Ponto e Vírgula 22/11/2023

Ponto e Vírgula 22/11/2023

Sobe - Hospital Geral Clériston Andrade por obter mais uma aprovação do Ministério da Educação para a Residência Médica. Desta vez em Endoscopia.

Desce - Os 14 foragidos por terem sido presos acusados de cometerem crimes de exploração sexual de crianças em 6 estados.

Desabrigados

Um grupo de pessoas desabrigadas, há meses ocupando uma área próxima ao muro do Centro Social Urbano (CSU), na avenida Transnordestina, deve ser assistido pela Prefeitura com serviços de assistência social, saúde, higiene e limpeza. O vereador Correia Zezito (Patriota) falou sobre o problema, na sessão de ontem (21), da Câmara. Ele informou que está encaminhando ofício ao Governo Municipal, solicitando essas medidas e também visando possibilitar o retorno dessas pessoas, em vulnerabilidade, aos seus domicílios de origem, se assim desejarem. Segundo o parlamentar, ao menos, 18 pessoas vivem no local, incluindo adultos e crianças. Além das barracas, ele afirma que também há acúmulo de lixo e materiais descartados de forma incorreta.

Motorista de ambulância

A Câmara de Feira de Santana aprovou na terça (21), em segunda e última votação, o Projeto de Lei que dispõe sobre os serviços e regulamenta a atuação dos condutores de ambulância em âmbito municipal. Com votos favoráveis de todos os parlamentares presentes, a proposta de número 105/2021, de iniciativa do vereador Zé Curuca (UB), segue para aguardar sanção da Prefeitura. O projeto determina que os candidatos a condutores comprovem treinamento especializado e reciclagem em cursos específicos a cada cinco anos, conforme a Lei Federal 12.998/2014.

IMAPS

A Câmara de Feira vai cobrar da Prefeitura uma solução para o atraso salarial e descumprimento de direitos trabalhistas, por parte do IMAPS, prejudicando dezenas de funcionários da Policlínica de Humildes. Um grupo de trabalhadores fez ontem (21), uma mobilização nas galerias da Casa da Cidadania, pedindo o apoio do Legislativo na resolução dos problemas. Vereadores de oposição e da bancada governista se uniram na assinatura de um requerimento direcionado ao prefeito municipal, Colbert Martins Filho, realizado pelo vereador Pedro Américo, que disse que é preciso que a Prefeitura apresente os extratos de pagamentos feitos à IMAPS. Também, saber se a administração municipal abriu algum processo legislativo contra a empresa, "para que ela seja punida gravemente e não possa mais nunca participar de licitações, nem em Feira de Santana, nem em qualquer outra cidade do Brasil".

Água Fria

O prefeito de Água Fria, Renan de Ziza, surfa quando o assunto é a sua reeleição em outubro de 2024. É que pesquisa feita pela Economic Consultoria e Pesquisas o coloca em primeiro lugar com 69%, ficando em segundo Vanjo (4,25%). Os demais nomes citados, todos na casa de 1%, perdem para aqueles eleitores que não querem nenhum dos indicados, com 3,75%. Quando a disputa é colocada entre Renan de Ziza e o ex-prefeito Manoel de Potinha, Renan tem 88,43% e Potinha 5,46%. Foram pesquisados 400 eleitores entre os dias 13 e 14 de novembro de 2023. Questionado pelo site Bahia na Política sobre a pesquisa, Renan de Ziza disse que esses números refletem a confiança da comunidade. "Sempre estarei pronto, preparado e querendo", declarou.

PPA

Lei que estabelece prioridades para o governo federal nos próximos quatro anos, o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 prevê R$ 1,7 trilhão em crédito de bancos públicos federais. Desse total, R$ 1,5 trilhão (90,5%) concentram-se em cinco programas: moradia digna, agropecuária sustentável, reindustralização, desenvolvimento regional e agricultura familiar e agroecologia. Os valores foram divulgados pelo Ministério do Planejamento, responsável pela elaboração do PPA, que está em tramitação no Congresso e deve ser aprovado até meados de dezembro.

MDB

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) deixou as portas abertas de seu partido para o líder do PP na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Niltinho. Niltinho afirmou na segunda-feira (20), que não pretende sair do partido presidido na Bahia pelo deputado federal Mário Negromonte Jr. Geddel, em seu perfil no Instagram, aproveitou para convidar o parlamentar.

Zé Coca

O presidente do PDT da Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior, anunciou na segunda-feira (20), que o partido vai apoiar à reeleição do prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP). O martelo foi batido após uma reunião entre os dois, realizada em Salvador. Também participaram do encontro o presidente da Câmara de Vereadores de Jequié, Emanuel Campos Silva, mais conhecido como Tinho (PV), o comandante municipal do PDT, Eliezer Pereira, e o ex-prefeito de Araci e suplente de deputado estadual Silva Neto, que também é pedetista.

LDO

O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Danilo Forte (União-CE), apresentou o parecer final sobre o projeto. O texto precisa ser votado na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, o que está previsto para acontecer entre os dias 22 e 24 deste mês, para então seguir ao plenário. A proposta recebeu, entre os dias 8 e 17 de novembro, o total de 2.272 emendas, que podem ou não ser acatadas pelo parlamentar. Havia a expectativa de que o governo federal pudesse tentar alterar a meta fiscal de déficit zero das contas públicas por meio desse recurso, o que foi descartado após reunião de Forte, com ministros da área econômica, no Palácio do Planalto, na última semana.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/