Ponto e Vírgula 20/01/2024

Ponto e Vírgula 20/01/2024

Sobe - Prefeitura de Feira por passar a oferecer educação integral em tempo integral.

Desce - Brasil por pagar um dos mais baixos salários a professores do mundo.

Eleição em Feira

O aceno do prefeito Colbert Martins na direção de lançar candidatura própria a prefeito, depois de diversas negativas veladas de José Ronaldo para receber o apoio do prefeito de Feira, cansado, Colbert reagiu com decibéis acima da normalidade, impostou o timbre da voz e mandou uma mensagem. Recaiu sobre os secretários Sérgio Carneiro e Wilson Falcão, para que um deles represente politicamente o prefeito na disputa deste ano aqui, em Feira de Santana. Wilson é filiado ao MDB e Sérgio, ao PV.

Só em Brasília

Em nenhum dos dois partidos, segundo as próprias lideranças estaduais, Colbert teria chance de indicar candidatura. O PV pertence à federação do PT e o MDB, segundo o seu presidente de honra, Lúcio Vieira Lima, a insistência não adianta, pois na majoritária já está fechado com o candidato Zé Neto (PT). Só uma viagem a Brasília pode resolver o problema recuperando o MDB ou a busca de uma nova sigla.

Preterido

As peças do tabuleiro eleitoral em Feira de Santana se mexem freneticamente. O secretário municipal Tom, que pretendia ser candidato a prefeito da cidade, mas não foi citado pelo seu líder político, Colbert Martins, já está fazendo tratativas com o PL e o candidato a prefeito do partido, Capitão Alden, para compor a chapa como vice. O caminho não foi o ideal, pois o diretório municipal já bateu o martelo que é ele quem vai indicar o vice. Só uma observação, o Solidariedade está marchando em cidades da Bahia com o governo do Estado e Feira de Santana já está nesta conta.

Está no jogo

A presidente do PSB na Bahia, deputada federal Lídice da Mata comentou ontem (19) um possível pedido de políticos ligados ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não interfira na eleição capital baiana.Para a deputada, a atitude mostra que o grupo de ACM Neto não está "tão forte quanto pensa". "Geraldinho tá no jogo", escreveu Lídice em seu perfil no Twitter.

Na mira

Líderes do Centrão têm como alvo da vez o Ministério da Agricultura, atualmente controlado pelo PSD. Parlamentares alegam haver uma insatisfação no Congresso com o atual ministro da pasta, Carlos Fávaro, e, por isso, passaram a defender a troca no comando da pasta. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles. De acordo com o colunista, uma das alternativas pensadas pelo grupo seria convencer Lula a trocar Fávaro pelo atual secretário de Política Agrícola do ministério, Neri Geller, que é próximo do atual ministro. Ex-deputado federal, Geller é filiado ao PP, partido do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e que já comanda atualmente o Ministério do Esporte com André Fufuca.

2026

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, apoia Antônio Rueda para o comando do União Brasil buscando fortalecer seu nome como presidenciável em 2026. A informação é da coluna Radar, da revista Veja. Segundo a publicação, ele já tem até bandeira de campanha para suceder Lula: segurança pública. O Estado tem registrado quedas em todos indicadores de criminalidade desde 2019, quando Caiado assumiu seu primeiro mandato. O número de homicídios dolosos caiu pela metade em 2023 na comparação com 2018 - uma redução de 50,8%.

Salário do professor

Durante o lançamento do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em Fortaleza (CE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu que o salário dos professores no Brasil "é pequeno". A fala ocorreu ontem (19). "Outra coisa que temos que resolver é que o salário de professor é pequeno, às vezes a gente não pode pagar, mas a verdade é que a função de professor nesse país é muito nobre. Professor ganha um salário que, às vezes, não dá para dar para os filhos comerem, porque o piso ainda é baixo, mas estamos tentando recuperar a economia do país", afirmou o chefe do Executivo.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 15 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/