Ponto e Vírgula 23/01/2026

Ponto e Vírgula 23/01/2026

 Sobe - O Filme brasileiro O Agente Secreto por ter sido indicado para quatro categorias do Oscar 

Desce - Grupos políticos que cometeram irregularidades na última disputa eleitoral em Conceição do Coité e por isso seus integrantes estão com bens penhorados pela Justiça 

Arquivou 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou as investigações contra dois delegados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que eram suspeitos de realizar blitze para prejudicar a circulação de eleitores no segundo turno da corrida presidencial de 2022. As informações foram divulgadas ontem (22) pelo STF. Moraes seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que alegou falta de provas mínimas de que Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo e Leo Garrido de Salles Meira tenham praticado qualquer tipo de crime. Os dois haviam sido indiciados pela Polícia Federal (PF) e eram investigados pelos crimes de prevaricação e violência política. "

Investigação 

O episódio está ligado às investigações sobre a trama golpista que tentou manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder mesmo após a derrota eleitoral em 2022. O caso serviu, por exemplo, como um dos fundamentos para a Primeira Turma do Supremo condenar o ministro da Justiça e o diretor-geral da PRF à época, Anderson Torres e Silvinei Vasques, respectivamente, por tentativa de golpe de Estado, entre outros crimes. Marília Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça, também foi condenada com base na obstrução da circulação de eleitores. Segundo dados da PRF, mais de 2,1 mil ônibus foram fiscalizados somente na Região Nordeste no fim de semana do segundo turno de votação, em 2022. 

Candidatura

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, confirmou na quarta-feira (21) que será pré-candidata ao Senado pelo Paraná. Em postagem nas redes sociais, Gleisi disse que a decisão foi tomada após diálogo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o presidente nacional do partido, Edinho Silva, para definir os próximos passos da candidatura. Antes de assumir a SRI, em março de 2025, Gleisi exercia o mandato de deputada federal pelo Paraná. Para concorrer ao Senado, a ministra precisará se afastar do cargo até abril, cumprindo o prazo legal de seis meses de desincompatibilização exigido para autoridades que ocupam determinados cargos públicos e desejam disputar eleições. 

Especulações

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), voltou a afastar os rumores de que poderia disputar o Governo da Bahia no lugar de Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições deste ano. Durante entrevista à Rádio 93 FM, de Jequié, concedida nesta quinta-feira (22), o petista reafirmou que vai disputar uma das cadeiras no Senado. "Essas notícias são especulativas. Eu reafirmo que a minha pré-candidatura é ao Senado Federal pela Bahia", garantiu o ministro da Casa Civil. Nos últimos dias, a possível troca entre Rui e Jerônimo voltou a ser noticiada. A CNN Brasil informou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria acompanhando o cenário eleitoral na Bahia. 

Empossado 

Luciano Ribeiro (União Brasil) tomou posse como deputado estadual ontem (22). Ele assume a cadeira deixada por Alan Sanches (União Brasil), que faleceu no último sábado (17), vítima de um infarto. Durante a solenidade, realizada no gabinete da presidência, o parlamentar destacou que retomará o mandato encerrado em 2019."A gente está retornando a essa Casa onde, por quatro anos, eu tive o prazer de exercer o mandato representando a Bahia, os baianos. Então, é voltar a fazer aquilo que foi interrompido em 2019, defendendo os baianos com a diferença, com aquele que eu acredito", afirmou. O agora deputado estadual ainda lamentou ter assumido o mandato após a morte de Alan Sanches. Por outro lado, Ribeiro acredita que não terá dificuldades em substituir o correligionário por contar com um perfil semelhante ao de Sanches. 

Celebrou

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou as redes sociais para parabenizar o diretor Kleber Mendonça Filho e o restante do elenco do filme "O Agente Secreto" pelas indicações ao Oscar deste ano. Em cerimônia realizada ontem (22), "O agente secreto" recebeu quatro indicações ao Oscar 2026 e concorre a Melhor direção de elenco, Melhor filme internacional, Melhor ator com Wagner Moura e Melhor filme. "A indicação de O Agente Secreto ao Oscar de Melhor Filme Internacional é motivo de celebração para todo o país. Parabenizo o diretor @kleber_mendonca_filho e todo o elenco, que levaram a criatividade, a sensibilidade e a força da nossa história para o mundo", escreveu Lula.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 23 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/