Ponto e Vírgula 18/02/2022

Ponto e Vírgula 18/02/2022

Sobe - Prefeitura de Feira, por implantar escola quilombola no distrito de Matinha.

Desce - Proprietários de imóveis em Feira, que promovem descarte de águas servidas nas vias públicas, aumentando o risco de doenças e deteriorando o pavimento. E ainda, a Prefeitura, por não fazer fiscalização adequada.

LOA

"Enquanto presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal estarei disponível, assim como todos os integrantes do meu gabinete, para receber as emendas sexta (18) e segunda (21)". A declaração é do vereador Jurandy Carvalho (PL), durante votação do projeto de lei nº 151/2021, de autoria do Poder Legislativo que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2022. De acordo com Jurandy, Feira de Santana tem pressa quanto a essa votação. A Lei Orçamentária Anual (LOA) deverá ser votada na próxima terça feira (22).

Creche-escola

Um grupo de pais e voluntários da Creche Escola Frutos da Terra, localizada no bairro Olhos D'Água, ocupou a galeria da Câmara Municipal, no final da manhã de ontem (17), para pedir o apoio dos vereadores na luta contra o fechamento da unidade. A voluntária Jaqueline Barreto dos Santos usou a Tribuna Livre para manifestar a posição da comunidade diante da ameaça de desativação da creche escola, que tem 120 alunos.

Empréstimo

O projeto do Executivo que solicita da Câmara autorização para realizar um empréstimo no valor de R$ 200 milhões foi questionado pelo vereador Emerson Minho (DC), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana. Ele indagou como o prefeito quer um empréstimo "se as obras do centro da cidade ainda estão paradas e o prolongamento da Fraga Maia ainda não terminou". O vereador deve observar que o empréstimo solicitado é para realização de outras obras, os recursos para as obras que ele elenca, a prefeitura tem recursos próprios para executá-las.

Atendimento do SUS

Após receber queixas de pacientes que tiveram dificuldades para realizar procedimentos ortopédicos eletivos no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), o vereador Correia Zezito (Patriota) solicitou, ao novo proprietário do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) de Feira de Santana, Jodilton Souza, a ampliação do atendimento pelo SUS. O pedido foi realizado na sessão da Câmara Municipal, quando o parlamentar destacou a necessidade desta amplificação. "Nós temos dor de cabeça para marcar uma cirurgia. O Clériston é um Hospital só de emergência?".

Missão oficial

Após uma reunião que agitou os bastidores da política baiana na tarde de terça-feira (15), para tratativas sobre a composição da chapa envolvendo o PT, PSD e PP, o senador Jaques Wagner (PT) arrumou as malas e seguiu para uma viagem internacional em missão oficial do Senado Federal. Segundo informações da transparência da Casa, o petista está em Washington, nos Estados Unidos, para visita à sede da empresa HDT Bio Corp e também para a Universidade de Washington.

PCB

A lista de pré-candidatos à presidência da República chegou na terça-feira (15), a treze nomes, com o anuncio da pré-candidatura de Sofia Manzano, do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista. Militante do PCB há 30 anos Sofia é também economista. Sobre a movimentação do PT contra Bolsonaro, Sofia Manzano alega que pacto com centro e direita não é a melhor maneira para derrotar o presidente.

Sérgio Camargo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou na quinta-feira, que a Justiça Federal analise uma ação civil pública contra o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, por assédio moral, perseguição ideológica e discriminação contra funcionários da instituição. Ele afirmou também que o servidor tem "inclinação à prática de atos discriminatórios motivados por perseguição, racismo e estigmatização social", o que deve ser investigado. As denúncias de assédio vieram à tona em agosto.

Acordos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán se reuniram na manhã de ontem (17), em Budapeste. Os dois países firmaram tratados de cooperação nos campos militar e comercial. A Hungria anunciou a compra de dois aviões cargueiros da Embraer. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/