Ponto e Vírgula 21/10/2022

Ponto e Vírgula 21/10/2022

Sobe - Feira de Santana por ganhar estátua do patrono da Marinha do Brasil em comemoração pelo bicentenário da Independência do país.

Desce - Casos envolvendo suposto assédio eleitoral na Bahia.

Impossível reverter

Lula (PT) reconheceu ontem (20), no Rio de Janeiro (RJ), que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem crescido nas pesquisas de intenções de voto. Apesar disso, o petista disse ser "impossível" reverter o resultado até o segundo turno, marcado para 30 de outubro.

Direito de resposta

Os ministros Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram conceder direitos de resposta na televisão ao ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) e, posteriormente, ao presidente Jair Bolsonaro (PL). A partir da medida aplicada pela Corte, Lula teve sete pedidos aprovados para rebater acusações de ser "ladrão" e "corrupto". Com isso, fica garantido ao petista uma série de respostas que serão distribuídas em 184 inserções (comerciais) de 30 segundos cada.

Direito de resposta I

Bolsonaro, por sua vez, obteve apenas uma decisão favorável para responder, em 14 inserções (comerciais) de 30 segundos, em relação à propaganda do esquerdista que o associava ao canibalismo.

A ação

Uma gigantesca bandeira do Brasil estendida na sede da mais antiga Assembleia de Deus, no país, em Belém (PA), virou motivo de revolta para o Partido dos Trabalhadores (PT). A federação que apoia Lula ingressou na Justiça Eleitoral pedindo a remoção do símbolo nacional.

A rejeição

Ao rejeitar o pedido, a juíza eleitoral Blenda Nery Rigon Cardoso citou uma jurisprudência contrária ao entendimento proposto pelo PT e aliados. "Não há vedação para o uso de símbolos nacionais na propaganda eleitoral […] Inviável limitar o direito à liberdade de expressão quanto à utilização de um símbolo nacional, garantia fundamental insculpida constitucionalmente", diz o despacho.

Apoio

O presidente Jair Bolsonaro, do PL, segue ampliando suas articulações políticas pelo país. Desde que o segundo turno foi confirmado, o chefe do Executivo federal saiu na frente em seus acordos, dando largada a uma série de apoios importantes.

Apoio I

No Nordeste, cerca de 100 prefeitos do Rio Grande Norte oficializaram apoio a Jair Bolsonaro. Ao todo, o Estado nordestino possui 167 municípios. A expectativa é de que mais nomes se juntem até 30 de outubro, data marcada para o segundo turno das eleições.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/