Ponto e Vírgula 18/02/2026

Ponto e Vírgula 18/02/2026

Sobe - Cientista brasileira brasileira, Tatiana Coelho de Sampaio, por criar vacina que cura pessoas tetraplégicas e poder ganhar o Nobel da Medicina por isso. 

Desce - Folião preso. por agredir namorada. no circuito do Carnaval. 

Nova visita 

Alexandre de Moraes autorizou que o deputado Guilherme Derrite (PP-SP), visite o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), na Papudinha, em 25 de fevereiro. Em decisão proferida, na segunda-feira, 16, Moraes atendeu a pedido da defesa de Bolsonaro e estipulou que a visita será realizada das 8 horas às 10 horas. Derrite foi secretário de Segurança Pública, do governo de São Paulo, e relata o projeto antifacção na Câmara. A conversa se dará em meio às articulações eleitorais - Derrite é cotado para candidatar-se ao Senado. Bolsonaro está preso, no 19º Batalhão da Polícia Militar, conhecido como Papudinha.

Lula na Índia 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, partiu, ontem (17), com destino à Índia, onde permanecerá, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, atendendo a convite do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. A comitiva fará escala em Túnis, capital da Tunísia, prevista para as 23h20, no horário de Brasília. Nos dias 19 e 20, em Nova Delhi, o presidente participará da cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial (IA) e de eventos relacionados ao tema. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a cúpula integra o chamado "processo de Bletchley", uma série de reuniões intergovernamentais focadas em segurança e governança de IA.

Primeiro-ministro 

No dia 21, Lula será recebido, em visita de Estado, pelo primeiro-ministro indiano. O encontro faz parte da agenda oficial do Itamaraty para tratar de temas bilaterais e de interesse global. Durante a reunião, estão previstos debates sobre desafios ao multilateralismo e a necessidade de reformas na governança global, incluindo discussões sobre a reforma do Conselho de Segurança das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Flávio e Tarcísio 

O pré-candidato à Presidência pelo Partido Liberal (PL), Flávio Bolsonaro, planeja convidar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para colaborar na elaboração de seu programa de governo. O encontro está marcado para o dia 27 de fevereiro, em São Paulo, e deve tratar do cenário eleitoral e da aproximação com o mercado financeiro. A avaliação da direção nacional do PL é de que Tarcísio pode contribuir com propostas de infraestrutura e auxiliar na identificação de um economista liberal para reforçar a credibilidade econômica da campanha. O ex-ministro Paulo Guedes já presta consultoria, mas indicou que não atuará de forma mais ativa.

Camarote conjunto 

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou que espera dividir o mesmo camarote com o governador da Bahia, no Carnaval de 2027. A declaração foi dada durante coletiva, ontem (17), último dia oficial da folia, em meio ao cenário que já projeta as eleições de 2026. Sem citar nomes, o prefeito sinalizou que a expectativa está diretamente ligada ao resultado da próxima disputa estadual.

Zero chance

Apesar da pressão cada vez mais forte da oposição, em torno do pedido de impeachment, do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), tem dito a aliados que a chance de dar andamento ao caso é zero. Na visão de Alcolumbre, um eventual impeachment abriria um precedente perigoso na história do país. E poderia abrir a porteira para novos casos. Nos corredores do Congresso Nacional, o que se fala é que "não dá para descambar".

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 19 Fevereiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/