Ponto e Vírgula 22/07/2025
Sobe - Governo municipal, por entender que licença ambiental para expansão do aeroporto, reflete equilíbrio entre progresso e sustentabilidade.
Desce - Câmara dos Deputados, por gastar R$ 1 bi por ano com funcionários sem controle de presença, e valor bate recorde sob gestão de Motta.
Silêncio total
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), proibiu ontem (21), a transmissão ou veiculação de áudios e vídeos de entrevistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nas redes sociais. Em despacho, Moraes afirmou que a divulgação de entrevistas do ex-presidente pode configurar uma burla à proibição do uso de redes sociais, sob o risco de decretação de prisão de Bolsonaro. O ex-presidente cumpre medidas cautelares desde sexta-feira (18). Ele está proibido de acessar redes sociais e de falar com o seu filho Eduardo, que está nos Estados Unidos. Ele também foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica e não pode sair de casa à noite e nos fins de semana.
E o pen-drive?
A Polícia Federal realizou uma análise preliminar no pen drive encontrado no banheiro da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, durante busca e apreensão, na última sexta-feira (18), e considerou seu conteúdo irrelevante para as investigações. Ainda não foi produzido um relatório apresentando os detalhes do conteúdo do aparelho, mas essa análise inicial feita pelos investigadores descartou a importância do item para a investigação. Bolsonaro havia dito, em entrevista após a ação da PF, desconhecer o pen-drive. Agora a PF deve analisar com mais profundidade o conteúdo do aparelho celular do ex-presidente, que também foi apreendido na ação. O foco vai ser analisar os diálogos dele com seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Não há prazo, porém, para que essa análise seja concluída.
Sem controle
A Câmara dos Deputados gasta mais de R$ 1 bilhão por ano em salários, gratificações e auxílios pagos a funcionários cuja jornada de trabalho não é controlada nem fiscalizada -e que, muitas vezes, podem não estar exercendo funções ligadas ao Legislativo. O valor bateu recorde na gestão do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB). Atualmente, há cerca de 10 mil secretários parlamentares contratados pelos 513 deputados para atuar em Brasília ou no Estado pelo qual foram eleitos -na segunda-feira (21), eram 9.972, número que varia diariamente e que representa em torno de 69% do total de servidores da Casa. A única validação sobre o trabalho ou o cumprimento da jornada de 40 horas semanais deles é um atestado do próprio gabinete.
Lançamento
O partido Novo anunciou que vai lançar o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, como pré-candidato à Presidência da República durante um evento em São Paulo, no próximo dia 16. Segundo nota da legenda, o movimento teve o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Zema se reuniu com Bolsonaro, no último dia 14, e comunicou ao ex-presidente sua intenção de disputar o Planalto. "Bolsonaro recebeu a notícia de forma positiva e incentivou a pré-candidatura, destacando a importância de haver mais nomes da direita no primeiro turno", diz a nota. O partido espera receber 2.000 pessoas no ato de lançamento.
Pecuária
Em agenda institucional, no município de Luís Eduardo Magalhães, a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, participou de uma série de compromissos voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva da pecuária, com destaque para sua presença, no Captar Conecta - Cadeia Produtiva da Bovinocultura, um dos maiores encontros do setor no estado. Durante os dias 18 e 19, a parlamentar esteve ao lado de lideranças, produtores, técnicos e autoridades, reforçando o papel estratégico do agronegócio para o desenvolvimento do oeste baiano e de toda a Bahia.
Valorização da PM
Visando reconhecer e valorizar os agentes da Polícia Militar, por entender que a função desempenhada por eles é essencial para a sociedade, o deputado Jurailton Santos (Republicanos), indicou ao governador Jerônimo Rodrigues, que reserve uma hora do dia de serviço do policial militar para a realização de atividade física. Ele justificou a indicação ponderando que, "no quesito saúde, esses profissionais necessitam de cuidados especiais, da preservação do corpo e da mente". Segundo o deputado, a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda até 300 minutos de atividade física semanal, "pois promove benefícios para o corpo e a mente". O parlamentar afirma que o Estado do Paraná já reconhece a importância da atividade física para os policiais militares "e estimula que eles aproveitem os meios disponibilizados".
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.