Ponto e Vírgula 22/06/2024

Ponto e VírgulaOpinião

Ponto e Vírgula 22/06/2024

Sobe - Gestores que anteciparam o pagamento do funcionalismo público para antes do São João.

Desce - Mulher presa tentando vender filha recém-nascida, para usar dinheiro, na compra de drogas e bebida alcóolica.

Terça não tem sessão
A Câmara Municipal de Feira de Santana transferiu a sessão ordinária da próxima terça-feira (25) para o dia 26 (quarta). De acordo com a presidente Eremita Mota (PP), a alteração não interferirá no trabalho dos vereadores, uma vez que na data serão realizadas as duas sessões legislativas, com a apreciação das matérias previstas para terça e quarta. A decisão de transferência dos trabalhos ocorreu após reunião com os parlamentares. As atividades de plenário da Câmara continuam acontecendo, provisoriamente, no Centro de Cultura Amélio Amorim (situado na avenida Presidente Dutra), a partir das 8h30.

Estado, municípo e a rodoviária
A devolução pelo Estado, ao Município, da gestão do Terminal Rodoviário de Feira de Santana, pode ser uma solução para a crise em que se encontra o equipamento, conforme defendeu esta semana, na Câmara, o vereador Edvaldo Lima (UB). "Inviável" como se encontra, segundo ele, devido à limitação de espaço do local, continua sendo motivo de transtornos para os usuários do transporte público, motoristas e população em geral. Por muitos anos atuante do sistema, dirigindo ônibus, ele disse, em seu discurso esta semana na Câmara, que o tema não tem merecido a atenção do Governo do Estado.

TRE
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia terá seus serviços interrompidos durante o feriado de São João, na próxima segunda-feira, dia 24 de junho. A suspensão do expediente está prevista na Portaria n° 606/2024, que define o calendário de feriados e pontos facultativos do ano de 2024, no âmbito da Justiça Eleitoral do Estado da Bahia. A Central de Atendimento ao Público, em Salvador, bem como os Cartórios Eleitorais do interior e da Capital, voltam a funcionar normalmente na terça-feira, dia 25 de junho. O eleitor que precisar da certidão de quitação eleitoral pode acessar o autoatendimento, no portal do TRE-BA na internet, ou acessar o aplicativo E-título.

Condenados
O presidente Lula (PT) e o pré-candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) foram condenados ao pagamento de multas em decorrência de propaganda eleitoral antecipada. O presidente pediu durante durante o ato do 1º de maio para o pré-candidato a prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024. A decisão foi emitida pelo o juiz eleitoral Paulo Sorci, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, ontem (21). Foi determinado que o petista pague R$ 20 mil de multa. Já para Boulos, o valor imposto é de R$ 15 mil. A decisão
ainda cabe recurso.

Eleições municipais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que o PT apoiará candidatos a prefeito de partidos aliados onde a sua legenda não tiver um nome próprio na disputa. A declaração ocorreu em Teresina, capital do Estado, Lula disse que participará da campanha de Fábio Novo, que é do PT, para prefeito, mas em outras disputas a sigla do presidente fará diferente. "Cada eleição tem uma história. Estou muito feliz com a possibilidade de Fábio Novo ser o prefeito de Teresina. Seria uma coisa extraordinária você ter um governador ativo e altivo como o Rafael (Fonteles, que também é do PT), e ao mesmo tempo ter um prefeito da capital na mesma sintonia", disse.

Bancada feminina
A bancada feminina do Senado calibrou a posição crítica conjunta sobre o PL Antiaborto por Estupro diante do apoio da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra da Mulher do governo Bolsonaro (PL), à discussão aberta pela Câmara dos Deputados. Boa parte das senadoras defendia que a bancada divulgasse uma nota dura contra o projeto de lei do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Para garantir que o posicionamento fosse unânime, porém, foi preciso baixar o tom. O assunto foi discutido ao longo da
semana e na reunião da bancada, na última quarta-feira (19).

Negociações
Apontado como candidato preferido de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara, o deputado baiano Elmar Nascimento (UB) já estaria em tratativas sobre cargos na futura mesma diretora em troca de apoio na disputa. Segundo informações do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, Elmar sinalizou ao PL de Jair Bolsonaro com a possibilidade de dar a 1ª vice-presidência da Casa ao partido em troca do apoio da legenda a sua eleição. A ideia do deputado do União Brasil seria repetir a dobradinha que Lira fez em sua primeira eleição a presidente da Câmara, em 2021, quando o PL emplacou o então deputado Marcelo Ramos como 1º vice.

Vacinação

O presidente Lula (PT) se vacinou contra a dengue no dia 5 de fevereiro, sem divulgação e antes de o SUS (Sistema Único de Saúde) iniciar a campanha de imunização. O Palácio do Planalto afirma que a dose foi fornecida pela rede privada, mas se recusa a informar o modelo e custo da vacina, além do nome do laboratório. A campanha do SUS contra a dengue começou quatro dias após Lula receber a primeira dose. A escassez de vacinas na rede pública tornou o governo alvo de críticas e forçou o Ministério da Saúde a limitar a vacinação ao grupo de 10 a 14 anos. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 16 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/