Ponto e Vírgula 24/12/2025
Sobe
Sistema de Reconhecimento facial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, por localizar 2 mil foragidos e atingir recorde em 2025.
Desce
Corretora procurada pela Justiça, por ter aplicado golpe de R$ 1,5 milhão, na venda de fazenda.
Puro-sangue
A chapa do governador Jerônimo Rodrigues (PT), à reeleição deve ter, como candidatos ao Senado Federal, os dois principais caciques petistas da Bahia: o atual senador Jaques Wagner (PT-BA) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). A decisão já teria o aval do senador Otto Alencar (PSD-BA) e é vista como irreversível no "núcleo duro" governista. A composição chamada de "puro-sangue" teria, segundo o portal bahia.ba, o incentivo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que quer o Nordeste como o portal de acesso para parlamentares esquerdistas, no Senado Federal. Em conversas com Rui e Wagner, o presidente da República tem demonstrado preocupação com o avanço da direita, na Casa legislativa e quer que a Bahia eleja dois petistas como senadores.
Sem pressa
Apesar da decisão já ter sido tomada, o governo toma cuidado com o tema e não tem pressa para oficializar. A ideia é convencer o senador Angelo Coronel (PSD-BA) - que seria impedido de buscar sua reeleição com o apoio do grupo - a se manter na aliança, ganhando mais espaços, no governo e garantias futuras. Mas, ainda na análise do bahia.ba, ter Jerônimo, Wagner e Rui juntos também é visto como a formação mais forte, do ponto de vista eleitoral, para enfrentar a candidatura de oposição em 2026, liderada por ACM Neto (União Brasil) e, desta vez, apoiada pelo bolsonarismo baiano, com o lançamento de João Roma (PL), como candidato ao Senado na chapa oposicionista.
UPB
O prefeito de Santanópolis e Segundo Secretário da União dos Municípios da Bahia (UPB), Vitor do Povo, assume a presidência interina da entidade de 22 a 31 de dezembro, mantendo o modelo de gestão colaborativa da atual diretoria. A iniciativa faz parte do sistema de revezamento idealizado pelo presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, que valoriza a liderança compartilhada e fortalece o municipalismo baiano por meio da união e participação ativa dos gestores. O modelo busca estimular a cooperação entre dirigentes, aproveitar diferentes experiências administrativas e ampliar o envolvimento dos prefeitos nas decisões estratégicas da instituição.
Moraes e Bolsonaro
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou, ontem (23), que o ex-presidente Jair Bolsonaro realize cirurgia de hérnias, na quinta-feira (25), véspera de Natal. A internação será no hospital DF Star, em Brasília, onde Bolsonaro passará por exames preparatórios, hoje (24). Segundo laudo da perícia médica da Polícia Federal, ele possui hérnia inguinal bilateral, necessitando intervenção cirúrgica, mas sem caráter emergencial. A PF manterá vigilância completa 24 horas por dia. Pelo menos dois policiais ficarão na porta do quarto. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro poderá acompanhar toda a internação. A presença dos filhos Carlos e Flávio Bolsonaro dependerá de autorização judicial prévia.
Reconhecimento facial
O sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia atingiu, ontem (23), a marca de 2.000 foragidos da Justiça localizados em 2025, o maior resultado anual desde a implantação da tecnologia, no Estado. Segundo a SSP, as prisões ocorreram com o apoio do videomonitoramento inteligente instalado, em Salvador, na região metropolitana e em municípios do interior. As câmeras estão posicionadas em pontos estratégicos definidos a partir de análises das forças de segurança e também são utilizadas em grandes eventos, inclusive para estimativa de público.
Novo ministro
Empossado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, defendeu um modelo de turismo mais inclusivo no Brasil e afirmou que a atividade não pode ser restrita apenas às camadas mais ricas da população. Durante a cerimônia de posse, realizada no Palácio do Planalto, Feliciano destacou que o turismo deve ser uma ferramenta de geração de emprego, renda e bem-estar social. A cerimônia contou com a presença de dezenas de autoridades, entre elas o governador da Paraíba, João Azevêdo, e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Indicado pelo União Brasil, Feliciano é aliado político de Hugo Motta.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.