Ponto e Vírgula 18/11/2023

Ponto e Vírgula 18/11/2023

Sobe - Presidente do Senado que insiste em dizer ser contra novo valor do fundão eleitoral e não pautou ainda a matéria.

Desce - Ex-policial por ser preso durante investigações de tentativa de homicídio após briga de trânsito, no bairro Tomba.

Emenda a Binho Galinha

Estive na última terça-feira (14), juntamente com o deputado Binho Galinha (Partido Renovação Democrática - PRD), visitando o senador Otto Alencar (PSD), o objetivo foi um pedido do deputado estadual ao senador, para inclusão de uma emenda parlamentar para ser aplicada na educação. Otto garantiu. Numa conversa que também contou com o deputado federal Paulo Magalhães (PSD), a curiosidade do senador e do deputado federal foi sobre o processo eleitoral, em Feira de Santana.

Feira 2024

Conversa vai, conversa vem, Otto disse que em conversas com Zé Neto (PT), um dos pré-candidatos, lhe garantiu que iria influir para que o partido, em Feira de Santana, o apoiasse no pleito em 2024. Otto disse ainda que foi procurado por outro pré-candidato do município, que lhe pediu apoio. O Senador contou que negou e lembrou ao suplicante: "no momento ideal para estarmos juntos, você não veio, agora não tem mais jeito".

Pesquisa IPEX

No portal Voz da Feira, Cloves Pedreira, presidente do DC, sobre uma pesquisa do IPEX, ponderou: "À medida que aproxima-se as eleições 2024, cresce a expectativa sobre se o Dep. Binho Galinha lançará sua candidatura para prefeito. Numa crescente e atualmente com 7.5% em pesquisa IPEX, Binho aproxima-se dos dois dígitos, assim acontecendo, ele poderá, se assim quiser, ser candidato a prefeito em Feira de Santana". É bom lembrar, que o nome do deputado estadual, sem qualquer trabalho visando uma futura candidatura, tem sido muito bem lembrado entre o eleitorado. Bom sinal.

Cidadã feirense

À frente do programa "Conectando", na Rádio Geral, a jornalista e radialista, Leila Lopes Pereira, será a mais nova cidadã feirense. A outorga do Título acontecerá na próxima terça (21), às 19h, em sessão solene da Câmara Municipal de Feira de Santana. A homenagem é de iniciativa da presidente da Casa Legislativa, vereadora Eremita Mota (PSDB). Nascida em São Paulo, em 1994, Leila Lopes mudou-se para Feira de Santana aos 18 anos, em 2013. Desde então, empreende e atua profissionalmente em sua área neste município.

Sanitarista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou em cerimônia, no Palácio do Planalto, o Projeto de Lei (PL) 1.821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista. O texto, que foi aprovado pelo Congresso Nacional, no fim de outubro, estabelece o tipo de formação exigida para o registro profissional na área, além de definir as atribuições do sanitaristas, que incluem, por exemplo, atuação no planejamento, gestão, avaliação e monitoramento de políticas públicas, riscos sanitários e vigilância em saúde. Ao exercer a atividade, esses profissionais devem respeitar os princípios éticos da profissão e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Declaração de cor

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), disse acreditar que a sua autodeclaração como pardo não teve nenhum tipo de influência na derrota pela disputa do governo da Bahia em 2022. De acordo com Neto, o peso do nome de Lula na corrida presidencial e a máquina do governo do Estado, que segundo ele estava com muito dinheiro e mobilizou os municípios. "Primeiro, que eu não tive benefício nenhum, para deixar bem claro. Eu não precisava gozar desse benefício. Quando eu me autodeclarei, não o fiz pensando em benefício. Segundo: é fácil ser engenheiro de obra pronta. Se a gente voltasse no passado, poderia fazer diferente para evitar polêmica", disse o ex-prefeito.

Pacheco

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, vai levar ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, uma proposta de pagamento para a dívida de R$ 160 bilhões de Minas Gerais com a União. O parlamentar recebeu deputados estaduais e federais do estado para debater o tema com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. De acordo com Pacheco, a proposta de pagamento prevê quatro estratégias.

Censura

O deputado federal cassado e ex-procurador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol (Novo-PR), teve uma palestra marcada para ontem (17), na Universidade Federal do Paraná (UFPR) cancelada. O cancelamento veio após pressão do movimento estudantil da instituição onde Dallagnol se formou. Ele iria ministrar um painel com o tema "A Liberdade de Expressão e Combate à Corrupção", no auditório nobre da instituição. Pelas redes sociais, Deltan Dallagnol afirmou ter sido "censurado".

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/