Ponto e Vírgula 26/02/2022

Ponto e Vírgula 26/02/2022

Sobe - A comunidade internacional que se pronunciou de forma vigorosa contra a invasão da Rússia, na Ucrânia. Menos a Venezuela que apoiou e o Brasil que se calou.

Desce - Donos de postos de combustível e alguns panificadores que aumentaram os preços de gasolina e pão usando como argumento a guerra na Ucrânia. Metira, oportunismo e imoralidade.

Quinta

Começa na próxima quinta-feira (3), e vai até 1º de abril, o prazo para deputados federais e estaduais mudarem de partido sem correr o risco de perder o mandato. Mesmo antes da chamada janela partidária, 39 deputados já deixaram a legenda pela qual foram eleitos em 2018. Por enquanto, o número é bem menor em comparação com a legislatura passada, quando 117 deputados mudaram de sigla no mesmo intervalo de tempo (entre 1º de fevereiro de 2015 e 24 de fevereiro de 2018).

Admitiu

O senador Angelo Coronel foi o primeiro integrante do PSD a assumir publicamente que a possibilidade de Otto Alencar ser candidato ao governo tomou forma e pode ser uma alternativa à retirada da candidatura de Jaques Wagner ao posto. "O nome de Otto está posto, ele vai ouvir todos os partidos que compõem o arco de alianças para que, se tiver alguma objeção ao nome dele, tentar dirimir...", admitiu Coronel ontem (25), durante coletiva de imprensa da Polícia Militar sobre a atuação para coibir aglomerações no Carnaval. Aqui pra nós, isso é oportunismo, Coronel.

PMN

Todos os pré-candidatos do PMN às eleições na Bahia migraram para o Solidariedade. A novidade foi selada na última quinta-feira (24), em reunião com a presença de Luciano Araújo, presidente do Solidariedade-Ba, o ex-vereador Adriano Meirelles e Alipinho Doce Mel. O Solidariedade contará com 40 pré-candidatos a deputado federal e 64 candidatos a deputado estadual. Vamos falar a verdade, o PMN só tinha esses dois que estavam tentando sairem candidato pela legenda. Que apresentem os nomes dos demais. Não vão apresentar.

Mourão

O vice-presidente da República Hamilton Mourão vai ingressar no partido Republicanos, no dia 16 de março. No novo partido, ele pretende disputar uma vaga no senado federal pelo estado do Rio Grande do Sul. Mourão se elegeu pelo PRTB na chapa com o presidente Jair Bolsonaro, que era PSL e hoje está no PL. Esta é a primeira vez que o vice-presidente não disputará a reeleição na chapa do presidente da República.

Suspendeu

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, suspendeu liminares que beneficiavam empresários na cobrança de ICMS. A suspensão atendeu ao pedido feito pela Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE), que demonstrou o risco para a economia e para as finanças públicas e o efeito multiplicador dos processos sobre a cobrança do diferencial de alíquotas de ICMS (DIFAL), na comercialização de mercadorias por empresas de outras unidades da federação e adquirias no território baiano, sem pagamento da parte do imposto devido ao Estado da Bahia em tais operações.

Negociar

A Rússia aceita negociar com as autoridades ucranianas se o país "depuser as armas", disse ontem (25), Serguei Lavrov, ministro das Relações Exteriores russo. "Estamos dispostos a negociar a qualquer momento, desde que as forças armadas ucranianas escutem nosso chamados e deponham as armas", disse.

Vai sair

O Republicanos pode sair do grupo de partidos que apoia a reeleição de Bolsonaro ao Palácio do Planalto. Isso porque a sigla trabalha com a possibilidade de liberar o apoio dos integrantes da legenda no primeiro turno da eleição. A informação é da coluna Guilherme Amado, do Metrópoles. Segundo a publicação, a cúpula do partido admite que há 99% de chances de seguir esse caminho em outubro.

Cultura

A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (24), por 411 votos a 27, o projeto de lei que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com repasses anuais de R$ 3 bilhões da União a estados e municípios para ações no setor. A matéria segue para o Senado. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/