Ponto e Vírgula 26/05/2023

Ponto e Vírgula 26/05/2023

Sobe - A força dos trabalhadores rurais de Feira de Santana que atuam na produção de alimentos de qualidade.

Desce - Ex-presidente e ex-senador Fernando Collor, por ser condenado pelo STF por corrupção e lavagem de dinheiro.

Tá com Jero

O deputado estadual Binho Galinha (Patriota), sempre que questionado sobre as eleições de 2024, em Feira de Santana, tem dito que está focado nesse momento em seu mandato de deputado, para o qual foi eleito. E mais, que o condutor do processo em Feira de Santana será o governador Jerônimo Rodrigues (PT). "Eu entendo que o governador Jerônimo Rodrigues será o nosso coordenador nas eleições de 2024. Ele é quem vai dizer quem será o nosso candidato e nós vamos trabalhar para elegê-lo", declarou Binho Galinha.

Definitivo

O deputado Pablo Roberto (PSDB), quando diz que será candidato procura evitar que outras candidaturas não dêem credibilidade a sua intenção. Ele tem sido definitivo "serei candidato, com o apoio do partido". A movimentação dele está chegando a um nível tal, que se desistir - já que tem apoio do partido - vai levantar dúvidas sobre o seu futuro político, mesmo que venha buscar o mesmo objetivo quatro anos depois, porque o senso comum, vai achar que dizer ser candidato era a busca de outros interesses, como por exemplo, chegar forte para apoio, ainda no primeiro turno, com outros objetivos, que não, o político.

Construindo chapa

Há um entendimento entre liderados de Pablo, que, num gesto de grandeza, o vereador, e atual Secretário de Agricultura, deva oferecer, a Pablo a sua reeleição à Câmara de Vereadores, para que o líder possa lotear os quase 6 mil votos, que obteve no último pleito, entre outros candidatos do grupo, como forma de estímulo para disputar a eleição no próprio partido, o de Pablo. Ensejando completar chapa, se tornando essas outras lideranças, competitivas.

Festa em Ipuaçu

Prevista para acontecer entre os dias 26 e 28 de maio, a 22ª edição da tradicional Festa do Vaqueiro, realizada no distrito Governador João Durval (antigo Ipuaçu), vai contar com 12 atrações, sendo uma delas o famoso forrozeiro nordestino Adelmário Coelho. A participação do artista foi confirmada pelo vereador Jurandy Carvalho (PL) na sessão de terça-feira, da Câmara Municipal. Um dos criadores do evento, o parlamentar diz que esta será o maior do gênero na região. Ele informa que a edição deste ano é resultado da parceria entre a iniciativa privada, a Prefeitura de Feira e o Governo do Estado, "união esta que beneficiou a realização da Micareta 2023".

Apelação

O empresário, pecuarista e desportista zé Chico apelou aos vereadores que aprovem a cessão de três tarefas de área no Parque de Exposição João Martins da Silva para a construção de uma escola rural. zé Chico disse que chegou a tratar com o prefeito Colbert Martins sobre o assunto, dando inclusive uma alternativa se a Câmara Municipal não aprovar, mas não divulgou qual foi a proposta. "Eu peço, como cidadão, aos vereadores da Câmara Municipal de Feira de Santana, que aprovem o projeto de cessão para o bem de Feira", apelou Zé Chico.

Reunião

Lideranças políticas e partidárias se reuniram na noite de quarta-feira (24), em Brasília, para debater a formação de uma federação tripartite, entre o MDB, PSDB e Cidadania. O encontro, que contou com a participação de dois governadores, selou a disposição do MDB em dar "passos concretos e efetivos", conforme disse um dos dirigentes presentes ao Estadão. O acordo poderá possibilitar a entrada dos emedebistas na federação atualmente formada por PSDB e Cidadania. Como publicou o jornal paulista, a legislação exige que as federações sejam formadas antes das eleições e vigorem por ao menos quatro anos, em âmbito nacional, inclusive no Poder Legislativo.

Arrecadação

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá fazer um gasto extra de R$ 15 bilhões a R$ 28 bilhões em 2024 caso consiga elevar a arrecadação no ano que vem, conforme dispositivo incluído pela Câmara dos Deputados no novo arcabouço fiscal. O texto ainda precisa ser validado pelo Senado Federal. Após as críticas geradas pela manobra de fixar a alta das despesas no teto de 2,5% no primeiro ano da regra, o relator, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), incluiu em seu parecer que foi à votação um meio-termo: inicialmente, restringe a expansão de gastos do governo, mas autoriza a abertura de novos créditos em caso de surpresa positiva do lado das receitas.

Reforma tributária

Em reunião para discutir a reforma tributária, junto com os representantes dos 26 estados do Brasil, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou ser um tema necessário. "Discutimos a importância de garantirmos que os Estados, Municípios e o empresariado se sintam estimulados com a reforma tributária. É um tema necessário para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e nós, da Bahia, estamos juntos nessa. Hoje, debatemos a origem dos Fundos, os valores, a forma de acesso, inclusive aqueles Fundos relacionados com o Norte e o Nordeste, para fazer uma compensação do desenvolvimento", destacou.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/