Ponto e Vírgula 27/07/2023

Ponto e Vírgula 27/07/2023

Sobe - Os católicos, ao reverenciarem Senhora Sant'Ana, no seu dia, em cortejo pelo centro de Feira de Santana.

Desce - Codevasf, na Bahia, por aplicarem mal, recursos de emendas parlamentares de 10 milhões, mandando equipamentos para instituições sem projetos e portanto, sem utilização de tubos PVC.

Saúde

Após um período de trégua, o governador Jerônimo (PT) e o prefeito Colbert Filho (MDB) voltaram a trocar farpas através da imprensa, na edição de ontem (26), publicamos nesta coluna a cobrança feita pelo governador ao prefeito. Em nota, Colbert rebateu: "Os números impressionantes do primeiro semestre deste ano, com 2,2 milhões de atendimentos, refletem o empenho e a dedicação do município em garantir o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde necessários". (Com informações do OProtagonista)

Saúde I

"O Hospital tem sido fundamental para atender às necessidades das gestantes da região. Além disso, a presença de sete unidades de urgência e emergência do município é uma prova clara do compromisso da prefeitura de Feira de Santana em fornecer atendimento de qualidade para situações urgentes [...] é lamentável que o atendimento nas unidades municipais seja prejudicado pela falta de assistência do governo do estado. Hoje, 28 pacientes aguardam transferência para uma UTI estadual. Situação preocupante e tem resultado em perdas trágicas de vidas. As 131 mortes na fila de regulação do Governo do Estado este ano, em Feira de Santana, são um lembrete doloroso da importância da cooperação entre os níveis de governo para garantir a saúde e a vida dos cidadãos", disse Colbert. (OProtagonista)

Ação

O deputado estadual Pablo Roberto, do PSDB, protocolou, na manhã de ontem (26), uma ação popular na 3ª Vara Federal de Feira de Santana, com o objetivo de evitar o reajuste das tarifas de pedágio nas BRs 116 e 324, administradas pela ViaBahia. Pablo Roberto justificou sua ação na justiça, argumentando que a ViaBahia não está cumprindo adequadamente o contrato de concessão, o que motivou a busca pela suspensão do aumento. O deputado destacou que as rodovias estão em condições precárias, com muitos buracos e falta de acostamentos, colocando em risco a segurança dos usuários baianos.

CPI

O deputado estadual Marcinho Oliveria (União Brasil), também está preocupado com o aumento de tarifas, ele começou a reunir assinaturas para a formação de uma CPI na AL-BA, para investigar a atuação da concessionária Via Bahia. O requerimento precisa ter o mínimo de 21 assinaturas, conforme o Regimento Interno da Casa, para a criação da CPI. "Com o péssimo serviço prestado, a Via Bahia conseguiu a proeza de unir governo e oposição. Ninguém está satisfeito com a atuação da concessionária, que mantém as rodovias esburacadas, não cumpre com as obrigações contratuais de obras estruturantes e ainda reajustou os valores cobrados nos pedágios, que costumam formar enormes filas", explicou Marcinho Oliveira.

Sistema São Francisco

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), disse que uma parceria público privada (PPP) para operar no Sistema São Francisco já está em andamento dentro do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Rui ainda sinalizou querer assinar documento para garantir uma gestão profissional e segura ao sistema. A Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil já trabalha na iniciativa da PPP.

Bomba

A sede do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio, em Brasília, foi evacuada na manhã de ontem (26), pelo esquadrão anti-bombas da Polícia Federal após uma ameaça de explosivo no local. Uma mochila teria sido encontrada próxima ao edifício, com um exemplar da Constituição Federal. O vice-presidente e chefe do Ministério, Geraldo Alckmin (PSB), não se encontrava no local no momento. Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local e uma varredura será feita no material.

Salário

A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou o arquivamento do processo que pede ao PL a suspensão do salário do ex-presidente Jair Bolsonaro, declarado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no início deste mês. A solicitação de suspensão foi feita pelo subprocurador-geral do Ministério Público, Lucas Rocha Furtado, que pediu ao tribunal também a apuração de irregularidades na remuneração concedida pelo PL ao ex-presidente.

VLT

O ex-prefeito de Salvador e presidente da Fundação Índigo, ACM Neto, disse que o monotrilho prometido pelo governo do Estado, no Subúrbio Ferroviário da capital baiana é mais uma obra que não sai do papel nas gestões petistas. A crítica foi feita após o governo admitir a possibilidade de cancelamento do contrato do equipamento, que a gestão estadual chama de VLT. "Depois de prejudicar milhares de pessoas, o Governo da Bahia está perto de anunciar que a construção do VLT fracassou. É mais uma obra que não sai do papel, como a ponte Salvador-Itaparica. Vamos ver, agora, a desculpa que vão dar para tanta incompetência administrativa", afirmou Neto.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/