral na Bahia tá muito bem dividida em dois lados: o lado do privilégio e o lado de quem sempre teve que batalhar muito; o lado de quem se declara negro ou pardo por conveniência, e por quem sofre todo tipo de preconceito pela cor da pele", escreveu.

Medo

Uma pesquisa da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), apontou que 67,5% das pessoas entrevistadas afirmam ter medo de ser agredido fisicamente por declarar o voto em um político ou partido. Do total de ouvidos, 3,2% relatam ter sofrido ameaças por motivos políticos no último mês.

Magno Malta

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, votou ontem (16), para tornar réu por calúnia o ex-senador Magno Malta em uma acusação apresentada pela defesa do ministro Luís Roberto Barroso. Em junho, Malta afirmou falsamente que o ministro Barroso "batia em mulher" e era alvo de processos no STJ por conta de crimes previstos na Lei Maria da Penha. A declaração foi feita em um evento público ligado a movimentos conservadores. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/