Ponto e Vírgula 19/12/2023

Ponto e Vírgula 19/12/2023

Sobe - Salvador, Feira de Santana e Camaçari por serem os municípios baianos com os três maiores resultados e números, no Produto Interno da Bahia.

Desce - O IBGE por atrasar em dois anos publicação do PIB.

Canta e dança

Ontem (18), pela manhã, no programa Primeira Página, a âncora Emanuelle Pilger, informou que o vereador Galeguinho SPA (PSB), foi convidado para ser o candidato a vice, na chapa de José Ronaldo.

As entrevistas

As entrevistas concedidas pelos programas de Dilson Barbosa, Bom Dia Feira, na quarta-feira passada, na sexta-feira, com Jorge Bianchi e no sábado, no programa de Valter Vieira, o prefeito Colbert Martins (MDB), foi questionado sobre uma afirmação que o ex-prefeito deu ao jornalista Rafael Velame, em que negou participação no governo do Município. Colbert foi maneiro, no programa de Dilson e garantiu que o ex-prefeito tem sim, relação com o governo municipal. Em Bianchi, já foi aumentando o tom da voz. Ao chegar no programa de Valter Vieira, na Nordeste FM, ao ser perguntado pelo mesmo tema, Colbert foi enfático: "O governo está entupido de Zé Ronaldo. Ele é do governo sim".

A reação

Após o radialista insistir nas negativas de Ronaldo, Colbert arrematou: "O que fala-se as vezes não é o que se pensa nem o que se tem. Ele é do governo e não tem essa de dizer que não é. Não tem jogo de dizer que não quer, nem gosta, no dia que disser, ele estará fora e aí, o jogo muda". E ainda informou: estou lutando pela união do grupo". Essa posição de magistrado para unir o partido e a convicção do que está acontecendo, por trás das entrevistas, Colbert cresce como liderança e sem dúvidas, será o coordenador da campanha governista. Com toda a autoridade de um líder.

Reajuste salarial

O prefeito Colbert Martins Filho (MDB), garantiu no sábado (16), o compromisso com o pagamento do reajuste salarial dos servidores municipais. O reajuste de 4%, retroativo a maio, foi aprovado pela Câmara Municipal, na última quarta (13). "O projeto do reajuste foi enviado pelo Governo Municipal para Câmara em junho, só depois de 5 meses a presidente da Casa Legislativa colocou o projeto em votação, e os vereadores aprovaram exatamente a proposta do jeito que a prefeitura tinha enviado", comentou. O reajuste salarial é uma despesa de 2023, que tem orçamento em vigor. Assim que o projeto de lei for publicado, no Diário Oficial, o pagamento retroativo dos servidores será realizado.

Análise

Em uma análise do primeiro ano de mandato do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, o deputado Zé Neto (PT), expressou sua avaliação positiva sobre a gestão. "Estou surpreso com a evolução de Jerônimo no governo, especialmente no que diz respeito ao diálogo e ao entendimento com setores produtivos, assim como com os movimentos sociais. Realizamos um diálogo aberto com o setor produtivo, como nunca antes feito, e foi apresentado quatorze propostas concretas. As obras do Centro de Convenções também estão avançando em ritmo acelerado", destacou o deputado.

Concurso da Câmara

A Câmara de Feira está disponibilizando formulário para a devolução da taxa de inscrição do concurso 001/2022 - Concurso Público para preenchimento de vagas de provimento efetivo em seu quadro de pessoal, anulado em junho de 2023. Os candidatos inscritos e pagantes devem acessar o site (https://abrir.link/fqf10) e preencher todos os campos até o dia 22. Além do formulário, é preciso encaminhar o comprovante de inscrição e de pagamento. A devolução da taxa de inscrição é uma recomendação do Ministério Público da Bahia, após algumas reuniões entre a direção da Câmara a instituição, a fim de buscar uma solução para o ressarcimento do valor pago pelos candidatos.

MDB e PT em Feira

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB), se reuniu ontem (18), com o pré-candidato do PT a prefeito de Feira, o deputado federal Zé Neto. Segundo o ministro, um entendimento entre MDB e PT na cidade está "encaminhado" para as eleições de 2024. O presidente de honra do MDB baiano, Lúcio Vieira Lima, também esteve no encontro. "Acelera-se o entendimento para que PT e MDB façam uma grande aliança, na Princesa do Sertão, para vencer as eleições e implantar uma administração de excelência com o apoio forte de Lula e Jerônimo", escreveu Geddel. O atual prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, é filiado ao MDB, mas apoia o grupo político liderado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB).

Milícia

A deputada estadual Lúcia Helena de Amaral Pinto, a Lucinha, do PSD, foi afastada do cargo por determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Ela também é alvo de buscas, ontem (18), da Operação Batismo, da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). A investigação aponta que a deputada é considerada o braço político da milícia de Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, uma das mais poderosas e violentas do Rio e com forte atuação na região populosa de Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste da capital fluminense. A Justiça autorizou busca e apreensão no gabinete da deputada, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), e em vários endereços ligados a ela.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/