Ponto e Vírgula 21/11/2023

Ponto e Vírgula 21/11/2023

Sobe - Povo argentino, por não permitir a eternização de apenas um grupo no poder.

Desce - Novo presidente da Argentina, que, segundo G1, diz que ouve o seu cachorro, morto, recebendo, através dele, orientações divinas.

Prestígio

Na reinauguração da escola João Serafim de Lima, em homenagem ao ex-vereador João do Ouro, o prefeito Colbert Martins (MDB), contou com 5 vereadores da sua base, em contrapartida, bombou a presença de secretários e superintendentes, chegaram ao número recorde de 22, num evento de inauguração. Estão no rumo certo.

Novidade

O PL em Feira de Santana tem novo diretório, o partido que estava acéfalo no município, ganha cara nova e tem como caminho, aquele que leva na direção do ex-prefeito José Ronaldo, que agora, passa a contar com dois partidos, por enquanto. Esse partido é importante pelo tempo de TV e rádio e serve como sorvedouro de candidatura para vereadores. O partido até tem um vereador eleito, herdado da eleição passada, Jurandy Carvalho, mas esse, já vai trilhar por outro caminho, será candidato pelo PSDB, na chapa do pré-candidato a prefeito Pablo Roberto.

Sabedoria

Duas situações causam grande curiosidade no cenário político de Feira de Santana, elas existem pela falta de nomeação do novo diretório do PSDB e da igual modo, com a nova agremiação do PP. Os dois podem ter motivação pelo fato de um pré-candidato a prefeito já ter convidado para vice, um de cada partido e ainda um outro do PSB, os candidatos a vice, sentindo-se desprestigiados e servindo de massa de manobra, pressionando as principais lideranças, de PSDB e PP a entrarem em acordo para resolverem as pendências.

Dia da Consciência Negra

A Câmara de Feira de Santana vai celebrar, amanhã (20), em sessão solene prevista para iniciar às 19h, o Dia da Consciência Negra. A data comemorativa, que integra o calendário de festejos e eventos do Município, também é registrada em nível nacional. O requerimento, de nº 92/2023, propondo o evento no plenário do Legislativo, é de autoria do vereador Silvio Dias (PT). O objetivo, conforme o proponente da sessão solene, é "celebrar e conscientizar sobre a força, resistência e sofrimento que a população negra viveu no Brasil desde a colonização". Ainda, busca suscitar debates de temas como o combate ao racismo, à discriminação, reparação, igualdade racial e a cultura afro-brasileira. O Dia Nacional da Consciência

Proibição

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quer vetar qualquer possibilidade de aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições municipais de 2024. Em resposta ao posicionamento do ex-mandatário, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, emitiu uma proibição formal impedindo acordos ou parcerias entre a legenda e o PT. A preocupação ganha ainda mais proporção diante da constatação de que, em algumas localidades do país, será difícil monitorar a efetivação dessas trocas de apoio.

Valter Xéu

Residente em Feira de Santana desde o quarto dia de seu nascimento, o jornalista Valter de Jesus Xéu, considerado "embaixador" da Princesa do Sertão pelo mundo, será homenageado pela Câmara com o título de Cidadão Feirense. A concessão da honraria, de autoria do vereador José Carneiro (MDB) e subscrita por diversos parlamentares da Casa, foi aprovada esta semana no Legislativo. Natural de Santo Amaro/BA, Valter Xéu (como é conhecido no meio jornalístico), tem uma trajetória profissional que "muito orgulha os feirenses", segundo justificativa dos autores do projeto de Decreto Legislativo. Em Feira de Santana, foi diretor da sucursal do Jornal da Bahia (década de 1980) e fundador do Notícias da Bahia.

União Brasil

O União Brasil tem planos ambiciosos para as eleições municipais de Salvador em 2024. Além do principal objetivo que é reeleger o prefeito Bruno Reis, o partido pretende aumentar ainda mais a participação na Câmara dos Vereadores. A legenda já é a que ocupa a maior quantidade de cadeiras na Casa, com seis parlamentares. O presidente da sigla na capital, o deputado estadual Luciano Simões, projetou ao menos mais duas vagas para o partido e detalhou algumas exigências do partido para os candidatos. "Não vamos aceitar ninguém pra ser candidato no União Brasil que tenha menos de 1000 votos", disse.

Traidor

O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) chamou o ministro da Educação, Camilo Santana, de "decepção" e "maior traidor da história", ao comentar a autorização para a abertura de novos cursos de medicina privados no País. Os dois já foram aliados políticos e fizeram campanhas juntos em eleições anteriores. A declaração foi feita na última sexta-feira, 17, na gravação do programa "Brasil Desvendado", no qual Ciro é o entrevistado. Ele falou da abertura dos novos cursos privados emendando uma crítica ao Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 23 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/