Ponto e Vírgula 27/08/2022

Ponto e Vírgula 27/08/2022

Sobe - Prefeitura de Conceição da Feira, por entrega de quadra e calçamento na zona rural.

Desce - Abandono paterno, que na Bahia se configura como 3º Estado com maior número de 'pais ausentes' na certidão de nascimento.

Afirmou

O presidente do diretório estadual do PT, Éden Valadares afirmou que a confiança na vitória de Jerônimo Rodrigues (PT), na disputa pelo governo da Bahia. "Os maiores eleitores da Bahia são Lula, o PT e Rui", disse. E o Prefeito de Feira, não gostou muito da declaração.

Rebateu

Para Colbert Martins (MDB), o PT tenta "subestimar os baianos". "A Bahia tem mais de 11 milhões de eleitores. São homens e mulheres que têm o poder de decisão e sabem usar o voto para escolher bem seus representantes. A Bahia é maior do que Lula, do que o PT, do que Rui, do que Jerônimo. Isso é arrogância do PT, achar que nós, nordestinos, baianos, não temos capacidade de escolher nossos representantes. Eles tentam subestimar todos nós, baianos", afirmou Colbert.

Não vai

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) bateu o martelo e decidiu que não vai participar do debate da TV Band/Folha/Cultura/Uol, que acontecerá amanhã (28). Na rede Bandeirantes, ainda há a expectativa de que Bolsonaro seja convencido e participe do debate eleitoral.

Auxílio emergencial

Em meio a sabatina de Lula (PT) no Jornal Nacional, na noite de quinta (25), o presidente Jair Bolsonaro (PL) prometeu, durante sua live semanal, que o Auxílio Brasil terá valor definitivo de R$ 600 a partir de janeiro de 2023, caso seja eleito. Já o petista reforçou, durante a entrevista ao jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, que na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que o atual chefe do Executivo mandou para o Congresso Nacional, ele não confirma a continuidade do benefício.

ALBA

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou três propostas oriundas do Poder Executivo, Poder Judiciário e Ministério Público estadual. Todas as matérias foram aprovadas, em dois turnos, por unanimidade. A proposta oriunda do Poder Executivo, a PEC nº 165/2022, modifica os critérios de distribuição da cota municipal do ICMS. O governador Rui Costa (PT) destacou que a proposição visa adequar os critérios de distribuição da cota municipal do imposto, "de modo a consolidar no texto da Constituição Estadual as alterações impostas pela Emenda Constitucional Federal nº 108, de 26 de agosto de 2020".

PROS

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, negou pedido de liminar do ex-pré-candidato a presidente, Pablo Marçal (Pros). Em consequência, a legenda foi confirmada como parte da coligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Pros vive um processo de disputa pelo comando nacional da sigla. Pablo Marçal pediu que o poder seja devolvido a Marcus Holanda, que apoia o lançamento do seu nome e realizou a convenção que chancelou a candidatura própria.

Confiança

Estudos realizados por três universidades brasileiras nos códigos-fonte das urnas eletrônicas concluíram que os equipamentos são seguros para serem usados nas eleições deste ano. Os estudos foram entregues ao TSE. Os estudos foram conduzidos pelas universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e Federal de Pernambuco (UFPE). De acordo com a Corte Eleitoral, as instituições de ensino superior foram unânimes e categóricas em atestar a segurança e auditabilidade dos sistemas de votação.

Sentença

Rachel Sheherazade venceu o processo judicial que movia contra o ex-deputado Jean Wyllys. A jornalista vai receber uma indenização de R$30 mil por danos morais por Jean a ter chamado de "racista" em uma postagem feita no Twitter no ano passado. Na sentença, o juiz Lucas Borges Dias avaliou que o ex-BBB extrapolou o direito à liberdade de expressão e violou a imagem e reputação de Sheherazade.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/