Ponto e Vírgula 19/01/2024

Ponto e Vírgula 19/01/2024

Sobe - A Bahia por receber o primeiro Parque Tecnológico Aeroespacial do Norte Nordeste

Desce - Lei que permite saidinha temporária de Natal e outras datas para presidiários

Candidatura mantida

O Deputado Estadual, Pablo Roberto (PSDB), reiterou em entrevista à rádio CBN Salvador, na manhã de ontem (18) que está mantida a sua pré-candidatura à prefeito de Feira de Santana. A rearfirmação veio após uma onda de fake news que se espalhou por Feira Santana, onde em grupos de WhatsApp circulam a informação que haverá uma desistência por parte de Pablo. "Não há nenhuma possibilidade de eu retirar a minha pré-candidatura, ou de haver uma futura desistência. Esse é um movimento feito por um grupo político, desde o meu anúncio oficial, com o objetivo de descredibilizar nosso movimento e tentar confundir o eleitor feirense", afirma o parlamentar.

Secretariado

Apesar de ser 2024 um ano eleitoral e o último do governo Colbert Martins (MDB), já que o mesmo não pode mais ir à reeleição, quando o assunto é reforma no secretariado o mesmo não dá sinais de mudanças. Colbert Martins, que tem desejo de apoiar José Ronaldo e pode ter um plano B na disputa para prefeito, tem dito que a equipe que começar com ele esse ano vai até o fim do governo, mas admite mudanças pontuais.

Anguera

A cidade de Anguera, que tem como prefeito Mauro Vieira (PSD), deverá repetir a disputa de 2020, quando a oposição teve como candidato o ex-prefeito e médico José Augusto (Pode). A confirmar a disputa, será a terceira vez que os dois estão no confronto eleitoral. Com vantagem para Mauro Vieira, que ganhou as duas primeiras.

Federação

O deputado federal e presidente do PP na Bahia, Mário Negromonte Jr. classificou como "missão muito difícil" a federação PP, União Brasil e Republicanos. A afirmação foi feita durante o ato que formaliza a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, que conta com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Unir todos os interesses num só, eu acho que vai ser uma missão muito difícil. Com todo o respeito aos demais partidos, mas eu quero o que é melhor para o Partido Progressista, em primeiro lugar. A minha preocupação é de como seria isso nas nossas bases aqui na Bahia, de como isso iria influenciar tudo que a gente vem trabalhando, desde o ano passado até agora, no que isso iria repercutir", avaliou o parlamentar.

Novo PAC

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), detalhou as obras do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que serão implantadas no estado da Bahia. O ex-governador falou sobre os futuros investimentos na Bahia. De acordo com o ministro, na Bahia as obras somarão um total de R$ 199 milhões em investimentos. "Lula determinou um plano de investimento pela Casa Civil. Dialogamos com todos os governadores e teremos investimento em infraestrutura, rodovia e também a finalização da FIOL, que será o maior investimento ferroviário das últimas décadas", disse.

Visitas I

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2023 esteve na Bahia quatro vezes. Perdendo apenas para São Paulo (sete) e Rio de Janeiro (seis), que são liderados por governadores de oposição ao Governo Federal. A Bahia é o estado dirigido pelo PT e que nas eleições de 2022 deu 72,12% ao presidente Lula.

Visitas

Dos sete estados brasileiros que Lula não visitou em 2023, destaque para Minas Gerais, que tem como governador Romeu Zema (Novo), que é de oposição ao seu governo. Também Alagoas, que tem como aliados o senador Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP), este presidente da Câmara Federal. As desavenças entre os dois foram determinantes para a não ida de Lula ao estado. Não queria desagradar os dois caciques alagoanos. Os demais estados que Lula não visitou em 2023: Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

Rio de Janeiro

A Polícia Federal (PF) cumpriu ontem (18), mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e no Distrito Federal. As buscas fazem parte da 24ª fase da Operação Lesa Pátria. Segundo a corporação, o objetivo é identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram atos extremistas. O principal alvo é o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ-Foto). Por meio das redes sociais, o parlamentar chamou a operação de 'piada' e confirmou a apreensão de uma arma e um celular. Segundo a PF, os mandados foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal. "Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime", diz o comunicado. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 02 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/