Ponto e Vírgula 24/02/2023

Ponto e Vírgula 24/02/2023

Sobe - Estudante de escola pública, em Feira de Santana, por obter 960 pontos na redação do ENEM.

Desce - Homens, que por terem perdido em jogo acabou matando cerca de 7 pessoas.

Dayane Pimentel

A ex-bolsonarista Dayane Pimentel (UB) disse que o presidente Lula (PT) é "humano" e "responsável" ao tratar do drama causado pelas chuvas, no litoral norte de São Paulo, que segundo o governo estadual causaram ao menos 48 mortes. "Bolsonaro ao ver Lula e Tarcísio juntos, em prol do povo, já deve tá maquinando na cabeça doentia dele, o assassinato de reputação do governador. Já deve está pensando quem ele vai apoiar para presidente e governador na próxima, já que ele mesmo estará inelegível", disse Dayane Pimentel.

Feira do Tomba

Na manhã de ontem (23), quando o vereador Edvaldo Lima (MDB) fez um discurso acerca da requalificação da praça do Tomba, em seu aparte, o vereador Ivamberg Lima (PT), citou uma emenda do deputado Zé Neto para a praça. O vereador Edvaldo Lima retrucou informando o que de fato acontece: a reforma está sendo realizada com 100% de recursos da prefeitura de Feira.

Renúncias

Desdobramentos da crise política e da polarização no País levaram prefeitos a abrir mão dos postos para os quais foram eleitos em suas cidades. A aversão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e até uma depressão que teria sido agravada pela não adoção do voto impresso pela Justiça Eleitoral tiraram os prefeitos dos cargos. Os 10 mil habitantes de Chapadão do Céu, cidade goiana na divisa com o Mato Grosso do Sul, tomaram conhecimento da decisão drástica do prefeito no início deste mês. Eduardo Peixoto (União Brasil) deixou a cadeira alegando depressão, doença que mata mais de 800 mil pessoas por ano.

Desentendida

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) confessou ter recebido, em seu gabinete, uma cópia da minuta golpista encontrada na casa do ex-ministro Anderson Torres. A informação consta na entrevista ao jornal Folha de S. Paulo de ontem (23). "Escreveram e também levaram no meu gabinete. Não sei quem fez", respondeu Zambelli ao jornal sobre a minuta encontrada na casa de Anderson Torres. Após a afirmação, porém, ela não forneceu detalhes do que fez ao ver o documento, se destruiu ou denunciou o conteúdo a uma autoridade competente.

Verba

O Senado ainda mantém o fornecimento aos parlamentares de verba para que eles enviem aos seus eleitores telegramas, forma de comunicação criada no século 19 e que chegou ao Brasil há mais de 170 anos. Embora a tecnologia tenha sido suplantada pela telefonia e entrado de vez em desuso com a popularização do fax, do email e, mais recentemente, das mensagens instantâneas por meio do telefone celular, em 2022 oito senadores ainda usaram a verba, sendo dois em janeiro deste ano.

Inquérito

A Procuradoria da República no Distrito Federal abriu dois inquéritos para apurar possíveis irregularidades no governo de Jair Bolsonaro (PL) na proteção de comunidades indígenas. Com determinação de abertura feita pela procuradora da República Luciana Loureiro Oliveira, os inquéritos apuram improbidade administrativa em ações da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Sabatinas

Os candidatos à vaga aberta no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) não serão mais sabatinados no início da próxima semana na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), informou que houve um acordo entre as bancadas do governo e da oposição para que as arguições aconteçam nos dias 6 e 7 de março. O líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), confirmou a informação. Com a mudança, a ex-primeira-dama da Bahia Aline Peixoto, candidata inscrita com o apoio dos governistas, será sabatinada no dia 6. Já o ex-deputado estadual Tom Araújo (União), que teve o nome referendado por parlamentares oposicionistas e do bloco independente, passará pela arguição no dia seguinte, em 7 de março. Antes, as datas eram 27 e 28 de fevereiro.

Voltando atrás

Após ver sua bancada encolher para apenas três deputados federais em 2022 e não atingir a cláusula de barreira- dispositivo que determina porcentual mínimo de votos para manter acesso à propaganda partidária e ao fundo eleitoral - , o Partido Novo convocou uma convenção nacional para o dia 28 com o intuito de flexibilizar o estatuto e permitir o uso de recursos públicos para o custeio da agremiação. O dinheiro poderá ser usado para remuneração dos dirigentes. Fundado em 2015, o Novo tem como uma de suas premissas o fato de abrir mão dos recursos dos fundos eleitoral e partidário. Desde 2018, quando elegeu oito deputados federais e teve João Amoêdo como candidato à Presidência, o Novo passou a depositar em juízo os recursos. O argumento era de que o dinheiro seria repassado a outras legendas se fosse devolvido. Segundo fontes do partido, o volume é de R$ 100 milhões. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/