Ponto e Vírgula 27/04/2023

Ponto e Vírgula 27/04/2023

Sobe - Associações e entidades que estão se mobilizando para ajudar as vítimas das chuvas no Sul da Bahia.

Desce - Os constantes problemas entre rodoviários feirenses e a empresa de transporte coletivo Rosa.

Cargos

Em entrevista à Rádio Metrópole, ontem (26), o governador Jerônimo Rodrigues prometeu começar a nomear os cargos do Estado no interior, na próxima semana. Entretanto, os deputados estaduais, responsáveis pelas indicações ao lado dos partidos da base, seguem "a ver navios" sobre os critérios de ocupação desses espaços. "Fizemos agenda política para criar um ambiente com a Alba (Assembleia Legislativa). Vamos sentar amanhã para traçar um plano. Vamos indicar na próxima semana os cargos. Prometi que assim que chegasse da China faria isso. Estamos numa onda de muitas entregas deixadas por Rui Costa (PT) e preciso que prefeituras e deputados nos ajudem a construir", declarou Jerônimo (Bahia na Política).

De fora

Fiel escudeiro do grupo liderado pelo ex-prefeito José Ronaldo (UB), o empresário e desportista Zé Chico ficou fora da direção municipal do União Brasil, hoje presidida pelo engenheiro agrônomo Mário Borges. Um atento observador político não perdeu a oportunidade: "Ou foi esquecimento ou um convite para deixar o partido". Zé Chico, que na eleição de 2022 teve na Bahia 44 mil votos para deputado federal e 35 mil em Feira de Santana, não ficou satisfeito com o apoio dado à sua candidatura pelo grupo liderado por José Ronaldo.

Crítica

O presidente Lula afirmou ontem (26), na Espanha, que ninguém pode ter dúvida de que o Brasil condenou a violação territorial da Ucrânia pela Rússia. O petista, no entanto, se esquivou de responder se considera Crimeia e Donbass, antigas regiões da Ucrânia, territórios ucranianos ou russos. "Ninguém pode ter dúvida de que nós, brasileiros, condenamos a violação territorial que a Rússia fez com a Ucrânia", disse Lula, em declaração ao lado do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, no Palácio Moncloa, sede do governo espanhol. O petista afirmou que o Brasil foi "taxativo" ao condenar a invasão e disse que, após a deflagração do conflito, não adianta dizer quem está certo ou errado. Segundo ele, é preciso parar a guerra. "Só vai se discutir um acerto de contas quando parar de dar tiro", declarou.

ONU

O petista afirmou que o Brasil foi "taxativo" ao condenar a invasão e disse que, após a deflagração do conflito, não adianta dizer quem está certo ou errado. Segundo ele, é preciso parar a guerra. "Só vai se discutir um acerto de contas quando parar de dar tiro", declarou. Em sua fala, Lula também criticou diretamente a Organização das Nações Unidas (ONU) na mediação do conflito e defendeu uma reforma no Conselho de Segurança do órgão para a entrada de novos países. "A ONU que me perdoe, mas já poderia ter convocado uma sessão extraordinária para discutir essa questão da guerra", pontuou. O presidente avaliou que, se não se buscar a paz o mais rapidamente possível, a guerra vai demorar para ter fim. "E não sei o que pode acontecer com o prolongar dessa guerra. Pode acontecer tudo, até uma desgraça maior", frisou o chefe do Palácio do Planalto.

Indagação

Em depoimento prestado ontem, na Polícia Federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi perguntado sobre o caso das joias e dos presentes dados ao ex-presidente pelo governo da Arábia Saudita - e guardados na casa do ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet - os advogados negaram qualquer irregularidade. Com relação aos kits de joias, a defesa disse que, nem Bolsonaro, nem a esposa, Michele, sabiam de sua existência. "Eles só souberam disso 14 meses depois [da entrada dos kits no país]", afirmou o advogado Fábio Wajngarten no momento em que Bolsonaro já deixava o prédio da PF. "O acervo se encontra temporariamente armazenado na fazenda do Nelson Piquet porque o presidente não tinha [na época] nem casa. Depois, ele [o kit com joias] seria remetido a outro lugar, para armazenamento adequado", acrescentou.

Pedido

Ainda segundo o advogado de defesa, o pedido - para que as joias apreendidas pela Receita fossem entregues a representantes do governo - foi feito "uma única vez ao ajudante de ordens, a fim de evitar um vexame internacional, de um presente dado ao presidente do Brasil ir a leilão", disse Wajngarten. Ele acrescentou não ver motivos para a ex-primeira dama Michele Bolsonaro ser intimada pelos investigadores. Segundo o outro advogado de defesa de Bolsonaro, Daniel Tesser, os kits com as joias foram recebidos pela comitiva brasileira em outubro de 2022.

Kits

O conjunto apreendido foi o feminino, contendo um colar, um par de brincos, um anel, um relógio de pulso e um pedestal no formato de um cavalo. "Até então não se sabia o que havia ali", disse Tesser. O kit feminino estava na mochila do então chefe do escritório de representação do Ministério de Minas e Energia (MME) no Rio de Janeiro, o militar Marcos André Soeiro. Já o masculino (e outros presentes) estava na mala de mão do ex-ministro do MME Bento Albuquerque, e foi liberado.

TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) debateu ontem (26), modos de aumentar a participação de indígenas no processo eleitoral e dessa maneira proporcionar que tais povos escolham seus próprios integrantes como representantes políticos. "Por mais que um branco seja defensor dos povos indígenas, ele não tem a visão dos povos indígenas. Por mais que defenda, por mais que seja um lutador em relação aos povos indígenas, ele não sofreu o preconceito secular, ele não tem a visão dos próprios indígenas", frisou o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/