Ponto e Vírgula 19/05/2023

Ponto e Vírgula 19/05/2023

Sobe - O prefeito Colbert por instaurar auditoria para apurar as condições de atendimento, relações de trabalho com prestadores e os gastos efetuados na contratação de trabalhadores na saúde do município.

Desce - Empresas terceirizadas que não cumprem legislação trabalhista e acabam prejudicando centenas de famílias.

MDB e candidaturas

O quatro vereadores do MDB (Lú de Ronny, Edvaldo Lima, Ron do Povo e Zé Carneiro) reunidos com a coordenação do partido, em Feira de Santana, chegaram a decisão de receber para se candidatarem a uma vaga na Câmara, em 2024, qualquer dos vereadores que estejam no exercício do mandato, ou, ex-vereadores. Não houve resistência ao convite de qualquer um deles. Tomaram conhecimento de que existe uma orientação estadual para que o partido apresente candidatura a prefeito no Município.

Sem legitimidade

O vereador Luiz da Feira (AVANTE), informou a este colunista que, migrará do AVANTE, tomando o caminho de filiação para o PT ou PV. De forma afoita, já que está saindo do partido, na quarta-feira última (17), ele disse que o AVANTE iria declarar apoio ao deputado Zé Neto (PT), para prefeito. Há de se perguntar… já que está decidido a sair do partido, com que autoridade, ele diz quem o partido vai apoiar? Certamente, não foi orientado por nenhum membro do diretório estadual. O vereador tem o dever de dizer quando essa reunião foi convocada, por quem e onde aconteceu.

Mulher na política

"Ainda enfrento resistência muito forte, mas continuo firme no propósito de inspirar, encorajar outras mulheres, não mais apenas para preenchimento de cotas ou fazer escada, porque todas nós temos potencial". Com esta declaração, a presidente da Câmara Municipal, Eremita Mota Araújo (PSDB) saudou o público - a grande maioria mulheres - que lotou o plenário e a galeria da Casa Legislativa, na manhã de ontem (18), para a audiência pública sobre a luta pela garantia dos direitos da mulher. Segundo Eremita, já houve muitas conquistas, mas ainda há desafios. Primeira mulher a assumir a presidência da Casa Legislativa de Feira de Santana, ela lamentou que ainda seja tímida a presença feminina na política, vista por muitos como "coisa de homem".

Lula e Rui

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um conselho para se blindar de ataques. Segundo a CNN Brasil, o chefe do Executivo teria sugerido que o ex-governador da Bahia busque dialogar mais com jornalistas e se aproximar de deputados e senadores. Os parlamentares reclamam de uma falta de atenção, em razão do atraso na liberação de pedidos à Casa Civil. Dentre as demandas, acumulam-se pedidos por emendas parlamentares e nomeações na estrutura do governo.

Violência

Secretário-geral do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto afirmou, ontem (18), que durante os governos do PT na Bahia, o estado se consolidou na liderança dos índices de desemprego em todo o país. "Durante os governos do PT, a Bahia consolidou uma liderança que ninguém gostaria de ostentar. O estado é primeiro lugar em desemprego no Brasil, posição confirmada hoje, mais uma vez, pelo IBGE. Fica a pergunta: em quase seis meses sentado na cadeira de governador, o que Jerônimo fez de diferente do seu grupo que governa a Bahia há 17 anos? Que empresas, que indústrias foram atraídas para o nosso estado? O que foi feito para que as famílias mais pobres tenham oportunidades, sobretudo no interior? Por que as empresas estão deixando a Bahia e indo para outros estados?", escreveu o ex-prefeito.

Eduardo Leite

O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) virá à Bahia, no próximo dia 27 de maio. O político gaúcho participará de um encontro com filiados ao partido do estado. O também presidente nacional dos tucanos concederá coletiva de imprensa, na Torre América, localizada no bairro de Caminho das Árvores, em Salvador.

Nunes Marques

O ministro Nunes Marques foi eleito membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A eleição foi realizada para preencher a cadeira de Ricardo Lewandowski, que se aposentou no mês passado. A eleição ocorreu de forma simbólica já que Marques atua como ministro substituto no tribunal eleitoral na vaga dos oriundos do Supremo Tribunal Federal (STF). O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e dois advogados com notório saber jurídico.

Corte

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que um novo corte, no preço de combustíveis em julho, não é certo e que a Petrobras seguirá observando as cotações internacionais para reajustar seus preços. "O presidente da Petrobras deixou claro que não vai desconectar dos preços internacionais. Até porque o Brasil importa derivados. Então, ele vai levar em consideração esses fatores todos", afirmou.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/