Ponto e Vírgula 20/06/2024

Ponto e VírgulaOpinião

Ponto e Vírgula 20/06/2024

Sobe - Iniciativa que promove o forró no Buzu como forma de fortalecer a cultura regional e estimular a integração entre os usuários do transporte público em Feira.

Desce - Real, por ter a maior desvalorização dos últimos anos. O governo culpa o banco central.


Mobilidade

Alguém pode me explicar ou informar como será resolvida a questão do estacionamento nas imediações do futuro hospital municipal para amparar mais de 400 veículos em que um local onde, num espaço de 6km², não tem terreno vazio para criar estacionamento dos acompanhantes, visitantes de um hospital que, segundo o prefeito, terá 400 leitos. Me diga, como é que vai fazer com mobilidade??? Esse quesito, seguramente, é o primeiro grande pepino.

Reforma administrativa

A cada dia que passa fica mais evidente a necessidade de uma reforma administrativa na Prefeitura de Feira de Santana. Colbert Martins tentou, mas sem apoio no Legislativo, desistiu. Pablo Roberto já anunciou que, se eleito, vai fazer. José Ronaldo e Zé Neto, com certeza, devem tratar do assunto, nas suas campanhas eleitorais. A verdade é que a administração municipal em alguns setores está engessada, ou por falta de articulação administrativa, ou pela defasagem salarial, com pouca competitividade com a área privada. A análise é de Jair Onofre, do site Bahia na Política.

Administração paralela

De acordo com Onofre, já está a caminho do Ministério Público Estadual denúncia formalizada com o seguinte teor: Pedido de providências para que seja impedida a ação de forças ocultas, na administração da Câmara Municipal de Feira de Santana. Chama a atenção, e visto in loco pelo site Bahia na Política, a inclusão na peça denunciante a palavra "administração paralela". É que há corpos estranhos respondendo pela Casa, sem nenhum pudor ou cerimônia, dentro e fora da administração.

Garrafinhas

A Fundação Paulo Jackson, que administra a TV e a Rádio ALBA, se manifestou após o bahia.ba noticiar um resumo de dispensa de licitação publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), de quarta-feira (19), no qual consta a contratação de fornecedor para compra de 1,2 mil garrafas de água de 1,5 litro por R$ 18 mil.

Garrafinhas

Em contato com o site, a diretora geral da fundação, Michelle Gramacho, informou que houve um erro no texto publicado no Diário Oficial do Legislativo e afirmou que pedirá a devida correção. Diferente do que foi publicado no DO, que indicava valor unitário equivalente a R$ 15, Gramacho destacou, por meio de nota, que na verdade a compra "diz respeito a aquisição de 1200 pacotes de água mineral, em que existem, em cada um deles, 6 unidades de 1,5 litro".

PL

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, vem dando sinais claros de que não vai arriscar lançar candidatura avulsa à Presidência da Câmara dos Deputados ou deixar de compor com outros partidos. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo. De acordo com a publicação, ele pretende garantir indicações às comissões importantes e lugar na Mesa Diretora do legislativo.

Lira, aborto e feminismo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convidou as deputadas da bancada feminina da Casa Legislativa para um almoço na quarta-feira (19), em meio à polêmica sobre a PL do Aborto. As informações são do portal Metrópoles. Apesar de ter afirmado que escolheria uma mulher para ser relatora da matéria, o encontro tratou sobre a proposição, mas foi focado nas discussões sobre o G20 e falaram sobre as mudanças climáticas e inclusão social. ainda anunciou a criação de uma comissão representativa para deliberar em relação ao PL do Aborto.

Familícia

Após parecer do relator, deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), pelo arquivamento, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reuniu, ontem (19), para retomar a análise de um processo contra a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS). Protocolada pelo PL, a representação aponta falta de decoro da parlamentar, por supostas ofensas à família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante uma sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara, em dezembro de 2023.

Briga na ALBA

Deputados estaduais trocaram xingamentos e ofensas, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na tarde de terça-feira (18). A briga teve início após um discurso da deputada Olívia Santana (PCdoB), que se posicionou contra o chamado "PL do Aborto", em tramitação na Câmara dos Deputados. Depois do pronunciamento de Olívia, que destacou a relação do grupo bolsonarista com o projeto de lei, o deputado Diego Castro (PL), pediu que a declaração dela fosse retirada dos registros oficiais. A filmagem da sessão mostra que o pedido não foi atendido, mas o deputado da oposição continuou falando e outros parlamentares entraram na briga.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 22 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/