Ponto e Vírgula 21/06/2022

Ponto e Vírgula 21/06/2022

Sobe - Detran-BA, ao reforçar orientações para condutores e pedestres durante os festejos juninos.

Desce - A comercialização de produtos fora do prazo de validade, em Feira, por ser uma das principais irregularidades identificadas pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.

Apoio

Na manhã do último domingo (19), o vereador Zé Curuca (UB) em evento que contou com grande número de apoiadores de seu mandato, no distrito de Humildes, em Feira de Santana, anunciou quem vai apoiar para deputado. Binho Galinha será seu estadual e Gabriel Nunes federal. Presente ao evento o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, José Nunes.

Em pauta

Além de dar seguimento à discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023, que deve receber emendas, dois projetos do Executivo chamam atenção na ordem do dia, da Câmara Municipal de Feira de Santana, de hoje (21). Em regime de urgência, uma matéria trata de transformar a Secretaria Extraordinária da Mulher, em uma secretaria institucional, sem caráter extraordinário, para tratar de políticas públicas em prol da mulher.

Em pauta I

Outro projeto, que inclusive foi alvo de reunião entre vereadores e Ministério Público Estadual, trata da criação do Conselho Municipal de Educação de Acompanhamento e Controle do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação. Estão pautados ainda cinco requerimentos.

Candidatura

A vereadora Eremita Araújo (PSDB), eleita recentemente para a presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana biênio 2023/2024, admitiu que o grupo dos aliados, que é composto de 10 vereadores, deve lançar uma chapa para prefeito em 2024. Admitiu ela mesma ser candidata.

Ineficaz

O governador Rui Costa voltou a criticar a PEC que limita a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis, energia, gás natural, comunicações e transportes coletivo, aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada. O petista comparou o projeto ao tratamento ineficaz para o tratamento contra a covid-19, muito incentivado pelo presidente Jair Bolsonaro no auge da pandemia. "O projeto é ruim e ineficaz. É igual a tratar covid com cloroquina. Com a mesma inteligência que o governo federal tratou a covid quer controlar o ICMS", disse Rui, em entrevista ao programa Isso É Bahia, da A Tarde FM, na segunda-feira (20).

Renúncia

José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente da Petrobras, ontem (20). A renúncia de José Mauro já vinha sendo especulada, diante da pressão do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que vinham fazendo uma ofensiva para interferir na política de preços da estatal, diante da crise dos combustíveis. Chegou-se, inclusive, a sugerir uma CPI para investigar a atual gestão da Petrobras.

Frota

O pré-candidato a deputado estadual em São Paulo, Alexandre Frota (PSDB), ex-apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), confessou ao jornal Folha de S.Paulo que mudará o voto nas eleições deste ano. Em uma entrevista durante a parada LGBT de domingo (19), o tucano afirmou que a terceira via "é uma mentira" e declarou que nunca mais vai votar em Bolsonaro.

Privatizar

Em meio ao anúncio de mais um reajuste nos preços de combustíveis pela Petrobras, integrantes do governo Jair Bolsonaro (PL) trabalham em uma minuta de projeto de lei para tentar avançar na discussão da privatização da companhia. A avaliação entre defensores da medida é que os aumentos anunciados pela empresa estão criando um ambiente político favorável ao tema no Legislativo. O envio do projeto também poderia alimentar o discurso do governo de que está agindo para solucionar o problema. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/