Ponto e Vírgula 20/03/2024

Ponto e Vírgula 20/03/2024

Sobe - Encontro Estadual de Líderes de Associação Comercial e Empresarial da ACEFS por valorizar o empreendedorismo feminino, em Feira de Santana.

Desce - Bolsonaro por ser indiciado por fraude no cartão de vacina.

A reunião

Ministros que participaram da primeira reunião ministerial de 2024 com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na manhã de segunda-feira (18), avaliaram o encontro como "tenso". Um dos pontos altos teria sido o choro da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que se emocionou após ser cobrada pelo presidente sobre como o ministério tem respondido ao surto de dengue no país e ao aumento nas notificações de mortes de indígenas yanomamis, em Roraima, desde o começo da sua gestão. Ao fim das explicações, Nísia teria pedido um momento para se recompor, enquanto a conversa seguia.

Empate

Um Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado na terça-feira (19), mostrou que o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), está tecnicamente empatado com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), na simulação de primeiro turno da eleição da Prefeitura de São Paulo. Segundo o levantamento, Nunes aparece na frente com 32% das intenções de voto, seguido de Boulos com 30,1%.

IR

O Ministério da Fazenda prepara um projeto de lei para alterar as regras de cobrança de Imposto de Renda sobre aplicações financeiras. Segundo o ministro Fernando Haddad (Fazenda), o texto foi pactuado com o mercado financeiro e deve ser encaminhado na terça-feira (19), à Casa Civil, para posterior envio ao Congresso Nacional.

Itanagra

O atual prefeito de Itanagra, Marcus Sacramento, iniciou o ano eleitoral com 72,47% de aprovação na gestão municipal e ampla vantagem na corrida eleitoral, com 63,29% das intenções de voto. É o que aponta o levantamento contratado pela empresa Séculus Análise e Pesquisa. Entre os munícipes, outros 12,24% responderam que desaprovam a gestão de Marcus e 15,29% não opinaram. Marcus foi citado como a intenção de voto de 63,29% dos eleitores na pesquisa espontânea e 65,65% na estimulada.

Ilhéus

Sem espaço para concorrer à Prefeitura de Ilhéus pelo PT, o vereador Carlos Augusto, mais conhecido como Augustão, se filiou na última segunda-feira (18), ao PDT. Ele teve a ficha de filiação abonada pelo presidente do partido na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior, em articulação do ex-deputado federal e atual secretário-geral da sigla José Carlos Araújo. A reunião ocorreu em Salvador. Em Ilhéus, o PT apoia a pré-candidatura da secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro. O prefeito Marão (PSD) deve formalizar em breve como sucessor o atual secretário de Administração, Bento Lima, ainda sem partido.

Teixeira de Freitas

A base do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) ganhou um novo reforço para a disputa à prefeitura de Teixeira de Freitas: o PSB. Com David Loyola como novo presidente municipal - irmão de Adolpho Loyola, atual chefe de gabinete de Jerônimo -, a legenda rompeu com a gestão do atual prefeito, Marcelo Belitardo (União). Há alguns nomes ainda na disputa pela prefeitura, incluindo Uldurico Júnior (MDB), Raíssa Félix (PT) e Eujácio (PSD), além de Léo Brito (Avante), apesar de ainda não conseguir a adesão de outros setores do grupo por não ter apoiado Jerônimo em 2022.

Lula e a Petrobras

O Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) solicitou à corte que apure possível interferência indevida do governo Lula (PT) na Petrobras, após a empresa anunciar a retenção de dividendos extraordinários sobre o lucro de 2023. O pedido, feito pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, afirma que decisões como a retenção desses dividendos podem ter sido afetadas por interesses do governo federal, em sentido contrário à avaliação da área técnica da empresa.

Podemos

Eleita em 2018 com mais de um milhão de votos e derrotada quatro anos depois, com apenas 13 mil votos, Joice Hasselmann está de volta à política, mas, desta vez, pelo Podemos. A ex-deputada federal bolsonarista se filiou à legenda, na segunda-feira (18), na casa de Renata Abreu, presidente nacional do Podemos. Hasselmann chega ao partido com pretensões de disputar o cargo de vereadora nas eleições deste ano, apesar de ainda ter de dialogar para construir uma eventual candidatura.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/